Tomar ao Santuário de Fátima

February 22, 2020
February 2020

near Tomar, Santarém (Portugal)

ATENÇÃO
Neste caminho praticamente não existem fontes ou locais onde possamos nos abastecer de água, assim devem abastecer-se devidamente antes de iniciar. Quanto à comida passa se quase o mesmo, apenas existem restaurantes em Fungalvaz, para quem começa em Tomar é demasiado cedo para almoçar, daqui para a frente até Fátima não há mais nada, pelo que aqui fica o conselho abastecam se antes de iniciar.
Caminhos da Fé - Caminho Nascente de Fátima
Já desde o século XVIII que muitos peregrinos rumavam a Fátima para visitar o Santuário de Nossa Senhora da Ortiga. Desde o ano de 1917, contudo, passaram a fazê-lo com maior afluência, sobretudo, para visitar o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, situado na Cova da Iria, e ainda o local das aparições do Anjo da Paz, nos Valinhos, perto de Aljustrel. No princípio do século XX, peregrinar até junto da Capelinha das Aparições era uma verdadeira experiência de fé, pois implicava sair de casa a pé, sem carro de apoio e com a vida às costas, caminhar pelos campos e estradas rurais não sinalizadas, dependendo da generosidade dos habitantes ao longo do caminho para ter onde beber, comer e dormir. Com o desenvolvimento vieram as estradas alcatroadas e a generalização das peregrinações junto às vias rodoviárias, os romeiros passaram a estar acompanhados de carros de apoio logístico, preterindo a experiência de caminhar tranquilamente pelos campos pela chegada rápida e muitas vezes insegura ao Santuário de Fátima.

Desde 1998, o Centro Nacional de Cultura (CNC)[1] tem o registo do logótipo no INPI, dos Caminhos de Fátima, desenvolve este projeto de itinerários culturais. Pela mão de Helena Vaz da Silva e Gonçalo Ribeiro Telles nasceu o Caminho do Tejo com marcos e setas azuis, que ligam Lisboa ao Santuário de Fátima, essencialmente por caminhos de campo ou o Caminho do Mar (de Cascais a Fátima).
Em 2008 foi fundada a Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima.[2] O trabalho desta associação é essencialmente prático e sem fins lucrativos: a marcação de setas do caminho em Portugal (mais de 4.000 setas), manter um site de informações peregrinas www.caminho.com.pt, prestar apoio na preparação de peregrinações, proceder à emissão de credenciais peregrinas, à organização de peregrinações pelos campos, formação de guias peregrinos, acolhimento de peregrinos no albergue do Porto da Luz.
Infelizmente em Maio de 2015 a estatística negra de peregrinos mortos e feridos nas estradas cresceu. Pela primeira vez a nível nacional foi levantada a questão sobre que alternativas seguras existem para as estradas de alcatrão.
Ligando a cidade de Tomar ao Santuário de Fátima (29,4km). Caminho marcado, georeferenciado e aberto em Abril de 2015 pela Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima. Este pequeno caminho foi criado a pensar nos peregrinos de Santiago de Compostela que vão a Tomar e querem visitar o Santuário de Fátima ou vice-versa.

• Photo of Maria Filipe
    Maria Filipe May 31, 2022

Alguém me sabe dizer se fez após 2020

• Photo of 24Trekking
    24Trekking Jun 1, 2022

Bom dia, a ultima vez que passamos nesse caminho foi em Outubro de 2020. Estava bem assinalado. Leia a descrição pois tem conelhos importantes. T4T

Esse Trilho pode ser visto no nosso canal do youtube, esta na lista do Caminho Portugues de Santiago.