Toca da onça 1 e 2

October 18, 2020
October 2020

near São Luiz do Purunã, Paraná (Brazil)

Toca da onça 1 e 2.

Essa trilha na sua maior parte é de dificuldade moderada. Mas classifiquei como difícil pq o trecho entre a toca da onça 1 e 2 está com uma trilha bem difícil de encontrar. Quem não é acostumado a fazer trilha mais fechada não vai conseguir encontrar, pois está sendo muito pouco usada... Se perceberem no mapa, fomos pra dois rumos diferentes antes de acharmos a trilha correta. Trombamos com um grupo que estava com uma trilha gravada em GPS e mesmo assim eles não acharam a trilha pra segunda toca.

Nós saímos do pesque e pague do Cristiano e em 30 minutos já estamos na toca da onça 1. O trecho tem uma subida razoável mas a descida pra toca é bem íngreme. Depois, pra descer pra toca 2, só tem um única trilha na saída da toca 1, mas ao cruzar o rio pela primeira vez, vc tem q ir pra direita e não pra esquerda onde a trilha está batida, mas faz um laço e não leva a lugar nenhum. Neste ponto começa a dificuldade de navegação. Não tem trilha ali. Continue rumo leste por uns 100 metros e encontrará o rio novamente. Após cruzá-lo pela segunda vez, existe uma trilha bem batida que leva a uma subida íngreme demarcada pela Discovery (corrida de montanha). NÃO PEGUE ESSA TRILHA. Neste momento vc deve virar a esquerda e rumar sul. Ali não tem trilha alguma também, mas vc estará margeando o rio a sua esquerda e 50m depois, vc tem q cruzar o rio novamente e encontrará uma trilha bem pouco usada. Continue descendo à margem do rio que agora está a sua direita. Em menos de 10 minutos de caminha em terreno plano vc encontrará uma cerca com arame farpado. Não há porteira, tivemos que pular. Logo após a cerca vc encontrará a ponte de dois troncos que bati foto e a toca da onça 2 estará á esquerda da ponte.
Para ir embora atravesse a ponte e siga a estrada de terra demarcada.
Lembre-se que vc está em uma propriedade privada. Ao final vc estará passando ao lado das casas com cachorros não muito amistosos, pois não são acostumados a ver muitas pessoas. Nas duas casas mais próximas que passamos, os donos saíram pra ver quem estava chegando. Nos desculpamos e seguimos a trilha (agora até concretada) até a estrada da Faxina.

• Photo of João Junior 84
    João Junior 84 Dec 6, 2020

Muito no legal, vocês iniciaram pelo recanto cruzeta? Ou é em outra área particular?