Photo of.::. TMB Tour du Mont Blanc .::. etapa 10 Auberge du Mont Blanc (Trient) - Auberge de la Böerne (Trés Le Champ) Photo of.::. TMB Tour du Mont Blanc .::. etapa 10 Auberge du Mont Blanc (Trient) - Auberge de la Böerne (Trés Le Champ) Photo of.::. TMB Tour du Mont Blanc .::. etapa 10 Auberge du Mont Blanc (Trient) - Auberge de la Böerne (Trés Le Champ)

September 28, 2021
July 2018

near Trient, Canton du Valais (Switzerland)

Nota: links e imagens contidas neste texto são visíveis em browser mas não na app wikiloc

Mapa com indicação dos pontos de partida e chegada (imagem base retirada de chamonix.net)

Resumo da etapa

É uma etapa com um desnível acumulado apreciável, mas não é particularmente difícil. A primeira subida do dia leva o caminheiro até ao Col de La Balme (2191 m), local de fantástica vistas, e que marca o regresso à França, país onde começamos. Depois deste colo iremos descer e subir a um outro, o Col des Posettes (2201 m), onde as vistas também são do melhor do TMB.
Há variantes, por Le Tour, em caso de mau tempo, e por Les Grands, para quem quiser magníficas paisagens e uns quilómetros a mais.

A etapa termina em Tré-le-Champ (1417 m), depois de uma descida rebenta pernas...

A nossa etapa

O pequeno almoço foi servido às 6:30; mas com a noite que tivemos, foram precisos mais 2 expressos e só saimos às 7:30.

Um grupo de Orientais não nos tinha deixado dormir. Uma confusão tremenda, chegaram muito tarde, traziam malas do tamanho de um automóvel Smart, rígidas, com rodas, enormes. Dentro de cada uma havia tanta coisa que o barulho e a desorganização não se fizeram esperar. Cena dos banhos, preparar as suas camas para a noite, nunca mais a coisa sossegava. Metemos conversa com um deles, ficamos a saber que andavam numa longa viagem turística que incluía fazer duas ou três etapas mais acessíveis no TMB, ia ser a primeira, não tinham experiência, e estavam receosos e excitadíssimos.
Decidiram (nunca tal tinha visto em tanto ano de albergues e refúgios) enfiar as damas todas numa camarata, e os cavalheiros vieram todos para a nossa. Por acaso eram todos ressonadores. :(

Estava uma manhã excelente, 12 ºC de temperatura. Seguimos pela fresca em asfalto rumo a Le Peuty, e aí tomamos um trilho à direita que sobe em zig-zag, tornando uma forte subida num passeio cómodo. O verde e a floresta ficam para trás, esta etapa leva-nos de novo de volta às alturas que amamos, a pedra, o céu, os picos nevados, vistas espectaculares e trilhos empinados.

Depois de muito subir chegamos ao Col de Balme, onde há um refúgio simples mas onde as vistas são esplendorosas. Largas. Luminosas. Voltou o Monte Branco. As agulhas des Posettes, o Vale de Le Tour e o de Chamonix...  aproveitamos para um segundo pequeno almoço saído das mochilas e descemos então o cómodo caminho que depois desce ao Col des Posettes (1997 m).

Daqui sobe-se então ao segundo miradouro e ponto mais alto do dia, a Aiguilette des Posettes (2201 m) Esta segunda subida não é particularmente empinada, mas por o trilho estar cortado em xisto de clivagem vertical acaba por ser lento.
Paramos perto do topo para almoçar. As vistas são de novo arrebatadoras, estamos sensivelmente à mesma altitude que antes, em La Balme. Durante esta viagem pelas alturas temos sempre a companhia, do nosso lado esquerdo, de uma colecção de pontos notáveis do maciço: a Pointe Ronde, Le Génépi, Aiguille du Tour e Aiguillette des Posettes, Glacier du Tour, Glacier de Trient, Glacier des Berons, Glacier du Passon, Glacier du Chardonnet, Glacier du Milieu, Glacier des Améthistes, só para nomear alguns. Pena que as fotos que fiz este dia não traduzem, nem de perto, as belezas que nos ficaram na alma.

A descida foi depois em terreno de avanço fácil, mas uma transição brutal: das facas cortantes de xisto passamos para blocos lisos e arredondados de granito, o trilho lisinho em algumas secções.
Segue-se mais um troço em zig-zag, atravessado por troncos de madeira formando degraus, até que entramos na floresta. É nesta descida que temos a visão intimidatória do longo zig-zag que sobe montanha acima, o início da etapa que escolheremos no dia seguinte.

Chegados cá abaixo, desembocamos no asfalto para logo a seguir tomar um caminho à esquerda direitinho ao albergue La Böerne, onde chegamos de alma cheia.

O albergue é uma edificação fantástica do século XVIII que foi adaptada com um mínimo de alterações. a parte antiga é toda em madeira, com escadas por todo o lado que permitem o acesso a "tocas" onde se poderia dormir.
Ficamos num espaço mais convencional, mas adoramos o lugar.

La Böerne foi um celeiro alpino pertencente à família Charlet, por ali pastavam as vacas, nos terrenos aninhados entre o Col des Montets e a Aiguille Verte. Com o passar dos anos, foi transformado em chalé - Armand Charlet, um famoso guia de montanha, começou a hospedar ali os seus clientes, e são desse tempo as acomodações cheias de alma que encontramos quando entramos na parte antiga.
Segundo reza o site do albergue, a boerne é a chaminé onde se costumava fumar carne para preservação. É construída com tábuas grossas unidas e presas por pinos. A base desta pirâmide pode atingir até três metros de lado. Uma grande persiana acionada por um longo poste de madeira, permitia garantir o fechamento no telhado. Os tetos baixos foram estudados para aquecer mais rapidamente.
Em 1982, Gilbert Mugnier, o neto de Armand Charlet e ele também guia de montanha, decidiu trazer mais caminhantes a hospedar-se no vale, foi ele o primeiro a morar na aldeia durante todo o ano.

O jantar foi na esplanada, às 19:00, fraquito, uma salada pobre, macarrão com carne carbonara, e para sobremesa queijo (abundante) com marmelada de maçã

As etapas

Etapa 00 Lisboa - Les Houches
Etapa 01 14.52 km Les Houches - Auberge Le Truc
Etapa 02 17.75 km Auberge Le Truc - Refuge de La Croix du Bon Homme
Etapa 03 12.18 km Refuge de La Croix du Bon Homme - Refuge des Mottets
Etapa 04 18.79 Km Refuge Des Mottets - Rifugio Maison Vieille
Etapa 05 09.85 Km Rifugio Maison Vieille - Rifugio Giorgio Bertone
Etapa 06 12.24 Km Rifugio Giorgio Bertone - Rifugio Elena
Etapa 07 12.06 Km Rifugio Elena - Auberge des Glaciers (La Fouly)
Etapa 08 17.37 Km Auberge des Glaciers (La Fouly) - Gîte Bon Abri (Champex)
Etapa 09 14.62 Km Gîte Bon Abri (Champex) - Auberge du Mont Blanc (Trient)
Etapa 10 14.41 km Auberge du Mont Blanc (Trient) - Auberge de la Böerne (Trés Le Champ)
Etapa 11 9.69 Km Auberge de la Böerne (Trés Le Champ) - Refuge de La Flégère
Etapa 12 19.38 Km Refuge de La Flégère - Rocky Pop Hotel (Les Houches)
Track gps integral 175.69 Km Gîte Michel Fagot (Les Houches) - Rocky Pop Hotel (Les Houches)

PictographWilderness hut Altitude 4,996 ft

Poste indicador 1001

PictographInformation point Altitude 4,374 ft

PictographInformation point Altitude 6,690 ft
Photo ofPoste indicador 1003 - Les Hèrbageres (2036 m) Photo ofPoste indicador 1003 - Les Hèrbageres (2036 m) Photo ofPoste indicador 1003 - Les Hèrbageres (2036 m)

Poste indicador 1003 - Les Hèrbageres (2036 m)

PictographInformation point Altitude 7,180 ft

PictographInformation point Altitude 7,243 ft

Poste indicador 1005

PictographInformation point Altitude 6,652 ft

PictographInformation point Altitude 6,622 ft

PictographInformation point Altitude 7,200 ft
Photo ofPoste indicador 1008 - Aiguillette des Posettes (2201 m) Photo ofPoste indicador 1008 - Aiguillette des Posettes (2201 m) Photo ofPoste indicador 1008 - Aiguillette des Posettes (2201 m)

Poste indicador 1008 - Aiguillette des Posettes (2201 m)

PictographInformation point Altitude 5,673 ft

PictographInformation point Altitude 5,541 ft

Poste indicador 1011

PictographInformation point Altitude 4,703 ft

Poste indicador 1012

PictographInformation point Altitude 7,095 ft

Poste indicador 1009

PictographMountain hut Altitude 7,213 ft
Photo ofRefúgio de La Balme e vista fantástica para Sul Photo ofRefúgio de La Balme e vista fantástica para Sul Photo ofRefúgio de La Balme e vista fantástica para Sul