Tibo-Mistura das Aguas-Ribeiro de Baixo-Peneda-Lagoa dos Druidas

Photo ofTibo-Mistura das Aguas-Ribeiro de Baixo-Peneda-Lagoa dos Druidas Photo ofTibo-Mistura das Aguas-Ribeiro de Baixo-Peneda-Lagoa dos Druidas Photo ofTibo-Mistura das Aguas-Ribeiro de Baixo-Peneda-Lagoa dos Druidas

July 23, 2020
July 2020

near Tibo, Viana do Castelo (Portugal)

Trilho com início e fim em Tibo, e descida à lagoa dos Druidas no final.
O trilho percorrido encontra-se bem visível quase na totalidade e a progressão é relativamente fácil, se o mato não crescer muito mais.
Existem segmentos longos com grande inclinação, e outros com terra solta um pouco perigosos, com piso molhado mais ainda.
A descida para a mistura das águas ao km 3.8 apresenta umas lajes inclinadas com areia e transições de rocha para rocha que exigem grande prudência.
Estando neste momento a albufeira do Lindoso a 75% da cota máxima, e para apanhar o trilho que sobe para Ribeiro de Baixo do lado de Espanha, a travessia dos rios a seco só é possível da margem direita para a esquerda do Peneda, e depois e da direita para a esquerda do Laboreiro.
Nós optamos por ir à procura do suposto trilho que vem da ponte internacional que atravessa o rio Laboreiro 400m a montante pela margem direita, e encontrámo-lo logo à saída da ultima laje na confluência dos rios, curiosamente, chegamos à ponte sem qualquer tipo de dificuldade porque o trilho está bem marcado.
A chegada a Ribeiro de Baixo é muito interessante porque o vale é extremamente largo e muito bonito.
O segmento entre Ribeiro de Baixo e a Sra da Peneda é muito íngreme e exposto no início e também muito íngreme no final. No topo da serra não existe trilho muito definido, e tivemos que navegar à vista (mas apoiados por gps) durante dois km mas sem dificuldades.
Depois de chegarmos a Tibo, totalizamos mais 3km para ir-mos a banhos na Lagoa dos Druidas.