TIB Trekking Irati Belagua ÷ etapa 5 Larrau - Santa Grazi

Photo ofTIB Trekking Irati Belagua ÷ etapa 5 Larrau - Santa Grazi Photo ofTIB Trekking Irati Belagua ÷ etapa 5 Larrau - Santa Grazi Photo ofTIB Trekking Irati Belagua ÷ etapa 5 Larrau - Santa Grazi

April 22, 2019
September 2018

near Larrau, Nouvelle-Aquitaine (France)

O pequeno almoço preparado pela senhora Maillou era sel-service, servido na acolhedora sala na parte traseira da casa. Tinha tudo o que se pode querer, incluíndo doces de confecção caseira, por seis euros por cabeça não se podia querer melhor.

De novo um dia bonito, tomamos a estrada de volta à ponte de Logibar (2,7 km) e aí empreendemos o duro caminho que leva à Passerelle d'Holtzarte. São dois km lindíssimos mas empinados, com algumas pedras e cabos de aço para nos segurarmos nas passagens mais inclinadas ou escorregadias. Nada de muito complicado, frequentado por muitos turistas que deixam os carros junto do albergue para ir espreitar a belíssima ponte suspensa, construída por madeireiros Italianos em 1920. Este caminho é uma varinate ao TIB, que adoptamos para não perder a passagem nesta espectacular ponte.

Esta é uma zona de paisagem karstica, e foi a tumultuosa torrente do Olhadoko erreka que há 80 milhões de anos ajudou a cavar esta profunda garganta. Juntando as águas dos vales de Zitziratzea e de Betzula e mais adiante as do vale de Ardane e de Uztarbe, acaba por se juntar na garganta de Olhadubi onde se situa então a famosa passerelle A garganta tem aqui 180 metros de profundidade, (não é dos pontos mais fundos), tornando a vista a meio da ponte perfeitamente aérea.

Atravessada a ponte o caminho sobe em zigue-zague pelo meio da floresta, até desembocar num estradão muito agradável que segue de novo junto ao rio. Na ponte de Cayolar d'Olhadibi paramos pelas 11:30 para um segundo pequeno almoço que saiu das nossas mochilas. Depois subimos até ao Collado Ardakotxia, onde retomamos o traçado original do TIB.
Era fim de semana e durante todo este troço fomos encontrando caminheiros (uma novidade no TIB), que na verdade estavam ou de visita à Passerelle ou fazendo uma PR que por ali passa; desta última ponte em diante seguimos já zózinhos, até ao Collado de onde fica uma borda com um banco virado ao sol, um sítio esplêndido para o nosso almoço.

A partir daqui segue-se um longo pedaço em estradão que não larga a crva de nível, uam passeio fantástico pelas vistas que temos, até mesmo do Orhi que oa longo do dia se vai mostrando frequentemente. Por fim atingimos de novo uma borda onde há que deixar o estradão e subir pelo meio do pasto uam dura subida que nos leva ao Colo de . Sobre muito, o que convida a para de vez em quando para retomar o fôlego...e aproveita rpara contamplar apisagem nas nossa costas. Linda.

Depois do colo é uma longa descida por estrada, passando por vários Cayolares. Já para o final deste trajaecto vamso sempre divisando sobre a nossa direita a fantástica garganta de Kakueta. Depois, junto a uma barraco que serve de refúgio, mudamos de direcção e começamos a contemplar o grandiosos cenário onde, mais para a direita, se situa Santa Grazi.
A dada altura o trajecto sobre o estradão começas a ser cortado por shortcuts que nos reduzem apreciávelmente a distância a percorrer, mas não o tempo: os trilhos estão cheios de pedras e pedregulhos, tornando a marcha muito lenta. Já no final vamos encontrar a ponte sobre o rio Kakueta e mais uns passos estamos no asfalto, junto ao parking de visitantes das célebres gargantas.

Já não era cedo, estávamos avisados de que às 19:30 teríamos que estar sentados à mesa, resolvemos telefonar para o gîte d'etape Elichalt ara avisar de que estávamos a caminho. Falamos com a filha da família Burguburu (+33 559286163) que explora estas acomodações e... ela não nos deixou mais prosseguir, em dez minutos o pai dela estáva junto de nós num todo-terreno para nos transportar pelos 3km de asfalto que nos faltavam.

Ficamos alojados num bom albergue e comemos um óptimo jantar, pratos cadeiros e típicos da região. Estadia, jantar, pequeno-almoço e picnic 40 euros por pessoa.

Links para as restantes etapas:

Etapa 1 - 21.8 km Otsagabia - Hiriberri
Etapa 2 - 15.6 km Hiriberri - Mendilatz
Etapa 3 - 35.3 km Mendilatz - Les Chalets d'Irati
Etapa 4 - 19.6 km Les Chalets d'Irati - Larrau
Etapa 6 - 25.9 km Santa Grazi - Izaba
Etapa 7 - 22.4 km Izaba - Otsagabia
Percurso global - trilho agregado - 169 km 7 etapas

(screenshot de Garmin Basecamp)

Arkakotxea!?

Collado Ardakotxia

Cães soltos

PictographMountain hut Altitude 2,133 ft
Photo ofGîte d'etape Elichalt - Gîte Burguburu Photo ofGîte d'etape Elichalt - Gîte Burguburu Photo ofGîte d'etape Elichalt - Gîte Burguburu

Gîte d'etape Elichalt - Gîte Burguburu

Murusketa (1007 m)

PictographCar park Altitude 0 ft

Parking Gorges de Kakueta

PictographBridge Altitude 2,155 ft

Passerelle d' Holzarte (575 m)

PictographInformation point Altitude 4,238 ft

Poste indicador Cayolar Igueloua (1235 m)

PictographInformation point Altitude 1,506 ft

Poste indicador La Mouline (380 m)