TIB Trekking Irati Belagua ÷ etapa 4 Les Chalets d'Irati - Larrau

Photo ofTIB Trekking Irati Belagua ÷ etapa 4 Les Chalets d'Irati - Larrau Photo ofTIB Trekking Irati Belagua ÷ etapa 4 Les Chalets d'Irati - Larrau Photo ofTIB Trekking Irati Belagua ÷ etapa 4 Les Chalets d'Irati - Larrau

April 21, 2019
September 2018

near Larrau, Nouvelle-Aquitaine (France)

Depois do cansaço do dia anterior soube bem um café quente (anda sempre café solúvel connosco), e o pão do restaurante com queijo e bolachas catalãs que ainda andavam no nosso saco. Saímos pela estrada de asfalto, tomando o GR10 que hoje acompanhamos durante todo o dia.
Pouco depois deixamos a estrada e subimos pelo meio de umas pachorrentas vacas, seguindo depois um bom trilho de pé posto até ao Collado Lepotxipia (1425m).
Em seguida passamos Pic d'Escaleiers (1480m) e descemos até à estrada asfaltada, onde caminhamos uns 500 metros até ao Col de Ugatze (1170m)
O trilho é precioso, não é difícil mas requer atenção. Tivemos muita sorte com o tempo, as núvens brincavam em nossa volta, ora ocultavam tudo ora éramos brindados com vistas até lá em baixo, ao fundo do vale. Memorável..
Descemos então por trilho de pé posto até à Borda Mendikotziaga (1075m), sempre com lindas pasisagens para o vale a SE; mas depois da borda são uns penosos quilómetros de lama mole e funda, que nos tapa as botas até aos atacadores. Não há como fugir dela, e provavelmente só mesmo no pino do Verão é que estará seca. Demoramos horas neste martírio, até que finalmente começamos a subir por trilho já mais seco até à estradea de asfalto que se cruza no Collado Etxelü (1017m), onde um tronco estatégicamente colocado nos forneceu o banco ideal para o almoço.
Daí em diante foi um sobe e desce constante, ora seco ora lamacento, mas lama já sem profundidade. O tempo ficou cinzentão, esbatendo as belas vistas que teríamos do vale de terras ferteis onde se situa Larrau, e do cume do mágico Orhi, lá para trás.
Começa então a descida que não mais para até chegar ao Albergue Logibar, passando por várias bordas.

Neste dia o Logibar estava fechado (também não tem grande fama...) pelo que marquei préviamente alojamento no Chambres Chez Despouey - quarto com duche e wc 44 eur (+33 559286082).
E assim empreendemos os 3 km adicionais que nos levam por estrada até Larrau, fora da GR10.
Na residencial a senhora Maillou atendeu-nos com simpatia e eficácia, em 5 minutos estávamos instalados. No r/c ela possui uma pequena mercearia, muito útil para alguns reabastecimentos. Ficamos a gostar muito desta típica casa da região de La Soule, inalterada por dentro e por fora, muito acolhedora - como toda esta vila serrana, fértil em arquitectura típica, de telhados de forte pendente revestidos a telha de ardósia, as janelas infalívelmente equipadas de portadas de madeira pintadas em tons suaves.

O jantar foi no único sítio disponível na pequena localidade, o Etchemaïté - um complexo de hotel e restaurante onde fomos muito bem servidos mas pagamos em correspondência...

Links para as restantes etapas:

Etapa 1 - 21.8 km Otsagabia - Hiriberri
Etapa 2 - 15.6 km Hiriberri - Mendilatz
Etapa 3 - 35.3 km Mendilatz - Les Chalets d'Irati
Etapa 5 - 28.1 km Larrau - Santa Grazi
Etapa 6 - 25.9 km Santa Grazi - Izaba
Etapa 7 - 22.4 km Izaba - Otsagabia
Percurso global - trilho agregado - 169 km 7 etapas

(screenshot de Garmin Basecamp)

PictographMountain hut Altitude 1,449 ft

Auberge Logibar

PictographMountain pass Altitude 3,500 ft

Basarkaria (1017 m)

Borda 3

Borda e fonte

Bordas 4 e 5

PictographMountain hut Altitude 0 ft

Col d'Iratzabaleta (1248 m)