Travessia Tayrona Parte 2 - Bahía Concha a Quebrada Mexico

Photo ofTravessia Tayrona Parte 2 - Bahía Concha a Quebrada Mexico Photo ofTravessia Tayrona Parte 2 - Bahía Concha a Quebrada Mexico Photo ofTravessia Tayrona Parte 2 - Bahía Concha a Quebrada Mexico

-3 ft
one day 9 hours 13 minutes
March 25, 2023
February 2023

near Balneario de Villa Concha, Magdalena (Republic of Colombia)

Segunda parte da Travessia do Parque Nacional Natural Tayrona na cidade de Santa Marta, na Colômbia. Início na portaria de acesso a Bahía Concha e final na Quebrada México (Nuevo Mejico) na estrada que segue para Santa Marta.

Nossa ideia era fazer uma travessia completa de leste a oeste, começando em Zaino e terminando em Bahia Concha ou Taganga, mas por falta de informações na internet não conseguimos fazer em uma única etapa e acabamos dividindo em 2 etapas.

Esse trecho pode ser feito ao contrário, pois de México para Cinto vai ser um trecho de descida. Além disso, a travessia completa de Zaino a Bahía Concha ou Taganga pode ser feita usando os dois tracklogs que disponibilizamos aqui. Pesquisamos e perguntamos bastante e até onde sabemos, não existe trilha da Playa Brava a Cinto, por isso para fazer a travessia completa é preciso sair em Calabazo e entrar de novo em México.

Esse setor do Tayrona é bem menos explorado, tem algumas das praias mais lindas do Parque e também algumas trilhas de acesso mais difícil. O trecho de Bahía Concha a Chengue e de Cinto a Quebrada México são especialmente difíceis, pois as trilha estão muito fechada e não recomendamos para quem não tem boa experiência em trilhas. Conversamos com alguns moradores que disseram que estão tentando abrir e sinalizar melhor o trecho de Cinto a México. Muitas pessoas nos disseram que esse trecho era impossível de ser feito sem guia e que iríamos nos perder, mas conseguimos outro tracklog que nos ajudou e não tivemos muita dificuldade, embora muitas vezes tivemos que consultar o gps para ver se estávamos realmente na trilha.

1o dia: Bahía Concha - Neguanje
Na verdade essa foi a nossa segunda tentativa depois de uma primeira tentativa frustrada. Fomos com mochilas grandes, com muita comida e equipamento de camping na primeira vez e sofremos na trilha de Bahía Concha até Chengue que é a pior trilha de todo o circuito. O caminho está muito fechado, tivemos que abrir a trilha à força muitas vezes. Chegando no topo tem até arame farpado no sinal indicando que tentaram fechar a trilha. Desistimos porque demoramos muito e ficamos com medo das trilhas seguintes serem parecidas. Mas pesquisamos melhor e decidimos que iríamos tentar de novo no dia seguinte sem a barraca e mais leves.

A descida até Chengue não demora muito, mas muitas vezes ficamos em dúvida do caminho. Chegando na praia conhecemos o senhor que tem um restaurante ali e ele mesmo falou que somos muito corajosos e nem ele pega essa trilha. Caminhamos até a Salina de Chengue e despois seguimos em direção a Neguanje. Vimos até uma raposa nesse caminho. Essas trilhas são muito melhores e seguimos sem dificuldade. Chegamos em Playa del Medio e conhecemos um caseiro de uma casa que disse que ele poderia armar redes pra gente dormir se quiséssemos. Acabamos seguindo pra Neguanje onde perguntamos se ofereciam pernoite em rede e um casal que mora ali acabou armando as redes pra gente.

2o dia: Neguanje a Quebrada México
No dia seguinte seguimos para Playa Cristal onde ficamos um pouco e conhecemos uma escocesa que tinha sua própria rede e tinha passado a noite ali. Percebemos que nessa região não é tão difícil conseguir um espaço pra acampar ou armar uma rede com algum morador, mesmo sem ter estrutura de camping. Decidimos seguir pra Cinto e terminar a trilha e ela foi com a gente. A trilha até Cinto é tranquila e no geral bem demarcada. Só temos que atravessar um rio já chegando na praia. A escocesa foi até o final ver se conseguia um lugar pra acampar e disse que até conseguiu, mas decidiu seguir a trilha com a gente até México. Começamos de tarde outra trilha bem desconhecida, sem saber quais seriam as condições. O início é aberto, mas a trilha segue pelo leito de um rio seco por um tempo e o caminho fica mais confuso, sem demarcação. Seguimos atentamento o GPS e avançamos bem. A trilha começa a subir e alguns trechos são bem estreitos. Fizemos uma parada rápida em um riacho com uma cachoeirinha pra refrescar porque fazia muito calor. Depois dali, o caminho fica melhor demarcado. Tem uma placa do Parque Nacional bem no final da subida e é só descer alguns minutos pra começar a passar por umas casas. Tem uma vendinha no final da trilha e de lá pegamos o ônibus pra Santa Marta.