Travessia Tayrona Parte 1 - Zaino a Calabazo

Photo ofTravessia Tayrona Parte 1 - Zaino a Calabazo Photo ofTravessia Tayrona Parte 1 - Zaino a Calabazo Photo ofTravessia Tayrona Parte 1 - Zaino a Calabazo

-72 ft
one day 23 hours 45 minutes
March 25, 2023
February 2023

near Cañaveral, Magdalena (Republic of Colombia)

Primeira parte da Travessia do Parque Nacional Natural Tayrona na cidade de Santa Marta, na Colômbia. Início na portaria Zaino e final em Calabazo. Nossa ideia era fazer uma travessia completa de leste a oeste, terminando em Bahia Concha ou Taganga, mas não conseguimos fazer em uma única etapa e acabamos fazendo em 2 partes.

Essa é a parte mais conhecida do Tayrona, mas existem outras praias e trilhas mais desconhecidas.

1o dia: Zaino - Arrecifes
Ficamos 3 horas na fila no primeiro dia de abertura após o fechamento do parque por duas semanas. Fizemos a caminhada até o camping onde ficamos em Arrecifes. Fizemos um bate e volta até Cabo San Juan nesse dia, mas passaríamos por lá no dia seguinte também. Acabamos reservando o camping de Arrecifes assim que descemos do ônibus, pois fomos abordados por um vendedor. Ele falou que o espaço para armar a barraca poderiam acabar em Cabo e que ficaria muito cheio, mas nos arrependemos depois de não ter ficado em Cabo. O camping é bem mais agradável e o espaço das barracas é de frente pro mar.

2o dia: Arrecifes - Playa Brava
Caminhamos até a Brava, passando pela entrada de Pueblito que está fechado. O camping da Brava é bem agradável e estava bem vazio, mas o mar é agitado e o mergulho é proibido.

3o dia: Playa Brava - Calabazo
Dia de caminhar até a portaria, passando por uma boa subida. Existem moto-táxis entre a portaria e o topo, facilitando quem faz a caminhada no sentido inverso. Não pegamos, mas acabamos conseguindo uma carona pra descer, o que adiantou bastante o caminho.