Photo ofTaipabuçu. Exploração entre os cumes revela paredão; obstáculo para alcançar fonte de água entre o Taipa e Ferraria. Photo ofTaipabuçu. Exploração entre os cumes revela paredão; obstáculo para alcançar fonte de água entre o Taipa e Ferraria. Photo ofTaipabuçu. Exploração entre os cumes revela paredão; obstáculo para alcançar fonte de água entre o Taipa e Ferraria.

44 minutes
April 25, 2016
April 2016

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

For english please scroll down all the way to the end.

Localização: Serra do Ibitiraquire.
Melhor época para fazer a trilha: de abril a agosto.
Detalhes do mapeamento da trilha: Trilha entre dois dos cumes do Taipabuçu. Tentativa de alcançar o 2° falso cume do Taipabuçu (que fica após o cume no sentido leste) e encontrar a fonte de água na trilha entre o Taipabuçu e o Ferraria. A trilha já começa com pouca sinalização (obrigado a quem amarrou umas fitas finas azuis nos galhos dos arbustos e a trilha pontilhada no mapa offline do wikiloc). Trilha bem íngrime; a sessão mais íngrime que já encontre na região. Além da trilha íngrime encontrei uma greta logo antes de um paredão. Tendo cuidado para não cair a greta é tranquila de ultrapassar; dano a volta por ela via a trilha. O paredão no caminho entre dois dos cumes do Taipabuçu é um obstáculo formidável. Cheguei a pensar em tentar subir o paredão me agarrando na rocha e na vegetação mas dai lembrei que teria que retornar descendo o mesmo paredão. Não há grampos ou cordas. Devido ao meu medo de altura foi impossível para mim ultrapassar esse paredão sozinho. Altura do paredão e encosta pode chegar a uns 20m. Sem conseguir chegar a fonte de água, como fazia bastante calor e já era tarde fui obrigados a descer o Taipabuçu; sem pernoitar e sem percorrer a crista entre o Taipabuçu e o Caratuva (ficará para uma futura empreitada). Considero essa trilha difícil devido as seguintes características; trilha de mata semi fechada pela baixa presença humana, íngrime, com greta, possibilidade de se perder e a presença do paredão. O uso de bastões de caminhada auxilia bastante. Há chance de se perder vá preparado. Solo batido em algumas partes pela presença humana.
Observação: Não recomendada para iniciantes ou pessoas despreparadas. Essa trilha é usada como acesso aos Picos Ferraria, Ferreiro e Guaricana.

Essa trilha faz parte de um grupo de 7 trilhas chamado: Serra do Ibitiraquire; mapeamento. Para ver os marcos/pontos relevantes (waypoints) dessa trilha e outras 6 trilhas da região por favor acesse o link desse grupo de trilhas no topo dessa pagina ou clique aqui.

Para chegar até o inicio dessa trilha utilize o mapeamento da Taipabuçu (Taipa) bifurcação Caratuva / Pico Paraná por baixo a partir da bifurcação Caratuva / Pico Paraná; conquista pela face oeste, passando pela bifurcaçãos Pico Caratuva / Taipabuçu seguindo pela encosta do Caratuva e passando pela bifurcação da crista entre o Pico Taipabuçu e Caratuva.

Em caso de emergência: No cume do Pico do Taipabuçu e Caratuva há sinal de celular e 3G é possível enviar mensagens de texto e ate mesmo de whatApp, logicamente que isso pode ser influenciado por fatores climáticos. Ligue 193 ou (41) 3226-7685 (numero direto) para chamar o Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná (GOST).

Médias da precipitação na região por mês:

Médias das temperaturas altas e baixas na região por mês:

Se testemunhar crime ambiental por favor faça a denúncia junto ao Instituto Ambiental do Paraná IAP.

Obrigado por visualizar o meu mapeamento da trilha espero que tenha gostado e que seja muito util a você. Desde já agradeço se você puder avaliar essa trilha com comentários, criticas construtivas e nos informando se você já fez essa trilha e se fez o download dela ou não. Caso tenha informações história que possa acrescentar seria ótimo.

Estou constantemente aprimorando minhas trilhas com textos, fotos e videos a medida que acumulo esse conhecimento. Retorne frequentemente para ver essas atualizações que dão bastante trabalho e consomem um bom tempo para serem postadas.

I'd like to apologize for not having a description of the trail in english yet. I will soon be updating the trail description so please revisit or save as a favorite to get the latest updates.

Cume Taipabuçu

Mirante

Fenda; cuidado risco de queda. É por isso que não recomendo fazer essa trilha a noite; pois além da trilha ser íngreme tem essa fenda e um paredão que requer ser escalado sem auxilio de cordas ou grampos.

Perdida a esquerda certoa para direita

Escalaminhada

Vista para pedra montanha com trilha a eswuerda

Pedra sofa

Outro mirante

• Photo of gvogetta
    gvogetta Jan 23, 2017

Olá!
    Esta é uma track que, na minha opinião, não deveria estar compartilhada. Se refere a um trecho (abortado) de trilha, com uma perdida da trilha correta. Acho louvável (ainda que questionável - nessa região, como comentei já em outro post) sua iniciativa, porém apenas poste tracks depois que tiver consolidado a "exploração" do local de forma a não induzir outros usuários a situações de risco potencial.

Ainda que intente aprimorar o trabalho posteriormente, veja, entre a postagem (abr/2016) e este meu comentário, quantas pessoas já visualizaram ou baixaram esta track??

Bons ventos!

• Photo of gvogetta
    gvogetta Dec 5, 2017

Não estou desmerecendo o trabalho de mapeamento do camarada, mas o aborto continua aqui...Trilha que não leva a nada, a não ser a uma greta.
    Fica a recomendação aos usuários menos acostumados à navegação em ambiente natural: observem bem antes de baixar e eventualmente seguir depois em campo tracks postadas aqui no Wikiloc. Sabemos de diversos casos de pessoas que saíram de casa com ideia de seguir percursos de trilhas postados e se lascaram feio.