(SVV) PR2.1 - Cabreia, com desvio às Minas do Braçal

Photo of(SVV) PR2.1 - Cabreia, com desvio às Minas do Braçal Photo of(SVV) PR2.1 - Cabreia, com desvio às Minas do Braçal Photo of(SVV) PR2.1 - Cabreia, com desvio às Minas do Braçal

July 4, 2017
July 2017

near Vila Fria, Aveiro (Portugal)

Percurso com três variantes (2.1, 2.2 e 2.3), ambas com início na área de lazer da cascata da Cabreia.

A ideia era fazer o percurso maior (PR2.3), mas quando chegamos á freguesia de Silva Escura, foi com alguma desilusão que verificamos que estamos rodeados de floresta de eucalipto que cobre todas as encostas dos montes ao redor, aliás, esta é a paisagem florestal do concelho de Sever do Vouga, salvo raras excepções.

Para não comprometer a nossa viagem até aqui, a decisão que se revelou mais acertada, face à temperatura que se esperava quando prevíamos estar a terminar o percurso (30º), foi tomada à entrada do parque de lazer bem cedo pela manhã ainda sem “domingueiros” à vista e, depois de nos deliciarmos com este lúdico espaço, berço da bonita mas não majestosa cascata, decidimos dar inicio, não do percurso maior (PR2.3), mas, do percurso menor (PR2.1) a que lhe acrescentamos a ida e regresso, pelo mesmo caminho, às ruínas das minas da Malhada e do Braçal pelos troços do PR2.2 e PR2.3 que seguem pelas margens do Rio Mau. Um oásis refrescante de pequenos bosques de acácias e alguns carvalhos que contrastam com a paisagem envolvente.

Recomendações:
. O interesse do percurso reside na zona de lazer da cascata da Cabreia, pelo que se recomenda fazer apenas o PR2.1 e desfrutar, no final da caminhada, daquele refrescante espaço;
. No estradão florestal, que passa junto a um edifício das minas, existe um abatimento do terreno que deixou á vista o túnel subterrâneo que canaliza o caudal do rio em alguns pontos do seu traçado e que não tem proteção: MUITO CUIDADO NESTA ZONA.
. A sinalização destes PR’s não é muito amiga do caminheiro (tem falhas incompreensíveis em alguns pontos), pelo que se recomenda baixar o trilho que se pretende realizar e gravar para o GPS.

PictographDoor Altitude 0 ft

PictographMine Altitude 591 ft

Minas da Malhada

PictographMine Altitude 571 ft

Photo ofCasas de apoio da empresa mineira e pormenor do percurso Photo ofCasas de apoio da empresa mineira e pormenor do percurso Photo ofCasas de apoio da empresa mineira e pormenor do percurso

Casas de apoio da empresa mineira e pormenor do percurso

PictographRisk Altitude 0 ft
Photo ofPERIGO (abatimento do teto do túnel subterrâneo) e unidade fabril do complexo mineiro Photo ofPERIGO (abatimento do teto do túnel subterrâneo) e unidade fabril do complexo mineiro Photo ofPERIGO (abatimento do teto do túnel subterrâneo) e unidade fabril do complexo mineiro

Fornos da antiga fundição e chaminé

Photo ofTúnel que canaliza o Rio Mau e cascata Photo ofTúnel que canaliza o Rio Mau e cascata Photo ofTúnel que canaliza o Rio Mau e cascata