Subida do Corcovado pelo Parque Lage: PN da Tijuca

Photo ofSubida do Corcovado pelo Parque Lage: PN da Tijuca Photo ofSubida do Corcovado pelo Parque Lage: PN da Tijuca Photo ofSubida do Corcovado pelo Parque Lage: PN da Tijuca

April 17, 2019
May 2017

near Jardim Botanico, Rio de Janeiro (Brazil)

O famoso Cristo Redentor está situado no topo do Morro do Corcovado. Para subir ao seu cume há algumas opções:

• Van: As vans até a entrada do Cristo saem de 4 localidades: Copacabana, Barra, Largo do Machado e do Centro de Visitantes do Parque Nacional da Tijuca. Os preços variam muito em função de cada local e da temporada de visitação;
• Trem: O trem para o topo do Corcovado sai da Rua Cosme Velho, 513, do Bairro Cosme Velho. Os preços também variam bastante em função da idade do visitante e da temporada;
• Trilha: Foi o que eu fiz, mas considero que não valha a pena.

O site do Parque Nacional da Tijuca mostra todas as informações de transporte para o Cristo, onde é possível comprar os seus ingressos pela internet. Telefone do PN da Tijuca: (21) 2258-1329. Link para o site: http://www.parquedatijuca.com.br/corcovado/.

A Trilha:

Nosso trekking maroto tem início no Parque Lage, localizado na Rua Jardim Botânico, 414. Este parque é muito agradável, com uma vasta área arborizada e diversas construções de arquitetura colonial.

Antes de realizar esta trilha é importante saber que há uma alta incidência de assaltos no caminho! Perguntei a respeito nos pontos de informação turística e liguei nos telefones do Parque Nacional da Tijuca e sempre me informaram que eu não deveria fazer a trilha, por causa dos assaltos. Para isso, passei mais de 2 semanas procurando parceiros de trilha, indo atrás de grupos na internet até que finalmente encontrei um parceiro de trilhas, o guia Fernando.

Entretanto, no dia da ascensão ao morro o Fernando me ligou de manhãzinha dizendo que não poderia ir. O que eu fiz, então? Me arrisquei sozinho. Desculpa mãe.

Peguei um ônibus para o Parque Lage, onde cheguei às 9 horas.

Cheio de medos, fui até a guarita de entrada do Parque Nacional e perguntei para o guarda se a ocorrência de assaltos estava muito alta na trilha. Ele me informou que muitas pessoas vêm correr e que não ouvia de roubos fazia um mês. Então resolvi arriscar.

O percurso não possui segredos. É puro trekking de subida em mata atlântica com trechos de escalaminhada em rocha. O caminho é bem bonito, mas fiquei muito apreensivo TODO o tempo por causa dos inúmeros alertas de assaltos que me haviam feito antes de vir para a trilha.

Foi 1h30min de caminhada e uma diferença de nível saindo da cota 40 m até a 610 m até chegar na Estrada do Corcovado, que sobe até o Cristo.

Após 20 minutos andando nesta estrada cheguei na entrada do Parque Nacional da Tijuca. Paguei R$ 26,00 de entrada e subi pelas escadas até o Cristinho. Por fim, às 11:10 alcancei o famigerado topo do Corcovado.

A construção do Cristo Redentor é bárbara. Seus 38 metros de estátua se tornam muito mais imponentes por estar no topo privilegiado de um lindo morro a 710 metros sobre o nível do mar.

Além disso, a vista daqui é incrível. Se observa todo o Centro, quase toda a Zona Sul e uma parte da Zona Norte do Rio. Há vistas para a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro de Dois Irmão, a Pedra da Gávea e uma infinidade de praias famosas.

Por ser uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno o turismo é intenso no Cristo.

Uma pena que o acesso no parque só é permitido a partir das 8:00, porque seria insano ver o nascer do Sol de cima e ver a parte frontal da estátua ficar vermelhona.

Após 1 hora curtindo a vista do Cristo eu comecei a descida.

O caminho que usei foi o mesmo da subida, entretanto houve uma diferença comparado com a ida. Como já era mais tarde havia muitas pessoas fazendo corrida na trilha. Só que quando eu ouvia os passos acelerados eu já me borrava e me escondia. O terror do perigo de roubos me dominou e nem curti a linda trilha. Por isso, nem recomendo que você a faça e se decidir fazer não leve absolutamente nada de valor.

Por sorte não ocorreu nada de mal comigo.

O caminho de descenso durou 1h20min até o Parque Lage. Fiquei uns 30 minutos passeando no parque até decidir pegar o ônibus de volta para o meu hostel.

Distância ida e volta: 9,3 km
Tempo ida e volta: 4 horas
Horário de visitação: Das 8 às 18h
Quando Fazer: Qualquer época do ano, mas aconselho perguntar na guarita como tem sido a ocorrência de assaltos.

Espero que não tenha ficado triste com a minha conclusão. Só guardo coisas boas! O Rio é um espetáculo e uma das cidades mais lindas do mundo!

PictographWaypoint Altitude -255 ft

Pátio do Palacete

• Photo of dsilva.rocha
    dsilva.rocha Jun 7, 2019

Grande relato! Confesso que quando fiz esta trilha também estava me borrando de medo, mas felizmente nada aconteceu. Me surpreendeu na ocasião que só via turistas estrangeiros fazendo a trilha.

• Photo of Trek Mundi
    Trek Mundi Jun 10, 2019

Uma pena ir para a natureza e ter que passar medo, né amigo

• Photo of karmeli28
    karmeli28 Oct 6, 2019

Eu vou a fazer tambem com meus amigos. Muito obrigada por seu relato.