Subida ao Formosinho e descida à praia

Photo ofSubida ao Formosinho e descida à praia Photo ofSubida ao Formosinho e descida à praia Photo ofSubida ao Formosinho e descida à praia

Very difficult
April 8, 2019
April 2019

•   4.7 1 review

near Portinho da Arrábida, Setúbal (Portugal)

Saíndo de Picheleiros, subimos ao Formosinho, o ponto mais alto da serra da Arrábida. Contornando a serra, descemos até à capela de Santa Margarida, uma preciosidade escondida numa gruta e visitamos a praia de Alpertuche, um pequeno paraíso que infelizmente já começa a ser demasiado conhecido.

IMP!: O percurso tem desníveis bastante acentuados e subidas/descidas bastante difíceis.
Grande parte dos caminhos são estreitos e com bastante vegetação.

Notas:
- Aos 11,9km o perfil de desníveis mostra um pico que é fictício (problemas no telemóvel.
- O percurso tem na realidade 15,7km, ele começa e acaba no mesmo sítio. O que marca depois foi feito de carro (esqueci-me de desligar o GPS)

Pico do Formosinho

Ponto mais alto, da emblemática Serra da Arrábida, o Pico do Formosinho, a 501 metros de altitude, e com soberbas vistas sobre o estuário do Sado, a Península de Tróia, Azeitão, margem norte do Tejo, com destaque para Lisboa, o estuário do rio Tejo, a Serra de Sintra e de Montejunto.

Vistas sobre o estuário do Sado e a Península de Tróia. PS: note-se o percurso meio escondido no meio da vegetação

Península de Tróia

PictographBeach Altitude 96 ft

Praia de Alpertuche

Subida acentuada

Pelo lado direito existe uma opção mais acessível

Subida

Descida

Descida acentuada com um piso bastante escorregadio

• Photo of franciscomarquesbatista
    franciscomarquesbatista Oct 7, 2019

A vista é incrível. Vale apena o esforço mesmo e o cansaço, não só ultrapassar a serra de um lado ao outro mas pelo resultado que se obtém do passeio.

A dificuldade é grande, e há muita vegetação que por vezes nos pode fazer perder o trilho. Eu perdi-o duas ou três vezes, tal era a densidade da vegetação. Houve duas alturas em que senti que não estava a fazer hiking mas escalada sem cordas.

Tive de desligar o GPS por falta de bateria, quando desci à capela.

• Luisa metello seixas Mar 8, 2020

Fizemos a trilha ao contrário, regressando pela estrada do campismo. Subidas e descidas exigentes mas vale mesmo a pena. Vamos sempre acompanhados pelas vistas do Tejo e do Sado. É muito importante usar calçado adequado e ter pernas e braços tapados pois a vegetação é muito densa.

• Photo of Manuel A. Madeira
    Manuel A. Madeira Dec 4, 2021

Com "TrackMaker" edito os .gpx e elimino as troços desnecessários.
    Também dá para fazer montagem de trilhos.