STC7 Porto Mosquito - Entre Picos de Reda

May 11, 2022
May 2022

near Porto Mosquito, Ribeira Grande de Santiago (Republic of Cabo Verde)

Porto Mosquito é uma das três portas de entrada do Parque Natural da Baía do Inferno. Esta comunidade tem diversos murais alusivos a figuras ilustres que aqui estiveram, tais como Auguste Piccard, Jacques-Yves Cousteau e Théodore Monod. O percurso segue para norte, até à Ribeira de Santa Clara, por uma estrada de terra batida que acompanha o serpentear da linha de costa. Chegando à foz da Ribeira de Santa Clara, uma subida leva até à Cruz de Cônsul. No final da subida é possível contemplar todo o desfiladeiro da Ribeira de Santa Clara que rasga a ilha desde o mar até ao seu interior. A subida continua até ao cume de Monte Angra com os seus 577 metros de altitude. Uma descida ao longo da crista da falésia leva a Achada Lagoa, onde o percurso é mais plano e com pouca vegetação. Continuando por uma longa, mas pouco acentuada subida, o percurso chega a Entre Picos de Reda, onde termina.

Mosquito Port is one of the three entry points of Baía do Inferno Natural Park. This community has several murals in honour of famous people who have been here, such as Auguste Piccard,
Jacques-Yves Cousteau and Théodore Monod. The trail moves north, in direction to Ribeira de Santa Clara, through a track that goes along the uneven coastline. Reaching the mouth of Santa Clara’s stream, a climb takes you to Cruz de Cônsul. In the end of the climb, it is possible to contemplate the gorge of Ribeira de Santa Clara that connects the island from the sea to its interior. The climb continues until the top of Angra’s Hill with its 577 metres high. A descending track along the cliff leads to Achada Lagoa, where the trail becomes more plane and with less vegetation. Following through a long but smooth climb, the trail arrives at Entre Picos de Reda, where it ends.