Sobral de Monte Agraço - Serra do Socorro

Photo ofSobral de Monte Agraço - Serra do Socorro Photo ofSobral de Monte Agraço - Serra do Socorro Photo ofSobral de Monte Agraço - Serra do Socorro

June 13, 2018
June 2018

near Pero Negro, Lisboa (Portugal)

Partimos de Pero Negro em direcção a Patameira de Cima onde encontrámos o 1º Painer informativo da GR30 - Linha de Torres (https://en.calameo.com/read/000552822f0600a0e37e8). Passamos por Q.ta de A de Guerra onde explorámos as suas ruínas e seguimos em direcção à Serra do Socorro onde encontrámos a Ermida de Nossa Senhora do Socorro e o Posto de Comunicação, ponto mais alto desta serra e local com excelentes panorâmicas sobre as Serras do Socorro e Archeira. De regresso ao ponto inicial passámos por São Sebastião, Marmelal e Ervideira.

De uma maneira geral o percurso é simples e fácil de ser feito, seguindo na sua maioria por estradões. As excepções são na zona do Posto de Comunicação da Serra do Socorro onde a vegetação não estava limpa (o que calculo que não seja regra), aos 10,6 km(+/-) havia muita lama e poças devido aos sistemas de rega e entre os 11,3 e os 11,8 km onde praticamente não havia trilho, sendo necessário seguir por vegetação relativamente alta até se chegar ao estradão, neste troço havia também a necessidade de passar por uma linha de água. Todas estas situações foram assinaladas no percurso com fotos.

Casal da Cruzinha

PictographInformation point Altitude 1,451 ft

Para quem quiser uma aventura maior ;)

Panorama - Percurso

Percurso - Subida

Antenas

PictographInformation point Altitude 1,954 ft
Photo ofPainel informativo - rotas e área de paisagem protegida das Serras do Socorro e Archeira Photo ofPainel informativo - rotas e área de paisagem protegida das Serras do Socorro e Archeira Photo ofPainel informativo - rotas e área de paisagem protegida das Serras do Socorro e Archeira

PictographInformation point Altitude 1,975 ft
Photo ofCircuito da Enxara: Locais de visita e explicação do panorama Photo ofCircuito da Enxara: Locais de visita e explicação do panorama Photo ofCircuito da Enxara: Locais de visita e explicação do panorama

Circuito da Enxara: Locais de visita e explicação do panorama

Photo ofErmida de Nossa Senhora do Socorro - Posto de Comunicação Photo ofErmida de Nossa Senhora do Socorro - Posto de Comunicação Photo ofErmida de Nossa Senhora do Socorro - Posto de Comunicação

Ermida de Nossa Senhora do Socorro - Posto de Comunicação

"As Linhas de Torres, com os seus 100km de extensão, exigiam um sistema de comunicações célere e eficaz. Foram escolhidos os pontos mais elevados em cada uma das linhas de defesa: na 1.ª Linha foram colocados postes de sinais em Moinho Branco (Alhandra), Forte Grande do Sobral, Serra do Socorro, Forte de S.Vicente e Forte do Grilo. A 1.ª Linha comunicava com a 2.ª Linha através da Serra do Socorro, que emitia as mensagens para o posto instalado no Cabeço de Montachique. Para leste deste ficava o posto da Serra de Serves e para oeste os postos de Sonivel, na Tapada de Mafra e de Ribamar (Ericeira). Do Cabeço de Montachique comunicava-se com Lisboa através do posto de sinais do Monsanto." fonte: http://itinerante.pt/comunicar-nas-linhas-de-torres/ mais info: http://www.cm-tvedras.pt/turismo/visitar/paisagem-protegida/

Telégrafo

"O telégrafo era constituído por um poste e uma vara, na qual estavam colocadas cinco roldanas, através das quais passavam as cordas que elevavam balões, com cerca de 50cm de diâmetro e cheios de areia. A combinação dos balões com bandeiras e galhardetes colocados no topo do mastro (para a construção das centenas) e na roldana exterior, junto à vara (para a construção dos milhares), tornava possível formar códigos até ao número 10.000." fonte:http://itinerante.pt/comunicar-nas-linhas-de-torres/

Posto de observação de aves e rampa de voo

Posto de observação de aves: Cartaxo, Cuco, Estorninho preto, Melro, Pintassilgo, Trigueirão e Peneireiro - vulgar

Fonte

PictographSports facility Altitude 1,454 ft

Campo de futebol

Associação cultural e recreativa s. Sebastião

Tanque público

PictographInformation point Altitude 1,100 ft

A rua anterior também dá acesso ao mesmo destino

Tentativa de evitar a lagoa de lama

Vinhas

Agradável

• Photo of Alexandre Antunes 1906
    Alexandre Antunes 1906 Mar 7, 2021

Gostei bastante, a parte final complicada, paisagem brutal!

• Photo of Pedro Duarte 7
    Pedro Duarte 7 Mar 9, 2021

Foi longa, desafiante, mas na companhia de amigos e filho fez-se muito bem, belas paisagens , existiram cerca de 100 metros com muita lama, que tornaram ainda mais cativante e engraçada esta trilha, ficamos com muita e ate perdemos um sapato ... Lol

• Photo of Nuno Fortes
    Nuno Fortes May 21, 2021

O percurso está bem descrito. Contudo, a zona onde a vegetação não estava cuidada, hoje está praticamente intransitável.

• Cláudia Martins 3 Apr 21, 2024

Está trilha está desatualizada. Onde se refere caminho com má passagem, não tem passagem de todo. Acabei no meio de silvas e campos de trigo. Não é um percurso muito interessante tirando a primeira parte. Não existe marcos identificativos ou placas acerca da rota. Acabei por fazer 18km por andar perdida a encontrar trilho alternativo. E o tempo descrito é irreal a não ser que tenha sido feito a correr. Eu não fiz pausas e demorei 5h com partes a correr.