Soalhães PR1

February 24, 2015
February 2015

near Soalhais, Porto (Portugal)

Confesso que não esperávamos um trilho tão agradável!

Excecionalmente bem marcado, deve ser feito no sentido dos ponteiros do relógio, conforme PR original. Dessa forma, o trilho sempre húmido junto à linha de água onde se encontram os vários moinhos, será feito a subir, logo com mais segurança . Por outro lado, a descida até Soalhães, é feita com uma profundidade de campo espetacular .

O primeiro ponto de interesse ocorreu com uma “visita de estudo” a um moinho de água recuperado – Moinho do Balcão, localizado na parte inferior da linha de água onde se encontram diversos moinhos – proporcionado pela simpática D. Diamantina, que foi a sua casa buscar a chave par nos mostrar, com muito gosto, o moinho em plena laboração. Também nos deu uma lição sobre aromáticas, e convidou-nos a visitar o penedo vizinho da sua casa, o qual se encontra em posição aparentemente instável .

Depois de uma volta para ver por fora a capela de Santiago, voltamos à linha de água para fazer a subida espetacular junto a uma série de moinhos.

Outro dos pontos de interesse, seria a famosa Tasquinha do Fumo. Seria, isto porque refeições só por reserva, e um simples café em púcara de barro ( ? )demoraria uma hora, dado ser sábado, dia de muita azáfama na cozinha . Fica para a próxima.

Depois foi embalar para a descida, sempre com a vista cheia com uma paisagem a perder de vista.

Uma visita à igreja Matriz de Soalhães , séculos 13 - 18, para ver a mistura de azulejos e caixotões de madeira decorados, é obrigatória .