Sistelo: rota dos socalcos, dos miradouros e das brandas

Photo ofSistelo: rota dos socalcos, dos miradouros e das brandas Photo ofSistelo: rota dos socalcos, dos miradouros e das brandas Photo ofSistelo: rota dos socalcos, dos miradouros e das brandas

June 12, 2023
June 2023

near Sistelo, Viana do Castelo (Portugal)

1. O Sistelo, considerado uma das 7 maravilhas de Portugal, destaca-se: pelo relevo acidentado moldado pelos rios Vez e Porto Cova e pelas corgas de Outeiro, Porto Novo e Cortelhas; pela verdejante paisagem em socalcos (o Tibete Português) que transformam as encostas dos rios Vez e Porto Cova num verdadeiro monumento natural; pelos passadiços em perfeita comunhão com o rio Vez; pelas brandas que serviam a economia agro-pastoril de sobrevivência associada à transumância (nos meses de verão, os pastores subiam para as brandas com os gados e aí permaneciam enquanto o tempo favorecia as pastagens de maior altitude, descendo depois às aldeias - as “inverneiras”, para resistir aos rigores do frio); pelos múltiplos miradouros (miradouro da Estrica, miradouro dos Socalcos e muitos outros sem nome) que proporcionam panorâmicas únicas sobre os vales de rios e ribeiros, os socalcos e as aldeias espalhadas pelas encostas (Sistelo, Padrão, Porto Cova e Paçô do Monte); e pela própria aldeia dos Sistelo que tem como ex-libris o “castelo” (um palácio de finais do século XIX onde viveu o Visconde de Sistelo), os espigueiros, a igreja e a Tasquinha da Ti’ Mélia.
Conhecer o Sistelo é objetivo e devoção de todo o amante da natureza. E a melhor forma de desfrutar deste magnífico património natural é percorrendo os múltiplos pequenos percursos pedestres (PRs) que há nesta zona (PR1 Trilho do Sistelo, PR6 Trilho Glaciar do Alto Vez, PR14 Trilho das Brandas do Sistelo, PR24 Trilho dos Socalcos do Sistelo, PR25 Trilho dos Passadiços, PR27 Trilho do Miradouro da Estrica).
Já tínhamos um conhecimento parcial destas belíssimas paisagens proporcionado pela realização de alguns dos trilhos referidos em cima. Desta vez, procuramos construir, a partir de múltiplos ângulos, uma visão global do Sistelo dos socalcos e das brandas. Com este objetivo desenhamos primeiro e realizamos depois um percurso com base na articulação de todos os PRs referidos anteriormente.
2. Começamos e terminamos na aldeia do Sistelo.
Do Sistelo seguimos, no sentido do movimento dos ponteiros do relógio, pelo PR Miradouro da Estrica até Portela de Alvites. Fabuloso: praia fluvial, passadiços, campos agrícolas, bosques de imponentes carvalhos, vistas magníficas sobre a aldeia do Sistelo e grande parte do vale do rio Vez.
De Portela de Alvites até à ponte de Estibeirinha (perto de Porto Cova) seguimos parcialmente o traçado do PR1 Rota do Sistelo. Parcialmente porque, como não estávamos a gostar das vistas, em P2 resolvemos cortar à direita e a corta-mato em direção aos picos situados à direita com a intenção de podermos apreciar os socalcos e as aldeias de Porto Cova e Padrão de frente. Esforço plenamente recompensado. As panorâmicas dos miradouros 3, 4 e 5 são … são … Uau! Imperdíveis (notas: o corta-mato, na altura em que o realizamos – em junho, fez-se sem problemas; imperdoável a inexistência de um trilho bem definido que passe por aqueles picos/miradouros).
Em Porto Cova, deixamos a zona das “inverneiras” e subimos para a zona das “brandas” de Castribô, Gémea e Alhal, seguindo inicialmente pelo traçado do PR6 Trilho Glaciar do Alto Vez e depois pelo PR14 Trilho das Brandas do Sistelo. Entre a Branda do Alhal e a aldeia de Padrão abandonamos o PR 14 para fazermos um desvio ao Miradouro dos Socalcos – vistas fabulosas sobre as encostas da parte superior do vale do rio Vez e inferior do rio Porto Cova e das aldeias “socalcadas” de Porto Cova, Padrão e Paçô do Monte.
Apreciadas e comentadas as vistas, seguiram-se cerca de 4 km por trilho a rasgar os socalcos com vistas fabulosas até ao final do percurso na Tasquinha da Ti’ Mélia, no Sistelo.
3. Em síntese, este é um percurso relativamente longo, difícil pelos longos declives, difícil pela irregularidade e dureza do piso da maior parte dos trilhos, mas de uma imensa beleza: panorâmicas deslumbrantes, idílicas matas de carvalhos, bucólicas brandas, (muitas em ruinas), trilhos estimulantes, água .. muita água.

4. Alertas:
• O percurso resultou da articulação de vários PRs. Os troços correspondentes aos PRs estão marcados. Os troços de ligação não estão. Por isso, o GPS poderá ser de grande utilidade.
• O ponto de transição do Trilho dos Passadiços para o trilho do Miradouro da Estrica (P1 – km 1.5) não está visível nem está/estava assinalado. Tivemos alguma dificuldade em encontrá-lo (há umas discretas pedras a simular escadas).
• De P2 ao miradouro 5 não há trilho. Seguimos por onde nos pareceu mais conveniente. É pena. As vistas a partir destes miradouros são únicas. Esperemos que os caminheiros comecem, pelo uso, a abrir um trilho pela cumeada destes montes que passe por estes miradouros.
• Em P4 (descida da estrada do miradouro dos Socalcos para a aldeia de Padrão), o trilho está/estava bastante tapado, mas ainda transitável.
• Na praia fluvial do Sistelo (km 1) não há ponte. A travessia do rio Vez faz-se com relativa facilidade sobre a represa.

PictographCar park Altitude 904 ft

PictographRuins Altitude 2,392 ft

Branda do Alhal

Miradouro dos Socalcos

P5 (trilho bastante tapado)

PictographCar park Altitude 1,670 ft

PictographBridge Altitude 828 ft

PictographBridge Altitude 780 ft

Ponte (rio Vez)

PictographReligious site Altitude 878 ft

Igreja

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Jun 19, 2023

Trilho fantástico! O percurso pelas antigas brandas é muito bonito e as vistas panorâmicas sobre os socalcos de Porta Cova e Padrão são deslumbrantes. Por Portela de Alvite apenas passei quando percorri o "Caminho dos Mortos". Em todo o caso, o desenho deste percurso está excelente, deve ter sido uma caminhada memorável! Obrigado pela partilha, João Quina. Abraço!!

• Photo of quinajoão
    quinajoão Jun 19, 2023

Olá João Marques! Sim, este percurso é brutal. Recomendo-o. Em outubro/novembro tencionamos voltar lá. Agradeço a avaliação.
    Abraço.
    PS. Em julho, temos de combinar uma uma caminhada.