Activity

Sintra 'up an down' - Stª Eufémia - Castelo - Vila - Est. Colares - Regaleira - Vila Sasseti - Parque Pena - Cruz Alta

Download

Trail photos

Photo ofSintra 'up an down' - Stª Eufémia - Castelo - Vila - Est. Colares - Regaleira - Vila Sasseti - Parque Pena - Cruz Alta Photo ofSintra 'up an down' - Stª Eufémia - Castelo - Vila - Est. Colares - Regaleira - Vila Sasseti - Parque Pena - Cruz Alta Photo ofSintra 'up an down' - Stª Eufémia - Castelo - Vila - Est. Colares - Regaleira - Vila Sasseti - Parque Pena - Cruz Alta

Author

Trail stats

Distance
8.9 mi
Elevation gain
2,221 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
2,221 ft
Max elevation
1,714 ft
TrailRank 
71 5
Min elevation
189 ft
Trail type
Loop
Time
4 hours 34 minutes
Coordinates
2334
Uploaded
November 19, 2017
Recorded
November 2017
  • Rating

  •   5 1 review
Share

near Santa Eufémia, Lisboa (Portugal)

Viewed 4183 times, downloaded 199 times

Trail photos

Photo ofSintra 'up an down' - Stª Eufémia - Castelo - Vila - Est. Colares - Regaleira - Vila Sasseti - Parque Pena - Cruz Alta Photo ofSintra 'up an down' - Stª Eufémia - Castelo - Vila - Est. Colares - Regaleira - Vila Sasseti - Parque Pena - Cruz Alta Photo ofSintra 'up an down' - Stª Eufémia - Castelo - Vila - Est. Colares - Regaleira - Vila Sasseti - Parque Pena - Cruz Alta

Itinerary description

Sintra up an down
Capela de Stª Eufémia - Castelo dos Mouros - Vila - Estrada de Colares - Quinta da Regaleira - Vila Sasseti - Parque da Pena - Cruz Alta - Chelet da Condessa

Capela Santa Eufémia - Local de peregrinação de devotos, é tida como o local da serra de Sintra mais remotamente habitado, provavelmente desde cerca 4000 a.C. No Século XVII um cavaleiro francês mandou construir a capela de Santa Eufémia no local onde terá existido o templo dedicado à Lua.
A Igreja de Santa Eufémia eleva-se a 463 metros, e em dias limpos é privilegiada com uma vista deslumbrante. Junto à Igreja existe um miradouro donde se avista uma paisagem maravilhosa que abrange a maior parte do Concelho de Sintra desde Queluz ao Oceano.

Banhos Santa Eufémia - Desde a Idade Média até aos nossos dias conhecidos pelos poderes curativos das suas águas.

Castelo dos Mouros - O Castelo dos Mouros permite admirar, ao longo dos caminhos de ronda, por entre penedos e sobre penhascos, uma paisagem única que se estende até ao oceano Atlântico. Sobranceiro à Serra de Sintra, e de configuração irregular, consiste numa fortificação construída em torno do século X após a conquista muçulmana da Península Ibérica, sendo ampliada depois da reconquista cristã.

Palácio da Vila - A história milenar do Paço da Vila de Sintra começa durante o domínio muçulmano na Península Ibérica. Já referido no século XI, o primitivo palácio mouro - propriedade da Coroa portuguesa a partir da conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques (1147), 1º Rei de Portugal - é intervencionado pela primeira vez em 1281, no reinado de D. Dinis. Novos corpos construtivos são acrescentados ao longo do tempo, sob os reinados de D. Dinis, D. João I e D. Manuel I, mantendo a sua silhueta desde meados do século XVI.
A disposição dos espaços em altura, adaptando-se ao terreno; a organização intimista dos pátios interiores a céu aberto, onde se ouve a água a correr; as suas janelas com arcos ultrapassados; e os revestimentos azulejares de ricos padrões geométricos, evidenciam a ligação mourisca dos artífices que edificaram e embelezaram o Palácio.

Centro Ciência Viva - O Centro Ciência Viva de Sintra localiza-se em Sintra, em Portugal. Constitui-se num espaço interativo, integrante da rede de Centros Ciência Viva, numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal de Sintra.

Castanheiro secular - O tronco enorme, nodoso, retorcido, marcado com cicatrizes causadas pelo tempo e pelo homem provoca em quem o observa sentimentos de admiração e respeito devidos as coisas venerandas. Segundo consta já existia na época das descobertas. Se assim for, tem mais de 500 anos.
O "Castanheiro de Sintra" é mais impressivo. Foi declarado árvore de interesse público conforme portaria publicada no Diário do Governo nº70, II série de 19/04/1945. - Tudo de Novo a Ocidente.

Quinta da Regaleira - O Palácio da Regaleira é o edifício principal e o nome mais comum do palácio da Quinta da Regaleira. Também é designado Palácio do Monteiro dos Milhões, denominação esta associada à alcunha do seu primeiro proprietário foi António Augusto que foi distinguido pelo rei Dom Carlos I em 16 de agosto de 1904 como barão de Almeida.
O palácio está situado na encosta da serra e a escassa distância do Centro Histórico de Sintra estando classificado como Imóvel de Interesse Público desde 2002.
António Augusto, pelo traço do arquitecto italiano Luigi Manini, dá à quinta de 4 hectares, o palácio, rodeado de luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas, lugares estes que ocultam significados alquímicos, como os evocados pela Maçonaria, Templários e Rosa-cruz. Modela o espaço em traçados mistos, que evocam a arquitectura românica, gótica, renascentista e manuelina.

Vila Sassetti - Integrada na Paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Desenvolve-se na vertente norte da Serra numa faixa de terreno estreito, com uma área de aproximadamente 12.000m2, dos quais, cerca de 200m2 correspondem ao conjunto edificado composto pelo edifício principal, a Casa do Caseiro e os edifícios anexos. O edifício principal distingue-se pela torre circular central de três pisos, a partir da qual se estendem outros corpos de geometria variável, empregando o granito de Sintra como revestimento exterior principal, as faixas de terracota características do estilo Românico Lombardo e diversas peças da coleção de antiquária do comitente. O jardim, concebido pelo arquiteto Luigi Manini, procura obedecer a uma estética naturalista, sendo estruturado por um caminho sinuoso que é atravessado por uma linha de água artificial. O jardim expressa a relação de harmonia entre a arquitetura e a paisagem, que assim parecem fundir-se naturalmente.

Parque da Pena - O Parque da Pena é composto por vários jardins e áreas ajardinadas de enquadramento que se estendem por 85 hectares, onde espécies autóctones e exóticas oriundas dos 4 cantos do globo, surgem lado a lado numa composição paisagística luxuriante de referência em Portugal e na Europa.

Thuja Plicata - Esta Tuia-gigante centenária é nativa da costa noroeste dos Estados Unidos e do sudoeste do Canada. Este exemplar, plantado na época de D. Fernando II, destaca-se dos restantes exemplares existentes no Parque devido ao extraordinário desenvolvimento que atingiu.

Gruta do Monge - Local de recolhimento e meditação dos antigos monges Jerónimos.

Cruza Alta - A 529 metros de altitude, esta cruz em pedra situa-se no ponto mais elevado da serra de Sintra. Está no local onde D. João III, no século XVI, mandara erguer uma cruz.

Chalet da Condessa - Edifício construído por D. Fernando II e pela sua segunda esposa, Elise Hensler, a Condessa d’Edla, entre 1864 e 1869.

Informação colhida no site dos Parques de Sintra - Monte da Lua, onde existe informação sobre a entrada/pagamento de alguns destes locais.

Waypoints

PictographReligious site Altitude 1,444 ft
Photo ofCapela Stª Eufémia

Capela Stª Eufémia

PictographRuins Altitude 1,410 ft
Photo ofBanhos Stª Eufémia

Banhos Stª Eufémia

PictographCastle Altitude 1,240 ft
Photo ofCastelo dos Mouros

Castelo dos Mouros

PictographReligious site Altitude 907 ft
Photo ofIgreja Stª Maria

Igreja Stª Maria

PictographFountain Altitude 818 ft
Photo ofFonte da Sabuga

Fonte da Sabuga

Photo ofPalácio Nacional Sintra - Vila

Palácio Nacional Sintra - Vila

PictographMuseum Altitude 310 ft
Photo ofOficina da Ciência de Sintra

Oficina da Ciência de Sintra

PictographTree Altitude 248 ft
Photo ofLinha eléctrico - estrada de Colares - Alameda de Outono

Linha eléctrico - estrada de Colares - Alameda de Outono

PictographTree Altitude 568 ft
Photo ofCaminho dos Castanheiros - castanheiro secular

Caminho dos Castanheiros - castanheiro secular

Photo ofQuinta da Regaleira

Quinta da Regaleira

PictographMonument Altitude 909 ft
Photo ofVila Sassetti

Vila Sassetti

PictographLake Altitude 1,256 ft
Photo ofParque da Pena - Lagos

Parque da Pena - Lagos

PictographTree Altitude 1,301 ft
Photo ofThuja Plicata

Thuja Plicata

PictographCave Altitude 1,557 ft
Photo ofGruta do monge

Gruta do monge

PictographPanorama Altitude 1,701 ft
Photo ofCruz Alta Photo ofCruz Alta

Cruz Alta

PictographMonument Altitude 1,316 ft
Photo ofChalet da Condenssa

Chalet da Condenssa

Comments  (1)

  • Photo of Ana Proença
    Ana Proença Dec 2, 2019

    I have followed this trail  verified  View more

    Sintra é linda!
    Deveria ter nos comentários que só a Vila Sasseti é de entrada gratuita.

You can or this trail