Sintra - Tapada de Monserrate - Monte Rodel - Quinta Sequoias

Photo ofSintra - Tapada de Monserrate - Monte Rodel - Quinta Sequoias Photo ofSintra - Tapada de Monserrate - Monte Rodel - Quinta Sequoias Photo ofSintra - Tapada de Monserrate - Monte Rodel - Quinta Sequoias

January 7, 2018
January 2018

near Galamares, Lisboa (Portugal)

Sintra - Tapada de Monserrate - Monte Rodel - Quinta Sequoias

"Na tapada de Monserrate, numa área florestal com 110 hectares, o percurso, com uma extensão de cerca de um quilómetro, terá a duração de hora e meia e pretende sensibilizar para a fauna e a flora da serra de Sintra, inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais.
Os visitantes terão ao dispor painéis informativos que complementam o conhecimento de conceitos como o ciclo da água, da "forest food" (floresta como fonte alimento de animais e do homem), da evolução geológica e do equilíbrio necessário á manutenção do microclima, mas que servem também para visitas individuais sem guia.
Três esculturas em madeira de mamíferos - um gamo e a cria, um urso e lobos -, ao longo do percurso, visam surpreender os visitantes e servem de testemunho de espécies atualmente inexistentes na paisagem de Sintra, mas que já habitaram a serra."
Ler mais: http://www.jornaldaregiao.pt/products/programa-de-visitas-do-parque-a-tapada-aproxima-sintra-e-mafra/

PictographLake Altitude 682 ft

PictographLake Altitude 985 ft

PictographTree Altitude 1,189 ft

Photo ofPercurso pedestre da Tapada de Monserrate, painéis e animais de madeira Photo ofPercurso pedestre da Tapada de Monserrate, painéis e animais de madeira

Percurso pedestre da Tapada de Monserrate, painéis e animais de madeira

PictographLake Altitude 736 ft

• mariasousa May 18, 2018

Podia estar melhor assinalada mas é muito bonita. Recomendo

• Photo of Eddiegib
    Eddiegib Sep 15, 2018

Easy trail to follow except the final KM which the author took on a random scramble and quite frankly is not recommended as there is nothing worth seeing in that diversion. The entire path is along well defined wide tracks with a small detour to the highest point which is a rocky outcrop which has a distant view of the Lena palace and moorish castle. I wouldn’t rate this a scenic route if I am honest but all in all a pleasant quiet 3 hour trek

• Photo of João Paulo Lourenço
    João Paulo Lourenço May 8, 2021

O percurso é bastante bonito, o problema é o percurso incluir quintas privadas (quinta das sequóias) que a data de 2021 estão fechadas

• Joao Miguel Guterres Jun 15, 2021

Falta aqui a gruta dos morcegos. Alguem sabe?

• emlopes Aug 9, 2021

Atenção que foi incomodado quando caminhava na Estrada das Sequoias por um individuo que nem falava português e que foi indelicado . Como não vi nenhuma cancela a informar da proibição avancei ao seguir um percurso pedestre. Constrangimento de parte a parte porque têm cancela aberta. Infelizmente num Parque existem estas proibições

Rita Aleluia Aug 21, 2021

Podemos ver as sequoias e estar junto das mesmas, sem ser em propriedade privada?

• Photo of mikeledzep
    mikeledzep Aug 21, 2021

As sequoias estão na beira de uma estrada asfaltada de muito fácil acesso,com sinalização pública, que apenas não permite o trânsito automóvel a veículos que não sejam municipais ou de proprietários a que esta dá acesso. Em nenhum sitio existe qualquer marcação que estamos em qualquer local particular. O que segundo as últimas observações de caminheiros não significa que não apareça alguém a chatear.

• emlopes Aug 21, 2021

Eu fui incomodado nas Estrada das Sequóias que é particular mas que estava com cancela aberta e não me apercebi. Quem me abordou, sem ser em português, foi indelicado.

Essa estrada parece ser propriedade da Casa das Sequóias que dizem no seu site a favor de desfrutar da natureza... Para quem pagar bem claro

Rita Aleluia Aug 21, 2021

Mike, muito obrigada. Eu ainda não consegui perceber onde estão a sequoias. Se eu estacionar em frente à entrada para o parque de Monserrate, devo seguir a pé por onde? Muito obrigada pela vossa preciosa ajuda.

• Photo of mikeledzep
    mikeledzep Aug 21, 2021

Se o objetivo principal é visitar as sequóias, eu aconselharia:
    - Na estrada Seteais para Monserrate (umas centenas de metros antes da Quintinha de Monserrate), lado esquerdo desse sentido, existe uma estrada asfaltada que sobe a serra. É a única estrada asfaltada. Salvo erro terá um sinal de trânsito que diz proibido o trânsito automóvel a veículos que não sejam da CMSintra e moradores. Estaciona aí no início da subida.
    - Vai subindo sempre a pé, passando por vários portões de acesso a várias quintas, serpenteando até chegar às sequóias. Aí voltará a descer até à viatura.
    (Esta estrada se continuar vai ligar à da crista da serra, Chalet da Condessa para Peninha)
    Por ser uma estrada asfaltada, de certeza pela CMSintra, e de acesso a várias propriedades mais revolta que importunem os caminhantes que não estão lá para incomodar ninguém nem destruir nada.

• emlopes Aug 21, 2021

Pois incomodam. Pesquisei e a estrada é particular. Tem cancela que eu não vi por estar completamente aberta

Rita Aleluia Aug 21, 2021

Muito obrigada, Mike. Amanhã volto, agora com as suas preciosas dicas :)