Sintra - PR13 Praias a Norte (parcial)

Photo ofSintra - PR13 Praias a Norte (parcial) Photo ofSintra - PR13 Praias a Norte (parcial) Photo ofSintra - PR13 Praias a Norte (parcial)

June 23, 2023
June 2023

near Lagar de Baixo, Lisboa (Portugal)

Sintra - PR13 Praias a Norte (parcial)

O meu objetivo era fazer a totalidade deste PR. Depois de retirar o ficheiro GPX do site da CM Sintra parti da zona da Tojeira e no sentido norte. Segui por zonas rurais e com preciosidades arqueológicas, até São Julião, de onde infletimos para sul, voltando pelo alto das falésias, um dos mais belos trechos da costa portuguesa.
Depois de cruzarmos a praia/ribeira da Samarra e no momento em que segundo o PR nos devemos dirigir a Lomba de Pianos somos confrontados com placas e vedações alertando para terreno particular e a proibição de seguir pelas falésias.
Assim decidi encurtar o PR e seguir para o local de inicio, passando pelo forno de cerâmica romano e o bonito e histórico Casal de Pianos.
Saliento a disparidade na distancia apresentada e a real que é superior. Pois mesmo tendo feito uma versão mais curta ficou com mais quilómetros que os que oficialmente o PR terá.
De louvar a marcação muito recente feita no terreno por elementos da CM Sintra.

"Pontos de Passagem: Praia de São Julião, Praia da Vigia, Praia da Samarra, Tojeira, Calçada Romana, Catribana, Cortesia e Assafora.
Local de Saída: Estacionamento da Praia de S. Julião – GPS: 38.9297548,-9.418407;
O percurso tem o seu inicio no parque de estacionamento da Praia de São Julião.
Seguindo no sentido ascendente em direção à linha de costa, o percurso junta o esplendor do litoral de Sintra onde podemos apreciar as mais belas praias do concelho com a pitoresca zona rural das localidades de Assafora e Catribana, cuja paisagem mais parece uma manta de retalhos. Os terrenos agrícolas encontram-se ladeados por muros de “pedra seca” típicos desta zona saloia.
A dada altura do percurso, somos transportados para tempos idos, como seja a civilização Romana ao depararmo-nos com uma ponte romana como a de Catribana e parte da sua calçada romana."
- retirado de - https://visitsintra.travel/pt/descobrir/active-sintra/atividades-terrestres/caminhada

PictographFountain Altitude 182 ft

Photo ofForno de cerâmica romano - Casal de Pianos Photo ofForno de cerâmica romano - Casal de Pianos Photo ofForno de cerâmica romano - Casal de Pianos

Forno de cerâmica romano - Casal de Pianos

PictographFountain Altitude 0 ft

PictographBridge Altitude 0 ft

PictographBeach Altitude 0 ft

Ruínas moinho de corrente

PictographTree Altitude 0 ft

• Photo of joaocmar
    joaocmar Oct 14, 2023

Excecional, muito boa trilha, muito obrigado pela partilha.

• Photo of mikeledzep
    mikeledzep Oct 15, 2023

joaocmar, obrigado 👍👍 boas caminhadas.

• Photo of Filipe Torrado
    Filipe Torrado Apr 13, 2024

Fiz hoje esta PR e deu para fazer o trilho completo. Não é bem como indicada no mapa, dado que na Assafora vai-se mais para o interior da aldeia. É nessa altura que a rota fica comum à PR9, até se separarem mais à frente.

Também o final não consegui que fosse totalmente circular. Não sei se houve algum engano, mas repeti a parte inicial, já nas arribas, até ao regresso à praia.

Para quem queira fazer uma pausa, já no último terço, recomendo a Casa de Tostas Absurdo, na Assafora. Deu bastante jeito, dado que não tinha levado farnel...

Pode passar despercebido, mas há um recanto obrigatório que valoriza muito o percurso: em determinada altura, o caminho torna-se comum à GR11. Chega-se a uma pequena ponte, onde novamente divergem os percursos e é aí que vale a pena avançar mais 50 metros pelo caminho da GR, só para depois ver uma pequena queda de água que desagua numa lagoa natural, onde apetece refrescar. Quase uma pequena piscina natural, no meio do canavial.

Em matéria de paisagem, vale muito pela parte inicial, que acompanha a costa. Mas também a calçada e a ponte romana, na Catribana, enriquecem o percurso.