Sete fontes + gruta do Pirata proibida.

Photo ofSete fontes + gruta do Pirata proibida. Photo ofSete fontes + gruta do Pirata proibida. Photo ofSete fontes + gruta do Pirata proibida.

July 17, 2021
July 2021

near Enseada, São Paulo (Brazil)

Saindo do saco do Ribeira até a praia das sete fontes caminho é bem aberto e fácil de fazer. Inclusive em alguns pontos há placas sinalizando o percurso. Enfrentará algumas subidas e descidas. No final da praia do flamengo tentei acessar a praia ao lado que se chama flamenginho, porém há uma placa indicando que a partir dali é propriedade particular. Então segui para a sete fontes. No canto direito, nas pedras, tem uma pequena gruta com uma imagem de santa, achei que por ali poderia haver uma trilha para a praia da sununga, mas não achei. No canto esquerdo seria o acesso a trilha que leva a gruta do pirata, mas na entrada também há uma placa de propriedade particular, com um arame e placa de proibida entrada. Essa area se estende desde a praia do flameng, se apropriaram da area e colocaram com area particular ilegalmente.
O trecho que aparece que fiz até a gruta é "erro do gps". Mas ouvi dizer que a trilha é estilo single track e está se fechando devido a falta de acesso, com alguns troncos para pular e outros para passar por baixo , agachado. Existem partes de costa bem lisas faceis de queda para a mata abaixo, as nada assustador. Depois disso chegará em um ponto de água com uma pedra enorme , ali é possivel se continuar adiante, irá se perder pq parece ter continuação mas não há. Volte um pouco , poucos metros antes de chegar na pedra e verá uma árvore a sua direita, sentido pedra, nessa arvoré há um cordelete laranja amarrado, a trilha vira a direita logo a frente da árvore, seguindo descendo paralelo o fluxo da aguá ate a costa.