Activity

Sertão do Maruim - Pedra Branca

Download

Trail photos

Photo ofSertão do Maruim - Pedra Branca Photo ofSertão do Maruim - Pedra Branca Photo ofSertão do Maruim - Pedra Branca

Author

Trail stats

Distance
1.89 mi
Elevation gain
1,480 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
26 ft
Max elevation
1,589 ft
TrailRank 
28
Min elevation
87 ft
Trail type
One Way
Moving time
one hour 10 minutes
Time
one hour 28 minutes
Coordinates
571
Uploaded
June 21, 2020
Recorded
June 2020
Be the first to clap
Share

near Sertão do Maruim, Santa Catarina (Brazil)

Viewed 136 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofSertão do Maruim - Pedra Branca Photo ofSertão do Maruim - Pedra Branca Photo ofSertão do Maruim - Pedra Branca

Itinerary description

Trilha da Pedra Branca
Localizada no município de São José, a Pedra Branca é uma dos percursos de trilhas mais populares na grande Florianópolis.
A própria pedra que de branca tem o nome que representa o marco geográfico e histórico mais conhecido no ponto culminante dos limites entre Palhoça e São José, na Grande Florianópolis.
O Morro da Pedra Branca é a maior pedra da região com 120m², com 500 metros de altitude, localizada entre a cidade de São José e Palhoça. De onde é possível ver a Ilha de Santa Catarina e boa parte da grande Florianópolis.
Formado por rochas calcárias, o maciço é abraçado por vegetação de mata atlântica de encosta, orquídeas e bromélias, com predomínio de gramíneas no topo. Cientistas estimam que o morro da Pedra Branca tenha cerca de 120 milhões de anos.
A Pedra Branca começou a ficar conhecida com a abertura do Caminho dos Tropeiros. Foi traçado da primeira estrada entre a vila de Nossa Senhora do Desterro, atual sede de Florianópolis, e Lages, em 1787, quando o alferes Antônio José da Costa partiu da Capital com 12 homens armados e 12 escravos em direção à Serra. Mais tarde as planícies do entorno foram ocupadas por imigrantes açorianos – surgindo comunidades como Caminho Novo e Cova Funda, atual São Sebastião, em Palhoça; e Pagará, Sertão do Maruim, no lado de São José.
A Pedra Branca sempre foi considerada ponto de orientação para viajantes e povos nômades. Desde os tempos mais remotos, a formação que se ergue entre 460 e 500 metros de altitude funciona como bússola, mostrando que o mar está próximo. Ponto de referência para aviadores e aprendizes que aterrissam ou decolam da pequena pista do Aeroclube de São José, no Sertão do Maruim, a principal referência é a imensa lasca acinzentada de granito que forma penhasco no portal de montanhas e vales da Serra do Tabuleiro. “A Pedra Branca é nosso marco principal de localização visual, o ponto geográfico mais importante ao lado do Cambirela e da Baía Sul”.
Ponto de referência nos limites entre São José e Palhoça, a Pedra Branca já foi alvo de disputas entre os dois municípios e marca explorada comercialmente nos dois lados. Em 1999, por meio de projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa, arte do maciço foi incluída no território oficial josefense, mas até hoje não há interesse do poder público em demarcar a APP (Área de Preservação Permanente) do entorno ou sinalizar e melhorar a segurança das trilhas, maior parte delas em propriedades particulares.
Muitas vezes é palco de eventos esportivos e religiosos, nos finais de semana é fácil encontrar as mais diversas tribos em suas trilhas (motoqueiros, mountain bikers, cavaleiros e praticantes de trekking).
A vista do alto da Pedra Branca é simplesmente deslumbrante, em um dia sem muita nebulosidade é possível ver a Ilha de Santa Catarina de ponta a ponta, da Daniela a Naufragados sem contar as vistas São José, Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz. E mais de perto, o Rio Cubatão, principal manancial que abastece a Grande Florianópolis, que compensa todo o esforço para a sua ascensão.

Esta trilha não apresenta dificuldade técnica, já a inclinação é uma das principais dificuldades, constante o tempo todo o que exige um bom preparo físico para realizar a ascensão.
Subimos pela trilha mais conhecida, com acesso pelo bairro do Sertão do Maruim a partir do km 226 do Contorno Viário que está em construção, onde o estado do terreno não é dos melhores devido a erosão e a passagem de motos com terreno molhado. A maior parte deste acesso inicial é formado por uma estradinha estreita, grande parte sem cobertura de arvores. Segue-se por este percurso ate encontrar uma placa com informação de acesso da trilha para trekking pelo meio da mata. Há alguns pontos de água neste trajeto (sempre recomendo uso de filtros ou purificadores), existem poucas bifurcações ao longo do caminho e basicamente é só continuar subindo.
Atenção: Aproximadamente em 2,4km tem uma última bifurcação que a esquerda continua subi

Waypoints

PictographPhoto Altitude 617 ft
Photo ofnull

null

PictographPhoto Altitude 931 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 1,253 ft
Photo ofFoto

Foto

PictographPhoto Altitude 1,258 ft
Photo ofFoto

Foto

Comments

    You can or this trail