Serras Gerais (TO): Poço Azul

September 20, 2023
August 2023

near Manhã, Tocantins (Brazil)

Trajeto a pé até o Poço Azul, localizado no município de Lavandeira-TO.

COMO CHEGAR:
O início da trilha fica a aproximadamente 25km da cidade de Aurora do Tocantins, a mais próxima do ponto inicial. O acesso é feito por estrada de terra em boas condições de rodagem, podendo ser percorrida em qualquer tipo de veículo.

O Google Maps não conduz até o ponto inicial, pois a parte final da estrada não está mapeada. Porém, não há nenhuma dificuldade de chegar onde a trilha se inicia. Para tanto, saia de Aurora pelo estradão que dá acesso aos principais atrativos da região, como Praias do Puçá e do Pequizeiro. Siga as orientações para a Praia do Pequizeiro. Ao chegar no acesso da Praia do Pequizeiro, siga à esquerda pela estrada até o fim, onde há uma porteira trancada com cadeado. A trilha começa nesse ponto.

A TRILHA:
A trilha se inicia em uma porteira trancada por cadeado. Após passarmos pela porteira, seguimos por uma estradinha arenosa no rumo leste, tomando à esquerda na primeira bifurcação. Deixamos a estradinha e passamos a caminhar pelas trilhas em uma área de vegetação rasteira.

A trilha nos leva até uma passagem pela vereda que tem mais a frente e segue por uma área de vegetação rasteira, margeando uma mancha de cerrado mais viçoso. Na bifurcação seguinte seguimos pela direita, a trilha vai margeando uma vereda em ligeiro declive, aproximando-se de um afluente do Riacho das Cobras.

Após a passagem pelo afluente do córrego, a trilha segue em nível margeando o cerrado mais viçoso, seguindo no rumo sul. Mais a frente, a trilha dá uma guinada para leste e embrenha pelo cerrado. Depois de atravessar a mancha de cerrado a trilha descreve um suave declive até se aproximar da vereda que acompanha o Riacho das Cobras.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de baixa dificuldade técnica, ao longo dos quase 4.4km (ida) a trilha é praticamente plana, com aclives e declives suaves. A dificuldade maior é com a orientação, não há nenhum tipo de sinalização ao longo da trilha e há uma infinidade de trilhas e caminhos ao longo do trajeto, tendo em vista que se trata de uma área utilizada como pastagem para animais;

- Acesso por propriedade privada. No local não há qualquer aviso de restrição a essa trilha, aparentemente o acesso é livre e gratuito;

- Não há nenhum tipo de infraestrutura ao longo da rota. Leve água e lanche para a atividade. Não há portaria nem estacionamento, o veículo deve ser deixado no descampado na beira da estrada;

- Não há sinal de telefone na localidade.