Photo ofSerras do Porto: pelas margens dos rios Ferreira e Sousa e cumeadas das serras de Castiçal e Pias Photo ofSerras do Porto: pelas margens dos rios Ferreira e Sousa e cumeadas das serras de Castiçal e Pias Photo ofSerras do Porto: pelas margens dos rios Ferreira e Sousa e cumeadas das serras de Castiçal e Pias

January 28, 2022
January 2022

near São Pedro da Cova, Porto (Portugal)

1. O Parque das Serras do Porto, situado a nascente da cidade do Porto, é constituído por um conjunto de 6 serras (Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas) e dois vales principais (vales dos rios Ferreira e Sousa). Estende-se por territórios dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo.
Neste extenso e diversificado território existe uma muito ampla e diversificada rede de percursos pedestres que integra uma Grande Rota com cerca de 59 quilómetros e 17 Pequenas Rotas interligadas entre si, desafiando à descoberta das serras e dos vales que compõem esta extensa paisagem protegida.
2. O presente percurso, circular e não marcado (passa e integra troços de vários percursos marcados), desenvolve-se pelas margens dos rios Ferreira e Sousa e pelas cumeadas das serras de Pias e Castiçal.
Começamos e terminamos na aldeia de Couce (Valongo). Seguimos pela margem esquerda do rio Ferreira. Atravessamos a serra do Castiçal pela sua cumeada. Passamos por Aguiar de Sousa e Torre do Castelo. Subimos pela margem direita do rio Ferreira até à Senhora do Salto, passando por dois interessantes e bem conservados moinhos. Da Senhora do Salto, seguimos pela cumeada da serra de Pias até às margens do rio Ferreira (junto à sua confluência com o rio Simão), passando por vários miradouros naturais e um trono romano (o trono de Pias). Regressamos ao ponto de partida (Couce) por trilho junto à margem esquerda do rio Ferreira .
3. O percurso tem como principais pontos de interesse:
• A pequena e típica aldeia de Couce.
• Aguiar de Sousa onde é possível repor reservas energéticas no tasco do João.
• A Torre do Castelo em Aguiar de Sousa.
• Os aprazíveis moinhos do rio Sousa (entre a Torre do Castelo e a Senhora do Salto).
• O parque da Senhora do Salto onde existe um café com oferta de petiscos diversificados, muito procurado sobretudo por motoqueiros, ciclistas e caminheiros.
• As vistas panorâmicas (Porto/Gaia, S. Pedro da Cova, vale da aldeia de Couce, Gens, Aguiar de Sousa, Senhora do Salto, Recarei, Campo e Valongo).
• A dureza do percurso com subidas e descidas extensas e íngremes (excelente para treino da resistência física e mental).

Alertas:
• É um percurso exigente dos pontos de vista físico e mental.
• É um percurso não aconselhado a quem for "alérgico" a eucaliptos (o eucaliptal é a marca dominante deste e de todos os percursos existentes nesta zona).
• É um percurso não aconselhado a quem for "alérgico" a rios com águas poluídas (infelizmente eu não mergulharia em nenhum dos rios - Ferreira e Sousa).
• É um percurso não aconselhado a quem sofrer dos joelhos (subidas e descidas muito íngremes e troços por trilhos bastante técnicos).

OUTROS PERCURSOS NA ZONA:

PictographBridge Altitude 151 ft

Ponte de Couce

Pontão e moinho (rio Ferreira)

PictographMountain pass Altitude 186 ft

Miradouro Senhora do Salto

PictographReligious site Altitude 218 ft

Senhora do Salto

Miradouro (serra de Pias)

Trono romano de Pias

• Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 5, 2022

Excelente trilho
    Podemos considerar um clássico pois junta os 2 rios principais do Parque das Serras do Porto