Photo ofSerras de Valongo: Valongo - Serra de Sta. Justa - Aldeia de Couce - Rio Ferreira - Fragas do Castelo - Corredor ecológico Photo ofSerras de Valongo: Valongo - Serra de Sta. Justa - Aldeia de Couce - Rio Ferreira - Fragas do Castelo - Corredor ecológico Photo ofSerras de Valongo: Valongo - Serra de Sta. Justa - Aldeia de Couce - Rio Ferreira - Fragas do Castelo - Corredor ecológico

December 18, 2021
December 2021

near Valongo, Porto (Portugal)

Serras de Valongo: Valongo - Serra de Sta. Justa - Aldeia de Couce - Rio Ferreira - Ponte Suspensa Fragas do Castelo - Corredor ecológico - Valongo

Trilho iniciado no Centro de Trail de Valongo
Cerca de 700 viramos à direita e entramos em caminho florestal
Está zona é caracterizada por inúmeros caminhos, a maioria, florestais. Foi sempre a subir.
Tínhamos percorrido 3200 metros quando chegamos à Capela de Santa Justa. Observamos excelentes panoramas sobre a cidade de Valongo e Porto.
Votamos para trás mas continuamos a subir pelo caminho da direita, quase paralelo ao da ida. Ao Km 3,8 viramos a direita e entramos em estradao com vistas sobre o Porto. Estávamos na cumeada da Serra
Ao Km 4,1 passamos por uma estação de rádio-comunicações. Estávamos no ponto mais alto da Serra de Santa Justa.
Após contornar a Estação, deparamos com uma vista paisagística excelente sobre o Vale do Rio Ferreira e a Serra de Pias.
Estamos a uma altitude de 370 m e então iniciamos a descida, continuando na cumeada
Ao Km 6,4 deixamos a cumeada, viramos 180º a esquerda e continuamos a descer até à Aldeia de Couce, que surge por volta do Km 7,6
Atravessamos o Rio Ferreira, viramos à esquerda e continuamos ao longo da margem do Rio cerca de 3 Km.
Entre o km 9,4 e 10,1 é necessário algum cuidado porque o terreno é escorregadio, piso muito irregular com fortes subidas e descidas, com pedras soltas
No Km 9,6 existem 2 ou 3 minas sem proteção ao lado do trilho.
Por volta do Km 10,5 atravessamos o rio por uma ponte suspensa. Viramos à esquerda, passamos por uma zona relvada, plana com muita sombra, proporcionada por altos eucaliptos, convidando a uma pausa ou um momento de relaxe.
Mais adiante passamos ao lado das Fragas do Castelo, local bem conhecido dos escaladores.
Entramos numa zona rochosa com uma pequena subida e diante entramos numa estrada asfaltada (Rua de São João).
Logo depois entramos novamente no Corredor Ecológico de Valongo.
O nosso GPS contou 13,6 Km.

Boas Caminhadas

Vira à esquerda

PictographBridge Altitude 138 ft

Ponte sobre o Rio Ferreira

Local perigoso ao lado do trilho

PictographBridge Altitude 292 ft

Fragas do Castelo

PictographBridge Altitude 308 ft

Estrada asfaltada

• Photo of manuela gil
    manuela gil Dec 20, 2021

excelente trilho na Serra de Valongo. Zonas que exigem cuidado, principalmente no Inverno
    Belas paisagens

• treks e bikes Feb 3, 2022

afinal também temos muita natureza aqui perto do Porto.
    Simpático percurso com belas paisagens.
    O troço ao lado do rio Ferreira permite belas paisagens.
    Antes da ponte suspensa, o trilho tem algumas dificuldades.
    Obrigado pela partilha

STrilhos Feb 3, 2022

Sim exatamente
    O Parque das Serras do Porto é uma zona com muita Natureza e que vale bem a pena visita-lo e conhece-lo
    obrigado pelo comentário e avaliação

STrilhos Mar 5, 2022

Muitos trilhos e Belas paisagens para conhecer aqui bem perto do Porto

• Filipe P Neto Sep 17, 2022

Percurso regular e fácil até Couce. Vistas fantásticas. A partir daí, a acompanhar o rio, torna-se um pouco difícil e perigoso, com algumas descidas e subidas muito íngremes.

STrilhos Sep 18, 2022

Obrigado Filipe Neto pelo comentário e avaliação do Trilho. Sim, no caminho ao lado do Rio Ferreira, é necessário cuidado nalguma troços.
    O Parque das Serras do Porto possui belos trilhos para percorrer

• Photo of vitorqueiros74
    vitorqueiros74 May 28, 2023

Trilho bastante interessante, um pouco duro para quem não está habituado a caminhadas com bastante inclinação

STrilhos May 28, 2023

Sim o trilho tem subidas e descidas com bastante inclinação. Mas somos compensados com belas paisagens e um longo troço ao lado do rio Ferreira.