Photo ofSerras de Valongo - Couce a Senhora do Salto -trilho entre Rio Ferreira e Rio Sousa Photo ofSerras de Valongo - Couce a Senhora do Salto -trilho entre Rio Ferreira e Rio Sousa Photo ofSerras de Valongo - Couce a Senhora do Salto -trilho entre Rio Ferreira e Rio Sousa

December 5, 2021
December 2021

•   5 3 Reviews

near São Pedro da Cova, Porto (Portugal)

Serras de Valongo - Couce a Senhora do Salto - trilho circular entre Rio Ferreira e Rio Sousa, pelas Serras do Castiçal e de Pias

Trilho efetuado em pleno Parque das Serras do Porto.
O Percurso desenvolve-se pela Serra de Pias e Serra do Castiçal. São utilizados caminhos florestais, trilhos de pé posto e corta-fogos. Os corta-fogos revelaram-se os troços de maior dificuldade devido às forte pendentes e à irregularidade do piso provocado pela erosão dos carreiros de água. Dois troços apresentam uma pequena resistência pela vegetação e existe um pequeno troço de 20 ou 30 metros, descrito mais adiante, mais difícil de vencer devido à vegetação e mato

Existe algum risco de agravamento da vegetação dentro de alguns anos, que poderá exigir percursos alternativos.

No trilho de ida, mais a oeste, que passa pela Serra do Castiçal e pelo vale de Aguiar, passamos por um Ribeiro e 2 fontes.
No trilho de volta, Mai a leste, contornando toda a encosta leste da Serra de Pias, não encontramos qualquer ponto de água.

DESCRIÇÃO DO TRILHO
Carro estacionado em Couce, descemos até ao rio Ferreira
Logo asseguir à ponte vira à esquerda seguindo a placa maciço rochoso de Pias
Seguimos ao lado do rio durante os primeiros 1500 mts, altura em que viramos à esquerda para iniciar a subida.
Continuamos em direção a Sudeste até subir ao topo da Serra do Castiçal, sonde podemos observar belas panorâmicas quer para oeste (S. Pedro da Cova, Gondomar, Porto e Gaia), quer para leste ( serra de Pias, Sta. Justa e Vale de Aguiar).
Iniciamos a descida até à Ribeira de Bustelo. Ao atravessar a Ribeira, viramos à direita e de seguida atravessamos troço de 20 ou 30 metros com vegetação muito fechada e bastante mato - aconselhamos a proteger-me-nos com vestuário, luvas e óculos para ultrapassar o mato e silvas. 500 ou 600 metros adiante entramos numa aldeia e antes de atingir Aguiar de Sousa, viramos à esquerda para nova subida até aos 330 metros de altitude. Daqui, foi sempre a descer até à Senhora do Salto. Depois de admirar o belo Canhão do Rio Sousa fizemos uma pausa no Café local.
O caminho de regresso é mais rápido, fácil e com menos desnível acumulado. O trilho desenvolve-se na encosta leste da Serra de Pias e atingimos a sua cumeada por volta do Km 16 a uma altitude de 340 metros, mas continuamos na sua encosta leste. Passamos perto da aldeia de Póvoa e por volta do Km 18,5 atingimos novamente o Rio Ferreira, passando ao lado de uma ponte pedonal suspensa. Adiante passamos em frente às Fragas do Castelo local bem conhecido pelos adeptos da escalada.
Segue-se uma última subida e uma nova descida que exige cuidado pois apresenta forte inclinação com piso escorregadio, raízes de árvores expostas e muitas pedras soltas.
Continuamos junto à margem esquerda do rio durante 3 km até reencontrar a ponte de Couce. Mais uns passos e estamos no local de início do nosso percurso.

Estacionamento em Couce

PictographFountain Altitude 594 ft

Fonte

PictographFountain Altitude 446 ft

Fonte e entrada em estrada asfaltada

Panorama do Canhão do Rio Sousa

PictographWilderness hut Altitude 262 ft

Café

Ponte do Rio Sousa

Rio Sousa

Aldeia

Continuamos em frente

PictographBridge Altitude 295 ft

Photo ofRio Ferreira, Fragas do Castelo e ponte Photo ofRio Ferreira, Fragas do Castelo e ponte Photo ofRio Ferreira, Fragas do Castelo e ponte

Rio Ferreira, Fragas do Castelo e ponte

Photo ofPlacas das Fragas do Castelo e vias de escalada; lagoa Photo ofPlacas das Fragas do Castelo e vias de escalada; lagoa Photo ofPlacas das Fragas do Castelo e vias de escalada; lagoa

Placas das Fragas do Castelo e vias de escalada; lagoa

• Photo of manuela gil
    manuela gil Dec 20, 2021

excelente trilho. alguns troços exigem cuidado.
    Belas paisagens

STrilhos Mar 5, 2022

Belo trilho entre os 2 rios, Ferreira e Sousa; poderemos considerar um clássico do parque das serras do Porto

• treks e bikes Jun 17, 2022

Já há um tempo que ouço falar no trilho..tinha-o como um trilho desafiante entre os 2 rios do Parque das Serras do Porto. É um gosto vê-lo publicado. Irei tentar fazer em breve.
    Pbeigaso pela partilha

STrilhos Jul 17, 2022

Sim é um belo trilho. Percorre toda a Serra do Castiçal e parte da Serra de Pias.
    O trilho é longo, e tem bastante desnível.
    Une os 2 rios importantes do Parque das Serras do Porto

STrilhos Jul 17, 2022

O trilho é longo, e tem bastante desnível. Quase 22 km de extensão e mais de 1000 metros de desnível positivo.
    Une os 2 rios importantes do Parque das Serras do Porto

• Photo of migueleloi
    migueleloi Jun 16, 2023

Excelente percurso, num dos cantinhos do nosso país que ainda me falta visitar!
    Obrigado pela partilha e pelas belas fotos.
    Um abraço

STrilhos Jun 17, 2023

Boas Miguel
    Vale a pena visitar as serras à volta da cidade do Porto e os seus locais mais emblemáticos, como a Senhora do Salto e a Aldeia de Couce.
    A criação do Parque das Serras do Porto veio valorizar uma zona cheia de encantos.
    Eu tenho a sorte de morar perto.