Serras de Al-Ruta (parcial)/ Sabugos/ Pé do Monte (Arruda dos Vinhos)

Photo ofSerras de Al-Ruta (parcial)/ Sabugos/ Pé do Monte (Arruda dos Vinhos) Photo ofSerras de Al-Ruta (parcial)/ Sabugos/ Pé do Monte (Arruda dos Vinhos) Photo ofSerras de Al-Ruta (parcial)/ Sabugos/ Pé do Monte (Arruda dos Vinhos)

January 29, 2022
January 2022

•   4 2 Reviews

near Arruda dos Vinhos, Lisboa (Portugal)

Percurso pedestre não sinalizado, coincidente parcialmente com o PR1 Arruda dos Vinhos (Por Serras de Al-Ruta).

ATENÇÃO: Depois da localidade da Carvalha (km 11 a 11,5), o percurso está fechado, com muito mato e silvas, pelo que não é recomendado fazer, e se for possível procurar uma alternativa, seguindo até à localidade da Granja.

Texto do folheto da CM Arruda dos Vinhos:
""Seguindo o trilho e no Concelho de Arruda dos Vinhos poderá visitar vários pontos de interesse: Jardim Histórico do Morgado, Chafariz Pombalino, Jardim Municipal, Praça de Touros José Marques Simões (século XX), Quinta de S. Sebastião, Forte do Cego (obra militar n.º 9 - Monumento Nacional), Forte da Carvalha (obra militar n.º 10 - Monumento
Nacional), Capela de Santa Ana, para além dos muitos outros pontos de interesse que poderá conhecer após a sua caminhada: Miradouro da Giesteira, Rio Grande da Pipa, Quinta e Capela dos Corações, Escola Conde Ferreira (1866) e a Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos. Visite o Posto de Turismo e informe-se sobre este Concelho.
Tem lugar no concelho de Arruda dos Vinhos este percurso pedestre de grande beleza pela sua vista panorâmica. O percurso cruza vários locais de interesse ambiental e cultural, podendo ser admirada a vegetação típica da região e a riqueza faunística.
O nome Arruda dos Vinhos deriva do topónimo latino Ruta/Rutae (Rota), adquirido durante o período de ocupação muçulmana o prefixo al, passando a designar-se Al’Ruta. Posteriormente adquiriu “dos Vinhos”, devido à abundância e qualidade dos vinhos que possui. A tradição popular atribui o nome da Vila à abundância, em tempos, do arbusto Erva Arruda (Ruta Chapelensis).
O percurso tem início no Jardim do Palácio do Morgado, um antigo solar setecentista que terá pertencido à família do Barão da Arruda, Gambôa e Liz. Contíguo ao Palácio existe o Chafariz Pombalino, em tempos abastecido por um aqueduto proveniente da Arca da Mata, situado a 3 quilómetros da Vila. Edificado em 1789 e Imóvel de Interesse Público desde 2005 ostenta um grandioso espaldar onde figura a coroa régia do rei D. José I, o que denuncia uma possível colaboração régia na sua construção.
Siga em direção ao Jardim Municipal onde poderá encontrar a Praça de Touros José Marques Simões da primeira metade do século XX.
Suba em direção à Quinta de S. Sebastião, que tem uma capela em honra de S. Sebastião da Serra, cenário de romarias e cortejos de oferendas.
Ao longo deste percurso é possível contemplar uma paisagem muito diversificada. Arruda dos Vinhos caracteriza-se por ser um território vinhateiro por excelência, o que na época do Outono confere a este local cheiros muitos agradáveis e característicos da região.
Daqui partimos em direção ao Forte do Cego, Obra Militar n.º 9 - Monumento Nacional, que integrou a 1.ª Linha Defensiva de Lisboa, aquando da 3.ª Invasão Francesa, em 1810. Em 1814 estava ainda artilhado com três peças de calibre 9, uma peça de calibre 12 e quatro canhoneiras, com uma capacidade para 280 soldados. Hoje em dia ainda se conhecem as canhoneiras e o paiol. Do Forte do Cego é possível ver a Serra de
Voltamos a subir. Agora para o Forte da Carvalha, Obra Militar n.º 10 - Monumento Nacional.
É um Forte em “forma de estrela” e apresenta uma tipologia arquitetónica das mais representativas destas estruturas militares. Em 1814 estava artilhado com duas peças de calibre 9 e quatro canhoneiras, e a sua capacidade era para 400 soldados. Junto a este Forte existiu um poço aberto para serviço das tropas, conhecido como o “Poço dos Militares”. Daqui avistam-se outros Fortes da 1.ª e 2.ª Linhas de Defesa de Lisboa que
integram a Rota Histórica das Linhas Defensivas de Torres Vedras e, em dias de céu limpo alcança- se a Pena de Sintra, Cristo Rei e parte da Arrábida, assim como grande parte da Lezíria Ribatejana.
Neste ponto elevado poderá descobrir algumas espécies de aves e outros animais, tais
como a Perdiz, o Coelho, o Falcão e a Águia de Asa Redonda (espécie muito rara).
Seguimos até à Capela de Santa Ana, na localidade de Carvalha, e depois até ao Moinho Velho por trilhos em pedra. O percurso do Moinho Velho ao Moinho Eólico faz-nos acompanhar a evolução técnica no aproveitamento das energias
renováveis. Descemos até ao lugar da Capelã e de seguida podemos vir a contemplar todo o Vale Encantado de Arruda dos Vinhos.
Termine o percurso no Centro Cultural do
Morgado onde poderá visitar o Serviço Educativo
e Cultural, o Posto de Turismo, o Centro de
Interpretação das Linhas de Torres, a Galeria
Municipal, a Oficina do Artesão e a Biblioteca
Municipal Irene Lisboa.
Após a caminhada, poderá ainda conhecer o Largo Irene Lisboa, escritora e pedagoga natural de Arruda dos Vinhos, e com o Rio Grande da Pipa a serpentear o Vale Encantado, vislumbramos a Quinta dos Corações e Capela que datam do século XVIII.
Convidamos a entrar no Centro Histórico através do Beco da Água Ruça e conheça a típica Escola Conde Ferreira (1866) e o Antigo Edifício dos Paços do Concelho, que possui torre elevada onde está situado o relógio oficial, encimado por um sino de 1561 com o brasão das armas de Arruda gravado em relevo.
A Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos, Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Salvação, é Imóvel de Interesse Público desde 1944. No exterior da igreja eleva-se a torre sineira quinhentista rematada por coruchéu, onde a fachada ostenta um portal manuelino ladeado por pilastras com imagens em relevo. O interior apresenta uma importante
coleção de escultura, pintura e azulejaria.

Outros percursos que fiz na Região:
Montejunto 24-JAN-16
Pelo Planalto das Cesaredas (23-12-2018)
Rota dos Encantos (Turcifal) (09-Fev-2019)
Costa Atlântica (Praia da Consolação - Porto das Barcas)
Costa Atlântica (Porto das Barcas - Santa Cruz) (08/09/2019)
Costa Atlântica (Santa Cruz - São Lourenço)
Costa Atlântica (São Lourenço - Magoito)
Costa Atlântica - Praia de Magoito - Cabo da Roca
Costa Atlântica (Cabo da Roca - Cabo Raso)
Costa Atlântica - Etapa Cabo Raso - Santo Amaro (Cascais - Oeiras)
Rota das Lezírias (PR1 Benavente)
Do Porto Novo, às Escarpas da Maceira
Termas dos Cucos / Serra dos Cucos (Torres Vedras)
Gaeiras - Barragem do Arnóia - Trilho da Azenha - Trilho dos Ingleses (Óbidos)
ALR PR1 - Ribeira de Muge (Almeirim)
Escaroupim - Muge - Ponte D. Amélia - Valada
Reserva Natural do Paúl do Boquilobo (Golegã)
Serras de Al-Ruta (parcial)/ Sabugos/ Pé do Monte (Arruda dos Vinhos)
Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (Cadaval/ Alenquer)
Grutas, Antas e Paisagens de Lousa (Loures)
Miradouros e Caminho Pedonal Ribeirinho de Vila Franca de Xira

Foto - Panorama

PictographRuins Altitude 1,322 ft

Forte do Cego

Forte do Cego, Obra Militar n.º 9 - Monumento Nacional, que integrou a 1.ª Linha Defensiva de Lisboa, aquando da 3.ª Invasão Francesa, em 1810. Em 1814 estava ainda artilhado com três peças de calibre 9, uma peça de calibre 12 e quatro canhoneiras, com uma capacidade para 280 soldados. Hoje em dia ainda se conhecem as canhoneiras e o paiol. Do Forte do Cego é possível ver a Serra de Montejunto e o complexo montanhoso de Aire e Candeeiros, perceptível em dias de céu limpo.

Sinalização

Lavadouro de Pé do Monte

Miradouro da Giesteira

PictographReligious site Altitude 471 ft
Photo ofIgreja Matriz de Nossa Senhora da Salvação Photo ofIgreja Matriz de Nossa Senhora da Salvação Photo ofIgreja Matriz de Nossa Senhora da Salvação

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Salvação

PictographReligious site Altitude 461 ft

Painel informativo - Igreja Matriz

• Photo of Tetititu
    Tetititu Dec 26, 2022

Excelente excursión, con grandes vistas. Muy buenas fotos. Saludos.

• Photo of migueleloi
    migueleloi Dec 26, 2022

Gracias Tetititu.
    Saludos

• Duarte Cerveira Jan 3, 2023

A maior dificuldade que encontrei foi dentro da Vila encontrar as indicações do percurso, se não tivesse o ficheiro gps descarregado no relógio acho que ainda lá estava à procura do caminho :)
    Não acho um trilho fácil, tem subidas duras e agora no Inverno o piso está mesmo muito mau com lama acima do nível dos ténis :D

• Photo of migueleloi
    migueleloi Jan 3, 2023

Obrigado pelo comentário e avaliação Duarte.