Serra São José - Travessia Prados a Tiradentes via Antiga Pedreira

Photo ofSerra São José - Travessia Prados a Tiradentes via Antiga Pedreira Photo ofSerra São José - Travessia Prados a Tiradentes via Antiga Pedreira Photo ofSerra São José - Travessia Prados a Tiradentes via Antiga Pedreira

April 20, 2016
April 2016

near Pinheiro Chagas, Minas Gerais (Brazil)

ATENÇÃO - ATUALIZAÇÃO JULHO 2018
Conforme alertas de vários amigos (dentre eles Rodrigo Poli, Hélio Júnior Nos Caminhos do Mato e Rodrigo Hortenciano Exploradores), essa rota encontra-se praticamente com todos os pontos de água secos nesse inverno de 2018. Então, ao realizá-la nesse período, fique atento e abasteça em carga total no início da caminhada (em Pinheiro Chagas ou no Mangue em Tiradentes, conforme for sua programação e sentido a percorrer). Obrigado!

Travessia com aproximadamente 21 km pela Serra de São José, partindo desde o Bairro de Pinheiro Chagas em Prados, subindo pela Antiga Pedreira, cumeando toda a Serra e finalizando em Tiradentes. Pode se encurtar se for de automóvel até o início da trilha; ou se não descer na Gamelão.

Localizada em área de transição a Serra de São José caracteriza por apresentar mata atlântica nos sopés, cerrado e campos rupestres em suas áreas mais elevadas. De grande valor ambiental, metade das espécies de libélulas encontradas em Minas estão na região.

A trilha caracteriza por sobe e desce leve a moderado, com grande presença de rochas e cascalhos pelo trajeto. Por desenvolver pela cumeada da serra oferece pouca sombra; porém a vegetação rasteira é teimosa em alguns pontos. Já o destino é instintivo, sempre à sudoeste.

Há água em alguns pontos (região do Camp no Cruzeiro; após a descida do Cruzeiro e na região da Gamelão). Nestes pontos as fontes mirradas; indicando que em época de seca intensa podem secar. Na região das Quedinhas do Mangue já na parte final da Travessia há boa quantidade de água.

Possibilita amplo visual dos vales das vertentes, podendo observar várias cidades da região, sendo as mais próximas Prados, Tiradentes, Santa Cruz de Minas e São João Del Rei. Também é possível observar diversas serras; como Lagoa Dourada, Lenheiro, Carrancas e as Chapadas do Abanador-Perdizes.

Descida - Muro Pedra Esquerda da Trilha

Cachoeira Bom Despacho - Beira da Estrada: Costuma ficar lotada

Trecho de Cumeada da Serra - Trilha Discreta e Suja

Siga pela Esquerda - pequeno Atalho sem trilha para a Travessia. Direita-Nordeste Trilha da Biquinha ou Contorno Travessia

Direita: Discreta saída para o Vale

Bifurcação: Tomar Esquerda - Direita segue para Cachu Bom Despacho

Siga pela Esquerda

Rocha curiosa e bonita marcando sentido da trilha

Esquerda Trilha Escravos - Direita Trilha do Carteiro

Trilha Contornado Região do Mirante

H2O Boa - Use purificador, há gado na região

Pode secar no Inverno

H2O Ruim - Pode secar no inverno. Olhe para o Norte/abaixo: pequeno Cânion do Boqueirão

H2O Média - Pode secar no inverno - Adiante, tanto faz seguir Dir ou Esq do curso de Água Boa

Beira Precipício

Nada Especial, apenas xeretando

Gramado

Bifurcação: Olhe à frente (leste), verá uma árvore alta uns 60m adiante. Há água nas suas proximidades. Pode secar inverno.

Área úmida - Logo frente última e forte descida

• Photo of Karina Haldrea
    Karina Haldrea Apr 27, 2016

Amei, foi uma travessia incrível. Obrigado

Francisco Chico Trekking Apr 27, 2016

Obrigado pela companhia na trilha, visita, avaliação e comentário K Haldrea.
    Grande abraço

• Photo of LuisFernandoBerg
    LuisFernandoBerg Apr 30, 2016

Boa trilha com bonitos visuais de Tiradentes.

Francisco Chico Trekking May 2, 2016

É verdade Luis, o visual desde a Serra é incrivelmente bonito, em especial assim, percorrido sempre pela cumeada. Tiradentes "está ao alcance das mãos"...
    Obrigado pelo comentário e avaliação. Grande abraço

Kleber Alceu Apr 24, 2017

Excelente ! Trilha precisa e lugar muito Show !!!

Francisco Chico Trekking Apr 24, 2017

Obrigado pelo feedback Kleber; muito gentil!
    Bons ventos pra você, abraços!

• cristianolanziotti Jul 4, 2017

Olá amigo!
    Saberia me dizer como carrego os pontos no Garmin? A trilha coloquei de boa, mas os pontos indicando local de camping, agua etc nao consigo colocar...

valeu!

Kleber Alceu Jul 4, 2017

Olá Cristiano,

como você está transferindo o tracklog ? Direto pelo Wikiloc ou pelo Basecamp ?

Abraço,

• cristianolanziotti Jul 4, 2017

Oi kleber, obrigado pela resposta!

Coloquei pelo base camp e diretamente dentro do gps, da no mesmo... será que estou fazendo algo de errado? utilizo um etrex 30

Kleber Alceu Jul 4, 2017

No Wikiloc, ao fazer o Download escolha a opção "Arquivo", "Original" e marcar a opção "Incluir locais mostrados no mapa".
    No Basecamp, importe o arquivo. No canto esquerdo inferior, deverá abrir um quadro com todos os "waypoints" e também a trilha. Selecione todos (pode pressionar Ctrl+A), clique com o botão direito e mande tudo para o GPS.

Espero que assim funcione.

Abraço,

• cristianolanziotti Jul 5, 2017

Kleber, valeu a boa vontade em explicar!
    Depois que li consegui colocar no GPS os waypoints

Abração e mais uma vez obrigado

Francisco Chico Trekking Jul 5, 2017

Olá Cristiano, Olá Kleber,
    Muito obrigado pela pergunta Cristiano; essa dúvida faz é comum a muitos de nós.
    E obrigado ao Kleber pela gentileza da resposta.
    Estive off por uns dias e somente agora vi a pergunta. Grato mesmo!

• Lopes da mantiqueira Jul 5, 2017

Boa noite! Existe uma trilha de escalaminhada que passa pela Garganta do Diabo que foi usada como percurso na primeira edição do Xterra 50km em Tiradentes, você sabe qual é?

Francisco Chico Trekking Jul 5, 2017

Ei Lopes, boa noite!
    Infelizmente não conheço esse acesso; e pra dizer a verdade, se for o que estou imaginando, não sabia que era possível subir por ali! Fiquei curioso eheheh...
    Vou procurar saber algo a respeito! Descobrindo te informo!
    Abraço, obrigado pelo comentário!

• Photo of Vinícius Miyazaki
    Vinícius Miyazaki Sep 25, 2017

E aí, Chico! Se eu for de carro pra acampar no meio da travessia para depois retornar vc recomenda ir por qual sentido? É seguro deixar o carro no início da trilha? Obrigado!

Francisco Chico Trekking Oct 3, 2017

Fala Vinícius,
    Eu prefiro fazer a rota de Prados a Tiradentes, porque você vai tendo um visual mais bonito da região. Mas dá numa boa pra fz ao contrário.
    Se começar por Prados, recomendo deixar o carro lá embaixo, no bairrinho de Pinheiro Chagas, próximo do comércio. Isso é preventivo, pq no início da trilha é deserto! E veja, essa travessia dá pra fz tranquilamente num dia, é só começar cedinho, até lá pelas 7h00!

• Photo of Rodrigo Poli
    Rodrigo Poli Jul 8, 2018

Travessia muito bonita e os pontos do tracklog estão bem detalhados. Mesmo fazendo no inverno, pegamos um sol muito forte e o principal ponto de água, na cachoeira do Gamelão, a água estava parada, provavelmente pelos períodos de seca. Parabéns e obrigado Chico por compartilhar. Abs.

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Jul 17, 2018

Tracklog com o selo Chico Trekk de qualidade!
    Só para tornar público o que já havia comentado e reiterando o comentário do Rodrigo Poli (que infelizmente não tive o prazer de ler antes de ir pra serra):
    - Neste inverno a água é um recurso raro na serra. Ponto confiável mesmo somente no Mangue, já no trecho final da travessia. No Gamelão a água corria bem mirrada, quase parada. Filtrei rusticamente (rs) para abastecer, mas me sentiria melhor se estivesse com o Clor-in. Os dois pontos de água marcados no início da rota praticamente não existem. Até as chuvas chegarem, o ideal é cada um levar o suficiente para um dia todo de caminhada, além de utilizar algum método de purificação para a água do Gamelão.
    - O trecho do Cruzeiro até o encontro dom a Trilha do Carteiro pode ser definido com uma trilha suja, que demanda alguma atenção na navegação. De resto, a Serra de São José confere muitas possibilidades aos caminhantes, com várias opções de entradas e saídas.
    - A logística para a travessia não é complicada. Utilizando como base São João Del Rei, tem ônibus com boa frequência para Prados, trajeto feito pela Viação São Vicente. Tem também uma linha Tiradentes x Prados, mas, aparentemente, só funciona durante a semana. Já Tiradentes x São João (e vice-versa) tem ônibus a cada hora.
    No mais, ótima travessia! Valeu Chico!

exploradoressp Jul 21, 2018

Fala Chico! Seguimos seu tracklog nos dias 7 e 8 de julho, mas em vez de seguir para Tiradentes, seguimos para a cachoeira do Bom Despacho.
    O local estava sem água, mesmo o ponto onde você marcou como "H2O Boa - Use purificador, há gado na região", também estava bem precário.
    Por sorte nesse trecho existe uma nascente que sai da terra, devido a algum sumidouro em algum outro ponto e deu pra coletar água pra cozinhar e pra uma emergência.

Como da outra vez, já tínhamos passado pela cachoeira do Gamelão e subido via Carteiro, nem passamos por lá. Outro motivo, foi que na bifurcação para descer até lá, encontramos alguns amigos acampados e que informaram que a água estava bem ruim também.

• Photo of Aventureiro
    Aventureiro Jul 23, 2018

Trilha bacana vários mirantes pela Serra de São José

• Photo of Aventureiro
    Aventureiro Jul 23, 2018

Boa tarde Chico acabei de terminar a travessia seguindo seu Track, aliás super detalhado ajudou muito, a trilha some em alguns pontos, mas tem várias marcações com totem...Abraços valeu...

Francisco Chico Trekking Jul 24, 2018

Muito obrigado pelo feedback e pelo comentário Aventureiro. Isto nos atualiza sempre! Feliz que tenha ajudado em algo e que tudo tenha ocorrido nos conformes pra Ti. Abração

Ei Rodrigo!
    Muito obrigado você por enriquecer esse espaço com informações atualizadas. Grato também pelo feedback. Grande abraço!

Francisco Chico Trekking Jul 24, 2018

Fala Hélio (https://caminhosdomato.blogspot.com/ )
    Suas observações como sempre certeiras! Uma honra ter seu retorno e atualização. Certamente será útil para todos nós!

Fala Hortenciano (http://www.exploradores.com.br/)
    Assim como o Poli e o Hélio, você também alerta para a questão da água. Acredito que os anos seguidos de seca mais forte na região interferiu nesses volumes; e mesmo as chuvas dentro da média em na virada de 17/18 não foram suficientes para reposição. Tenho observado isto por praticamente todas as áreas do Espinhaço, Transição e mesmo lá embaixo na Mantiqueira. Irei escrever um alerta aqui no Descritivo desse Tracklog.
    Muito grato! Abração

exploradoressp Jul 24, 2018

Por nada cara!
    Água até tem, mas daquele jeito rs, precisa filtrar e usar clorin ou ferver.
    Pra pegar água na nascente que falei mais acima, eu tive de cavar perto da saída dela e fazer uma mini represa com pedras , pra que os resíduos de terra ficassem no fundo. Depois disso, cavei após a "represinha", pra poder colocar um copo em pé, coloquei uma folha de bromélia na ponta da "represa" pra servir de canaleta até o copo e foi assim que foi possível pegar água com bem pouco resíduo. Estava numa cor meio esverdeada, mas não tinha sabor de nada.

Só foi possível pegar água melhor, já lá próximo da Cachoeira do Mangue.
    Inclusive a água na Cachoeira do Mangue, estava bem limpa e transparente. (https://www.flickr.com/photos/exploradoressp/29683923578/in/album-72157699313844415/)

As quedas próximo à Cadeira de Deus e a Cachoeira do Bom despacho, estavam quase secas, com pouquíssima água escorrendo.
    Queda cadeira de Deus -> https://www.flickr.com/photos/exploradoressp/29684230398/in/album-72157699313844415/
    Cachoeira do Bom Despacho -> https://www.flickr.com/photos/exploradoressp/43506895142/in/album-72157699313844415/

Abração!

Francisco Chico Trekking Jul 25, 2018

Excelentes informações Exploradores-Hortenciano! Realmente incrível como o volume de água está minguado!

• Photo of MARCOS TADEU
    MARCOS TADEU Jul 29, 2018

Obrigado pelas informacoes valiosas fiz a atravessia no sabado e sozinho achei que seria muito mais facil do foi. O terreno nao permite desenvolver velocidade mas tive que acelerar para nao ficar sem bateria. No seu trekking Chico marcou 22 horas , voce acampou la ?

Francisco Chico Trekking Aug 8, 2018

Olá Marcos, tudo bem contigo?

Sim, realizei a rota em 2 dias, com pernoite na região do Gamelão/Carteiro; pois estava com tempo disponível. No meu Blog há o relato dessa pernada ( http://www.chicotrekking.com.br/2016/06/serra-de-sao-jose-de-prados-tiradentes.html )
    E tens razão, é um terreno bastante irregular que acaba consumindo um dia inteiro de intensa atividade. Parabéns por completar! E obrigado pelo feedback!

• Photo of MARCOS TADEU
    MARCOS TADEU Aug 8, 2018

So consegui realizar essa trilha graças aos seus comentarios precisos QUE ME DERAM CONFIANÇA. OBRIGADO.

Francisco Chico Trekking Aug 8, 2018

Que bom pudemos ajudar em algo Marcos; fico feliz com isto!
    Obrigado pela gentileza; grato mesmo!

• Photo of wanderly
    wanderly Feb 25, 2019

No meu caso achei moderada, pois sou iniciante neste tipo de esporte.

Francisco Chico Trekking Feb 26, 2019

Oi Wanderly,
    Obrigado pelo seu feedback.
    Nesse formato genérico do Wikiloc eu também a classifico como moderada, como podes comprovar lá nos detalhes.
    Um abraço, continue sua jornada; trekking é uma prática incrível! Abraços

• Photo of __diju__
    __diju__ Mar 18, 2019

Bom dia amigo!
    Por acaso você ou mais alguem por aqui tem contato de resgate para nos levarmos de tiradentes a prados. Estaremos realizando essa travessia num grupo de 8 pessoas, saindo daqui de Nova Friburgo-RJ.
    Pelo que pesquisei ate o momento, existe uma empresa de onibus que faz o trajeto, porém somente em dias de semana (seg - sex)
    Abraços e Obrigado!!!

Francisco Chico Trekking Mar 18, 2019

Olá Diego
    Infelizmente o contato que possuía não faz mais o serviço.
    Nesse caso, a sugestão que passo é que contate taxistas em Tiradentes (32 3355-1196). Ligue antes para conversar e ver essa possibilidade.
    Quanto a ônibus, de Tiradentes para Prados realmente é escasso.
    Caso deixe os veículos em Tiradentes, a sugestão seria ir de ônibus para São João Del Rei; cidade muito próxima a Tiradentes; e de lá para Prados. Verifique na Viação São Vicente (32 3371-7855) os horários São João x Prados e se for o caso faça a adequação.
    Também vale fazer de São João sua base, deixando por lá os carros. Seguir de ônibus para Prados. Fazer a Travessia. Ao final em Tiradentes voltar para São João de ônibus. Há circular frequente entre as duas cidades e a viagem é muito rápida.
    Bons ventos pra vc, abraços

• Photo of __diju__
    __diju__ Mar 18, 2019

Muito obrigado pela atenção e informações ,Chico!
    Com certeza de grande Valia.
    Paz!!

Francisco Chico Trekking Mar 19, 2019

Disponha Diego, abração

• Photo of ALEXANDRE Polar
    ALEXANDRE Polar Jul 6, 2019

Show de descrição.

Francisco Chico Trekking Jul 12, 2019

Fala Polar...
    Como sempre muito gentil. Gradicido.
    Um abraço

• Photo of Trilhas e trips
    Trilhas e trips Sep 6, 2019

Travessia maravilhosa e os pontos do tracklog ajudaram bastante.
    Só vou dar uma atualizada, já que fiz essa travessia no final de Julho/2019.
    - Existe um trecho complicado, com trilha sem demarcação ao voltar do Cruzeiro, mas se quiser evitar é só descer pela Trilha da Biquinha por uns 500 mts na encosta norte e encontrar uma outra trilha à esquerda bem demarcada lá embaixo.
    - Nessa região do Mirante do Cruzeiro não encontrei água de qualidade. Recomendo iniciar a caminhada com uns 2 litros. No ponto do tracklog onde diz "H20 Média" e "H20 Boa", só encontrei água parada.
    - Onde a trilha passa ao lado do ponto "Beira Precipício" alguns metros antes tem uma trilha que desce a serra e provavelmente segue para o Distrito de Bichinhos ou Tiradentes.
    É um ótimo ponto de resgate numa eventual emergencia.
    - Ao chegar no Mirante do Carteiro, existem alguns bons locais de campings à esquerda e num riacho ao lado a água encontrada não é de boa qualidade.
    - Ao chegar na Cachoeira do Gamelão tem uma bifurcação com placas assinalando "Cachoeira parte alta" e "Cachoeira parte baixa". Seguindo para parte baixa, a trilha passa ao lado de um lindo riacho com água de ótima qualidade. Sem dúvida nenhuma é o melhor ponto dessa travessia para reabastecimento.
    - Cachoeira do Mangue estava lotada e com apenas um filete de água escorrendo.
    - Na Cachoeira Bom Despacho só valeu pela curiosidade. Estava quase que completamente seca e as 2 cachoeiras mais acima eram até mais bonitas.

Francisco Chico Trekking Sep 6, 2019

Fala Augusto
    Ótimas e precisas atualizações.
    Sem dúvidas água é um aspecto a se considerar ao realizar essa pernada em época de maior seca - maio e setembro em especial. Para aqueles com maior tempo disponível descer abaixo da Gamelão será sempre a melhor opção.
    Quanto a parte inicial vale a dica pra quem quer seguir sempre por trilhas. Naquele trecho só recomendo evitar a ligação sul-direta do Cruzeiro com a sequência normal. Sem trilha definida devido às rochas e afloramentos, em especial para quem esteja com cargueiras definitivamente não é uma boa opção eheheh

Grande abraço

• Photo of Trilhas e trips
    Trilhas e trips Sep 8, 2019

E aí Chico, tudo bom?
    Nessa travessia a água é um item importante, já que a maioria dos locais de campings não dispõe de pontos de água próximos. A não ser na Trilha do Carteiro. Ali no Gamelão sem duvida é o melhor local.
    E naqueles pontos onde vc encontrou água, depois do Cruzeiro, nós só vimos água parada. Para ser consumida, talvez só numa emergencia e mesmo assim só tratando com Hidrosteril.
    Talvez seja devido a esse inverno com estiagem prolongada.
    Depois do Cruzeiro com toda certeza não vale a pena seguir por dentro da serra. Perigoso demais.
    No seu track vc até tentou seguir, mas sem trilha demarcada com muita rocha pelo caminho, não vale o esforço.
    Tem mesmo que descer a encosta norte até encontrar a trilha principal lá embaixo.
    E só tenho a agradecer ao seu tracklog e o relato.
    Serviram de referencia.

Valeu mesmo.
    Gde abc

Francisco Chico Trekking Sep 9, 2019

Eu quem agradeço suas atualizações Augusto; como sempre muito precisas.

• Photo of Filipe Trindade
    Filipe Trindade Oct 7, 2019

Travessia muito bonita! Eh importante levar muita água e clorin em tempo de seca. Muitos pontos bacanas pra acampar durante a rota. Sem o GPS eh um pouco complicado acertar a trilha em alguns pontos.

Francisco Chico Trekking Oct 8, 2019

Ei Filipe,
    Muito obrigado pelo seu feedback. Realmente essa é uma rota em que no tempo da seca é fundamental partir abastecido. Excelente observação.
    Abraços, bons ventos!

moialc12102 Oct 30, 2019

E ai Chico tudo bem?
    Esse final de semana to pensando em fazer essa rota. desjejum de travessia, :-) . kkk
    E mais uma vez gostaria de contar com sua experiencia. Saberia me dizer se mais pro final da trilha no lado de Tiradentes depois do mirante do carteiro tem alguma área de camping que caiba 2 barracas ?
    Obrigado desde ja, grato pela atenção.

Francisco Chico Trekking Oct 30, 2019

Fala Moisés
    Sim, vc não terá dificuldades em encontrar locais após o Mirante, seja pra oeste; seja na continuação sentido final da trilha. Inclusive nessa crista haverão ótimos pontos. Vá que é certo! Tenham ótimo desejum eheheh

moialc12102 Oct 30, 2019

Valew. Muito obrigado Chico.
    Grande abraço.

exploradoressp Oct 30, 2019

Fala cara tudo bem?
    O ponto "Encontro de Trilha da Gamelão" é um bom ponto. Cabem muitas barracas.

moialc12102 Nov 5, 2019

Track log perfeito. trecho esta muito bem pisoteado e as trilhas limpas. Feito em 02/11/2019, apesar de ter chovido pouco na região existe boa disponibilidade de água em quase todo trajeto. Rota linda, vale muito apena.

Francisco Chico Trekking Nov 6, 2019

Muito grato pelo feedback grande Moisés dos Drones!
    Feliz que tenha ido e tudo tenha corrido dentro dos conformes. Abração pra Ti e pra família inteira. Inté!

• Photo of Tuan 4T
    Tuan 4T Jul 13, 2022

Queria agradecer. Seguimos fielmente esse roteiro. Só que os pontos de água estavam seco devido a época. 12/07/2022

Francisco Chico Trekking Jul 14, 2022

Ei Tuan, obrigado pelo seu feedback.
    De fato, como alertamos no texto e até mesmo os amigos aqui nessa seção de comentários, esta rota em época de seca requer caminhar abastecido.
    Espero tenha curtido o trajeto. Um abraço

• Photo of Tuan 4T
    Tuan 4T Oct 3, 2023

Roteiro perfeito.

Francisco Chico Trekking Oct 5, 2023

Agradecido pelo retorno e avaliação Tuan.
    Precisando de algo ao nosso alcance estamos aí!