Serra Marão Etapa 2/2 (Justos - Mafomedes)

Photo ofSerra Marão Etapa 2/2 (Justos - Mafomedes) Photo ofSerra Marão Etapa 2/2 (Justos - Mafomedes) Photo ofSerra Marão Etapa 2/2 (Justos - Mafomedes)

October 24, 2021
October 2021

near Ermida, Vila Real (Portugal)

Esta actividade, a segunda de um conjunto de dois, foi levada a cabo por 8 elementos da Secção de Montanha dos Amigos da Montanha - Barcelinhos.

Objectivo para os dois dias, seria sair da aldeia Mafômedes subir até Senhora da Serra do Marão e à Fraga da Ermida, descer e pernoitar na aldeia Ermida, mas acabámos por pernoitar no átrio da Escola Primária de Justos, pois existe uma mercearia com umas SP bem geladinhas e um presunto delicioso....ihih
Nota: Os escuteiros estão responsáveis pelo este espaço da escola, e se avisados com antecedência poderão facultar as chaves para dormir no interior da mesma.

No dia seguinte o objectivo seria subir às eólicas e regressar a Mafómedes onde ficaria a carrinha da Associação Amigos da Montanha.

Tentou-se usar caminhos antigos (pé posto), em vez dos estradões existentes. Claro que uma opção destas implica sempre improvisos e reajustes, pois muitos caminhos cartografados ou não estão tapados pela vegetação. Ossos do oficio ihihih...

Então falando deste dia, o segundo dia, o objectivo foi alcançar as Eólicas e depois descer para Mafômedes, para isso regressamos à Aldeia de Ermida e depois de um estradão bem definido atalhamos por um antigo trilho pé posto, muito mal identificado, mas pé ante pé lá fez fez a trepada... A vegetação é rasteira e de fácil progressão. Contudo o desnível é acentuado. Atingimos as Eólias e daí foi um estante até à aldeia de Mafômedes.

Serra Marão Etapa 1 (Mafomedes - Senhora da Serra Marão - Fraga da Ermida - Ermida - Justos)
Serra Marão Etapa 2 (Justos - Mafomedes)

Photo ofVista Aldeia Ermida e a Descida da Fraga do dia anterior Photo ofVista Aldeia Ermida e a Descida da Fraga do dia anterior Photo ofVista Aldeia Ermida e a Descida da Fraga do dia anterior

Vista Aldeia Ermida e a Descida da Fraga do dia anterior

Caminho

Atalhamos, mas mal marcado e tapado