Serra Fina Reversa
near Passa Quatro, Minas Gerais (Brazil)
Viewed 1251 times, downloaded 39 times
Trail photos
Itinerary description
Serra Fina reversa e em solitário, iniciando em Itamonte e finalizando em Passa Quatro, realizada entre os dias 17 e 19/04/2016. A principal dificuldade da travessia reversa é o trançado da vegetação. Como 99,9% dos montanhistas faz a Serra Fina no sentido Passa Quatro - Itamonte, a vegetação se abre nesse sentido. Quando feita ao contrário, a mesma trava a passagem, gerando mais dificuldade e arranhões durante o deslocamento. Um desafio extra foi o fato de ainda estar me recuperando da febre Chikungunya, com as articulações ainda doloridas e um cansaço desconcertante.
Pernoite nos cumes do Alto dos Ivos e Pedra da Mina.
Pernoite nos cumes do Alto dos Ivos e Pedra da Mina.
Waypoints
Comments (12)
You can add a comment or review this trail
Parabéns camarada, ainda mais se recuperando de uma doença.
Ual, merece parabéns! Em quantos dias você fez este percurso?
Em 3 dias, iniciando dia 17 às 9:30 na BR 354 em Itamonte e terminando dia 19 às 17:30 no centro de Passa Quatro.
Que bela imagem! Que tipo de câmera você levou para a serra e fez estas imagens? https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/serra-fina-reversa-13090072/photo-8070868
Lucas, as fotos foram feitas com um celular Samsung com câmera de 13MP, bastante comum. Aumentei o nível de contraste pra destacar as sombras e o contorno dos picos mais distantes. https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/serra-fina-reversa-13090072/photo-8070868
Maravilha! Ficaram muito boas! Parabéns. https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/serra-fina-reversa-13090072/photo-8070868
Parabens amigo. Legal essas suas travessias. Curti a beça a Transserrana. Uma pergunta: no PETP, quantas travessias há ao todo?
Só no PETP eu conto pelo menos umas 12, mas a maioria não é oficial, mesmo assim ficam dentro da área do parque. Algumas estão mais fechadas que outras pela falta de uso. E tenho certeza que existem caminhos lá que ainda não conheço.
É que estou com intenção de fazer um tour pelas grandes travessias do Parque, incluir Frades, Deuses, Caledónia, Bonsucesso e outras mais pelo caminho.
Olá Marcelo! Tudo bem? Há muita diferença entre a travessia reversa e a clássica? Porque agora não se vendem os ingressos para a travessia clássica num dia só?
Olá Pedro! Tudo bem aqui, e você? Eu não voltei na Serra Fina após sua 'privatização'. Em todas as vezes que fiz, era muito mais difícil fazer no sentido inverso porque os bambuzinhos se cruzavam de tal forma que, quando passava no sentido convencional, os mesmos se abriam, e no reverso eles travavam a passagem, principalmente quando se estava de cargueira. Porém, um amigo que foi esse ano me disse que a trilha não se parece mais com o que era, dando a impressão que passaram roçadeira nas laterais. Não tenho como confirmar porque minha última travessia foi em 2019.
Não sei quanto aos ingressos pra travessia de um dia, mas acredito que se entrar em contato direto com os atuais 'proprietarios' (vergonha - não se pode ser dono de uma montanha) talvez você consiga, tenho ouvido de grupos pequenos que têm feito em um dia.
Está bem! Vou pesquisar! Concordo com você na questão dos “donos da montanha”! Vergonha mesmo! Mas, eles não estão respondendo nem por e-mail nem WhatsApp