Serra e Cascatas de aboboreira-Baião

Photo ofSerra e Cascatas de aboboreira-Baião Photo ofSerra e Cascatas de aboboreira-Baião Photo ofSerra e Cascatas de aboboreira-Baião

January 26, 2024
December 2023

near Friande, Porto (Portugal)

iniciamos e aconselhamos o inicio do percurso no parque de merendas junto á estrada. Assim começamos a parte mais bela e difícil da caminhada, pois são cerca de 3km em ascensão com diversas cascatas e levadas. Fizemos este percurso em dezembro e aconselhamos fazê-lo no inverno para o rio ter caudal e assim ser mais belo o percurso. Tem algumas zonas com passagem algo complicada junto ao rio.

Terminada a fase do rio, a subida continua até á parte mais alta da serra da aboboreira, de onde é possível observar toda a envolvência da serra . De lá de cima temos vista para a serra do Marão e em vista também a senhora da serra que é o ponto mais alto do Marão. Também vemos o Alvão e suas eólicas. de seguida escolhemos a visita ao conjunto megalítico da serra da aboboreira: anta das meninas do castro e anta chã de parada. O resto da caminha é o regresso ao ponto de partida