Serra dos Órgãos: Circuito Cobiçado x Ventania

Photo ofSerra dos Órgãos: Circuito Cobiçado x Ventania Photo ofSerra dos Órgãos: Circuito Cobiçado x Ventania Photo ofSerra dos Órgãos: Circuito Cobiçado x Ventania

September 25, 2022
August 2022

near Cascatinha, Rio de Janeiro (Brazil)

Circuito realizado em um único dia, passando nos principais pontos da travessia Cobiçado - Ventania.

COMO CHEGAR:
O circuito tem início no bairro de Caxambu, na zona urbana de Petrópolis, distando cerca de 7km da área central. O acesso pode ser feito de ônibus, há pelo menos uma linha atendendo ao bairro. Indo em veículo próprio, uma alternativa é deixá-lo na pracinha do Caxambu, próximo ao posto de saúde.

Para mais detalhes, utilize a ferramenta "Driving directions to start point", disponível na versão web do Wikiloc. O Google Maps conduz perfeitamente ao ponto inicial.

A TRILHA:
Saindo da pracinha de Caxambu, seguimos pela direita, subindo pelo Caminho do Cobiçado, uma rua asfaltada do bairro. A medida que a distância aumenta, a subida vai ficando mais forte, até que se chega ao fim da rua, um local com muita lavouras. Tomamos uma espécie de beco à esquerda, de terra batida. O beco se transforma em uma estradinha precária e por ela subimos até o início efetivo da trilha.

A trilha tem início no interior de um capão de mata e logo ganha os campos da Serra do Mar. Nas proximidades do Cobiçado o caminho fica mais irregular, com diversos degraus. Logo alcançamos o Morro do Cobiçado, com menos de 5km de caminhada.

Após o Cobiçado, a trilha segue em declive, tornando a subir depois de algumas centenas de metros, para alcançar o Alto dos Vândalos. Ponto culminante da travessia. A partir deste ponto a trilha segue pela crista da serra e mais a frente margeia a Pedra do Diabo. O acesso ao cume da Pedra do Diabo é pelo "dorso" da rocha.

Depois da Pedra do Diabo, há um pequeno top na trilha, porém o local possui a vegetação mais alta, impedindo o visual do entorno. Na sequência tem início uma forte descida, com diversos degraus. A trilha desemboca em uma parte com o relevo mais estável e por ele segue em ligeiro declive até o Alto da Ventania, com visual para a região de Santo Aleixo e Guapimirim.

Após o Ventania a trilha segue em declive moderado até encontrar a rua do bairro, do outro lado do córrego Caxambu. O final do circuito é pelo asfalto até reencontrar a pracinha do posto de saúde.

OBSERVAÇÕES:
- Caminhada de nível moderado para experientes. Para iniciantes pode ser uma jornada difícil em virtude da irregularidade do terreno, dos aclives e declives acentuados;

- Acesso livre e gratuito. Não é necessário fazer nenhum tipo de reserva antes de percorrer esta trilha. Acredito que todo o circuito é feito por áreas públicas, que pertencem ou estão na zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos;

- A caminhada pode ser realizada nos dois sentidos, a diferença em termos de dificuldade ou esforço físico é mínima;

- Pouca disponibilidade de água pela rota, principalmente nos trechos mais elevados;

- Não há qualquer tipo de infraestrutura ao longo da trilha. Leve água e lanche suficientes. Há sinal de telefone em boa parte do circuito.