Serra do Risco - Arrábida

March 8, 2024
November 2023

near Calhariz, Setúbal (Portugal)

Trilha circular a partir de Calhariz, com passagem por:
- Píncaro (3.8 km)
- Marmitas de Gigante (7,8 km)

Estaciona-se o carro na estrada, pouco depois de Casais da Serra e entra-se no Parque Natural, em direção ao mar para depois começar a longa subida da serra. O declive nem é muito acentuado, tirando um ou dois locais, mas torna-se dificil pelo piso, com muita rocha escorregadia e muito tojo e arbustos, muitas vezes da nossa altura, para ultrapassar. Mangas compridas e calças são recomendadas.

Toda a serra permite vistas lindas para o mar e para o interior, e são frequentes as paragens para ir a mais um miradouro ver as vistas. Sobe-se continuamente até ao marco geodésico, seguindo sempre na crista da serra e o mais possivel junto à falésia.

Daí o percurso é sempre a descer, e vai-se tornando mais fácil, com vistas agora para o outro lado, nomeadamente para uma pedreira que por ali há.

Depois de contornar a pedreira, estamos já no sopé da serra seguindo pelos habituais estradões da Arrábida. A meio do regresso, tentámos aceder às marmitas de gigante através de um trilho que se faz pelo leito de uma ribeira e que apresenta alguns desafios, um dos quais nos impediu completamente de prosseguir. Era um desnivel grande, rodeado de vegetação cerrada por ambos os lados, e que não quisemos arriscar ultrapassar, mas diria que é fazível em condições mais secas (quem quiser ir às Marmitas sem ser por este trilho, pode dar a volta pelo estradão, seguindo em frente em vez de virar para este trilho).

Sem qualquer possibilidade de abastecimento, cafés ou restaurantes em todo o percurso.

Chapeu, calças e mangas compridas aconselháveis (caso contrário pode ter esfoliação gratuita).