Photo ofSerra do Marão: de Ansiães à Senhora da Serra pelos trilhos 'Rio Marão' e 'Marão tem Sangue Azul' Photo ofSerra do Marão: de Ansiães à Senhora da Serra pelos trilhos 'Rio Marão' e 'Marão tem Sangue Azul' Photo ofSerra do Marão: de Ansiães à Senhora da Serra pelos trilhos 'Rio Marão' e 'Marão tem Sangue Azul'

April 15, 2022
April 2022

near Anciães, Porto (Portugal)

1. A serra do Marão, motivo de inspiração para escritores (Miguel Torga e Teixeira de Pascoais) e de atração para caminheiros, motoqueiros, ciclistas, caçadores e pescadores, constitui um todo impressionante: escarpas e fragas agressivas nas vertentes viradas para Vila Real; montes mais arredondados nas vertentes viradas para Amarante e Baião; vistas arrebatadoras sobre as Serras do Alvão, Aboboreira e Montemuro; capela de Nossa Senhora da Serra no ponto mais alto da serra; grande diversidade florestal (giesta, urze, carqueja e tojo nas partes mais altas e árvores de grande porte como os carvalhos, castanheiros, bétulas, freixos, pinheiros e ciprestes nas partes mais baixas dos vales das ribeiras e dos rios); antigas minas de volfrâmio; água que corre nos leitos de rios e ribeiras; corsos, perdizes e raposas; ar puro que se respira; silêncio que convida ao relaxamento, à contemplação e à descoberta.
Neste contexto diversificado são muitas as atividades a que a serra convida e que vão da caminhada, à escalada, aos desportos aventura e ao BTT.
2. O presente percurso, circular e não marcado (encontram-se marcas do "PR6 - Rio Marão” e do "PR Marão tem Sangue Azul”), tem início e fim na aldeia de Ansiães, mais precisamente, no largo da Pinha. Foi desenhado com base na articulação de dois trilhos - o "PR6 - Rio Marão" e "O Marão tem Sangue Azul" e na intenção (e concretização) de passar pelos dois picos mais altos da serra do Marão (o posto de vigia do Marão e a Senhora da Serra). Desenvolve-se por trilhos muito bem definidos e caminhos florestais em ótimo estado de circulação.
3. Depois de tomado o café da manhã no Café da Pinha (Ansiães), seguimos pelo traçado do "PR 6 - Rio Marão”, ao longo do rio Marão, até P1 (cerca de 2 km). Abandonamos o rio e o PR6 e dirigimo-nos ao Viveiro do Torno, no ribeiro do Ramalhoso (local bucólico muito aprazível). Daqui seguimos novamente pelo PR6 ao longo de uma fabulosa levada (a levada do Ramalhoso) até às antigas minas de estanho e volfrâmio do Ramalhoso. Este é mais um local de paragem obrigatória: confluência de duas ribeiras, uma imponente cascata (quando a ribeira vai cheia), uma mata em regeneração de castanheiros, bétulas, carvalhos e as ruínas das minas. Continuamos, a meia encosta, pelo PR6 mais umas largas centenas de metros passando pela entrada de duas minas e um fotogénico túnel. Em P2, abandonamos o PR6, e a partir daí foi subir ... subir, por um caminho panorâmico, até ao posto de Vigia do Marão (1.344 m de altitude). Grande esforço plenamente compensado pelas amplas e espetaculares vistas panorâmicas sobre a ribeira do Ramalhoso, o vale de Ansiães, a Pousada do Marão, o vale da Campeã e a cidade de Vila Real. Recuperadas as forças, rumamos, por um trilho muito bonito que segue pela cumeada da serra até ao seu ponto mais alto (1467 metros) - a Senhora da Serra. Mais um miradouro com vistas de fazer suspender a respiração. Da Senhora da Serra, descemos até ao início de um espetacular trilho – o trilho “o Marão tem Sangue Azul”. Por esse trilho descemos ao longo da ribeira da Póvoa/Fervença até à aldeia da Póvoa, passando pelo parque de Merendas da Póvoa (local muito acolhedor, densamente arborizado e com uma interessante “piscina” fluvial). Este troço do percurso é simplesmente fabuloso. Da Póvoa, seguimos por por um trilho aberto entre socalcos e campos agrícolas até Ansiães - local onde iniciamos o percurso..
4. Em síntese, diríamos que este é um excelente percurso: longo quanto baste (difícil apenas pela extensão - cerca de 28 km), muito diversificado (2/3 por vales de rios/ribeiras densamente arborizados e 1/3 por cumeadas), com vistas panorâmicas inesquecíveis. Proporciona um conhecimento bastante completo do que de melhor tem a serra do Marão.
5. Pontos de interesse? Tem muitos (sobretudo durante os meses de abril e maio, mas também no outono):
1. Água – muita água: cerca de 75% da sua extensão é ao longo do rio Marão e das ribeiras do Ramalhoso e da Póvoa/Fervença e seus afluentes.
2. 6/7 locais muito aprazíveis/idílicos: o Viveiro do Torno, as minas do Ramalhoso, o miradouro do posto de vigia do Marão, o miradouro da Senhora da Serra, o Parque de Merendas da Póvoa (local que, para além da beleza, constitui, no verão, um cenário ideal para momentos de lazer e recreação), o vale/mata dos Escuteiros e a mata da Ribeira.
3. Troços do percurso fabulosos, em especial: ao longo do rio Marão, ao longo da levada do Ramalhoso (do Viveiro do Torno às Minas do Ramalhoso) e ao longo da ribeira da Póvoa e seus afluentes.
4. O intenso colorido da giesta, da urze e do tojo nos meses de abril e maio (meses ideais para realizar este percurso).

Alerta:
0 percurso é longo (27/28 km), mas tecnicamente pouco exigente (os caminhos e os trilhos são de fácil circulação). Da Senhora da Serra (mais precisamente de P3) a P4 fizemos cerca de 300 metros a corta mato (muito fácil). Este corta mato pode ser evitado seguindo o trajeto indicado pelas bandeirolas 1.

OUTROS PERCURSOS NESTA ZONA:

P2

PictographBridge Altitude 2,813 ft

Mina

Posto de Vigia do Marão (1344 m)

Senhora da Serra (1416 m)