Activity

SERRA DO GEREZ - PÉ DE CABRIL PELA FACE NORTE - CIRCULAR

Download

Trail photos

Photo ofSERRA DO GEREZ - PÉ DE CABRIL PELA FACE NORTE - CIRCULAR Photo ofSERRA DO GEREZ - PÉ DE CABRIL PELA FACE NORTE - CIRCULAR Photo ofSERRA DO GEREZ - PÉ DE CABRIL PELA FACE NORTE - CIRCULAR

Author

Trail stats

Distance
7.21 mi
Elevation gain
2,270 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,270 ft
Max elevation
4,061 ft
TrailRank 
57 5
Min elevation
2,022 ft
Trail type
Loop
Time
6 hours 28 minutes
Coordinates
1730
Uploaded
May 27, 2016
Recorded
May 2016
  • Rating

  •   5 1 review
Share

near Campo do Gerez, Braga (Portugal)

Viewed 716 times, downloaded 18 times

Trail photos

Photo ofSERRA DO GEREZ - PÉ DE CABRIL PELA FACE NORTE - CIRCULAR Photo ofSERRA DO GEREZ - PÉ DE CABRIL PELA FACE NORTE - CIRCULAR Photo ofSERRA DO GEREZ - PÉ DE CABRIL PELA FACE NORTE - CIRCULAR

Itinerary description

Trilho do Pé do Cabril desde o Campo do Gerês, contornado a sua face oeste e norte.

Algumas notas sobre o PNPG:
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) foi criado em 1971 e integra a Rede Nacional de Áreas Protegidas, gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). Abrange os concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre, dos distritos de Viana do Catelo, Braga e Vila Real, totalizando uma área de 70 290 ha, dos quais, 45 577 ha são terrenos baldios, isto é, pertencentes às comunidades locais dedicados principalmente à exploração pastorícia, mas também outras potencialidades económicas. O P.N.P.G. é a única área protegida nacional que possui a categoria de Parque Nacional, o nível mais elevado de classificação das áreas protegidas.
O Parque possui uma rede de 30 PRs e várias GR passam na totalidade ou parcialmente no Parque, como o GR 50(Grande Rota da Peneda Gerês), GR 34 (Grande Rota da Serra Amarela), o GR1 AVV (Travessia das Serras da Peneda e Soajo) e o GR2 AVV (Grande Rota de Montanha do Alto Minho)
Os PRs estão distribuidos pelas várias Portas do PNPG:
Porta do Lindoso
Porta do campo do Gerês
Porta de Lamas de mouro
Porta do Mezio
Porta de Montalegre
Cento de educação ambiental do Vidoeiro

Descrição do Trilho
Podemos alcançar o Pé de Cabril de várias formas, mas este trilho é dos mais interessantes. Ao contornar toda a face oeste e norte percorremos uma longa extensão da encosta do maciço, acompanhando uma ampla faixa da albufeira de Vilarinho das Furnas.
O trilho inicia-se por um estradão de terra batida que parte da curva antes da ponte e da Vila do Campo de Gerês
Cerca de 500 metros após, o trilho bifurca-se; o da direita sobe em direção à Casa da Junceda; o da esquerda permite um acesso mais direto ao Pé de Cabril. Seguimos pela esquerda, deixando duas linhas de água ao nosso lado direito.
Mais adiante viramos a norte, iniciando uma longa subida, contornando a Fraga do Suadouro. Ao atingir o primeiro prado, sensivelmente à cota de 1000mts deparamo-nos com nova bifurcação. Pela direita alcançaríamos o Pé de Cabril pela Face Sul. Seguimos pelo caminho da esquerda, pior marcado que o primeiro.
Seguimos então pela longa encosta oeste e norte do Maciço, podendo observar vários vales de grande declive, bem como as Fragas do Sarrilhão e claro, a Albufeira de Vilarinho das Furnas.
Na encosta Norte o caminho cruza-se com outro que vem da Portela de Leonte; a partir daqui aproximamo-nos da imponente elevação granítica e depois de travessar um túnel inicia-se a trepada para o cume. Ultrapassamos alguns passos mais difíceis que obrigam a um cuidado especial com a rocha molhada.
Com ânimo chegamos ao cume: são 1238 metros de altitude. A paisagem é magnifica: albufeira da Caniçada e Vilarinho das Furnas; os inúmeros vales profundos do Gerês; a Serra Amarela e o Borrageiro e toda a serrania envolvente.
O destrepe é feito com cuidado; o caminho de regresso foi feito pela face Sul. O terreno é menos acidentado. Apos um primeiro prado com cabana, viramos à direita. Apos nova descida alcançamos o prado da subida. A partir daqui usamos o mesmo caminho.
Foram 6 horas em contacto íntimo com a magnífica Natureza que o Gerês nos proporciona

Comments  (2)

  • Photo of Tetititu
    Tetititu Sep 2, 2023

    Muito bom percurso de montanha, pela Serra do Gerez. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Sep 2, 2023

    Gracias tetititu por tu contrário y avaliacion. La Serra do Gerês tiene rincones llenos de belleza
    Fuerte abrazo

You can or this trail