Photo ofSerra do Gerês: Trilho dos Poços Verdes do Sobroso(= Trilho das 7 Lagoas do Xertelo): PR9-MTR Photo ofSerra do Gerês: Trilho dos Poços Verdes do Sobroso(= Trilho das 7 Lagoas do Xertelo): PR9-MTR Photo ofSerra do Gerês: Trilho dos Poços Verdes do Sobroso(= Trilho das 7 Lagoas do Xertelo): PR9-MTR

1969
August 6, 2022
August 2022

•   4.3 1 review

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Início e fim na aldeia do Xertelo.
É um trilho circular muito bem sinalizado e relativamente fácil de fazer se não estiver de chuva ou o chão molhado uma vez que se caminha, em algumas partes, por rochas nuas e íngremes. Dificuldade acrescida na travessia do rio Cabril se tiver muito caudal. No dia da nossa caminhada as condições estavam perfeitas para fazer o trilho e não se sentir esses perigos. Alertar também para o fato de ser um trilho muito exposto, poucas árvores há. Em dias de calor, deve-se ir preparado com bastante água, chapéu e protetor solar.
Parte do trilho desenrola-se dentro da "Área de Proteção Parcial Tipo II" do PNPG pelo que existem algumas restrições de circulação para grupos com mais de 15 pessoas, neste caso é necessário solicitar autorização ao ICNF.
Pontos de Interesse: Aldeia de Xertelo, Fojo do Lobo, Poio das Cabras, passagem no Rio Cabril a vau, Silha dos ursos de Cadeiró, Poços Verdes do Sobroso, Levada da Água, Moínho de Cubo Vertical.
Caminhar na Serra do Gerês é sempre um prazer para nós. A intenção com este trilho era fazer uma caminhada e ao mesmo tempo usufruir das lindas lagoas do Xertelo, aproveitando o dia fantástico de Verão que estava. É importante estar alguma temperatura que "puxe" ir à água e nesse dia estava a temperatura perfeita. Também pelo motivo da temperatura escolhemos fazer o trilho no sentido contrário ( nós fizemos no sentido dos ponteiros do relógio) ao que está no painel informativo em Xertelo, achamos que devíamos fazer a 1ª parte mais díficil (a subir) pela manhã, ainda fresquinhos e chegar ás lagoas a tempo para um banho á hora do almoço. Depois do banho interminável e do almoço (e com a temperatura mais alta) fazer a 2ª parte mais fácil do percurso. O caminho de volta é feito pela zona da levada de água, é um caminho estreito de pastores de muita beleza.
Foi um dia maravilhoso.

Cruzeiro da Nossa Senhora da Saúde

Fojo do Lobo

Caminho

Travessia do Rio Cabril

Lagoa Escondida

Silha

Caminho sempre a subir até chegar ás lagoas, sempre muito exposto

Miradouro para as Lagoas

PictographInformation point Altitude 2,467 ft

Ribeiro do Pinhedo

tiramos esta foto para mostrar o caminho que fizemos na 1ª parte do trilho vista da encosta contrária, um risco no monte

Moinho de Cubo Vertical

• Photo of Debora Weber
    Debora Weber Aug 6, 2022

é permitido acampar ?

• Photo of fsoares81
    fsoares81 Aug 6, 2022

Penso que não é permitido. Eventualmente junto à Aldeia de Xertelo. É melhor consultar o Parque Natural da Peneda Gerês que lhe darão informação com mais detalhe.