Photo ofGerês: Sirvozelo - cascata Cela Cavalos - curral Biduiça - curral Fornalinho - poço Dola - albufeira da Paradela Photo ofGerês: Sirvozelo - cascata Cela Cavalos - curral Biduiça - curral Fornalinho - poço Dola - albufeira da Paradela Photo ofGerês: Sirvozelo - cascata Cela Cavalos - curral Biduiça - curral Fornalinho - poço Dola - albufeira da Paradela

February 26, 2023
February 2023

•   5 2 Reviews

near Sirvozelo, Vila Real (Portugal)

“Há sítios no mundo que são como certas existências humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles (Miguel Torga).

1. O Gerês é uma serra de impressionante beleza paisagística: imponentes picos graníticos (Nevosa, Carris, Pé do Cabril, Rocalva, Roca Negra, …); vales profundos e encaixados que suportam uma densa rede hidrográfica que possibilita uma grande variedade de formas de vida e de vivências; gigantescos anfiteatros proporcionando cenários sem igual; uma vasta variedade de flora (carvalhos, castanheiros, azevinhos, medronheiros, teixos, vidoeiros e pinheiros nórdicos nas partes mais baixas e, nas partes mais altas, pequenos arbustos como urzes, tojos, carquejas e várias plantas medicinais) e de fauna (corços, garranos, lobos, aves de rapina); miradouros com vistas deslumbrantes (Pedra Bela, Junceda, Ermida, Rocas, Silhas, Fraga Negra, Boneca, Preguiça …); cascatas e poços idílicos (Pincães, Cela Cavalos, Arado, Fecha de Barjas, Sete Lagoas do Xertelo, Poço Azul …).
O somatório de todas estas características faz do Gerês o santuário de todos os amantes da natureza.
2. Conhecer e vivenciar parte do património paisagístico do Gerês, mais precisamente as cascatas Cela Cavalos e Dola, os prados Biduiça e Fornalinho de Baixo e fruir a beleza e dificuldade de trilhos “à gerês” (acidentados, pedregosos, mal definidos) foi o motivo que nos levou a desenhar e a realizar o presente percurso.
3. Começamos e terminamos na aldeia de Sirvozelo. De Sirvozelo dirigimo-nos a aldeia de Cela por um trilho lindíssimo (trilho marcado). Em Cela, fizemos um desvio para conhecer um estábulo cravado num espetacular rochedo (muito interessante). Descemos até à capela de Santa Luzia (um miradouro com vistas amplas sobre o vale do rio Cávado). Continuamos por um caminho rural até à ribeira das Cavadas e à cascata Cela Cavalos. Espetacular! Terminada a sessão fotográfica, subimos, ao longo de um ribeiro, por um belíssimo trilho aberto entre medronheiros. Chegados à EM 308 foi penar durante cerca de 2 km. Abandonada a estrada, subimos ao longo da ribeira da Abelheira até à Portela de Entre Caminhos (troço, com cerca de 2 km, bastante monótono). A partir daqui até ao Curral da Biduiça foi desfrutar das fantásticas vistas panorâmicas sobre as ribeiras Biduiça, Lamas do Compadre, Candela e Dola e sobre os picos graníticos Castanheiro, Calvário, Compadre, Cornos de Candela e Pejeiroz. Do Curral da Biduiça dirigimo-nos por um trilho muito mal definido e muito fácil de perder até ao Curral Fornalinho de Baixo (ponto de inversão do sentido da marcha). Descemos ao longo das ribeiras Candela (primeiro) e Dola (depois) até ao belíssimo poço/cascata Dola. Daqui regressamos à Portela de Entre Caminhos por um trilho bastante íngreme. A partir deste miradouro e cruzamento de caminhos foi desfrutar do acidentado trilho e das vistas superlativas sobe o vale da ribeira Dola, os picos Picota e Pejeiroz, a Albufeira da Paradela e as aldeias de Parada de Outeiro e Outeiro (estas do outro lado da albufeira). Os últimos 2 km foram feitos por caminho florestal ao longo da albufeira.

4. Alerta:
O percurso não está marcado. Encontram-se muitas mariolas que levam a onde se quiser ir desde que se saiba para onde e por onde ir (há mariolas por tudo quanto é trilho). A utilização do GPS é fundamental.

OUTROS PERCURSOS NESTA ZONA:

Mata/trilho dos medronheiros

PictographBridge Altitude 2,344 ft

Conduta de água

Photo ofPortela de Entre Caminhos (miradouro) Photo ofPortela de Entre Caminhos (miradouro) Photo ofPortela de Entre Caminhos (miradouro)

Portela de Entre Caminhos (miradouro)

PictographPark Altitude 3,263 ft

Corgo das Lombas do Compadre

Ribeiro Dola

Poço Dola

Miradouro (poço e vale da ribeira Dola)

Miradouro

Miradouro (albufeira da Paradela)

PictographTree Altitude 2,850 ft

• Geraldo Martinho Mar 10, 2023

Sem dúvida que a parte do percurso feito em estrada e, a subida até à Portela de Entre Caminhos, não são nada apetitosos...
    Depois, vem a compensação: vistas muito bonitas e até deslumbrantes até perto da Albufeira da Paradela.

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Mar 24, 2023

Viva, João Quina! Por sugestão da Tita Fernandes, voltei ao belíssimo Poço Dola mas desta vez segui o seu trilho, via Sirvozelo. Optamos por fazer o percurso no sentido contrário ao vosso, pois já sabia que subir o vale da ribeira da Abelheira é cá um castigo... o troço entre a albufeira de Paradela e o miradouro sobre o vale do Dola era novo para mim e gostei muito do trilho por caminho de pé posto. Todo o restante percurso já conhecia mas deu-me muito prazer voltar a percorrer estes lugares maravilhosos. E a cascata de Cela Cavalos estava deslumbrante, com um caudal invejável e, sobretudo, sem turistas nem veraneantes!!! Aliás, devido ao caudal das ribeiras estar bastante forte, tivemos que optar não fazer o troço dos currais (Formalinho de Baixo e Lomba dos Compadres), pois atravessar as ribeiras revelou-se toda uma outra aventura. É uma zona belíssima do PNPG à qual gosto de voltar sempre que tenho oportunidade. Obrigado pela partilha! Abraço e continuação de ótimas caminhadas.

quinajoão May 22, 2023

João Marques Fernandes, bom dia.
    Sou seu seguidor desde que, há cerca de 6/7 anos, comecei a praticar pedestrianismo com regularidade. O ainda pouco conhecimento que tenho do Marão/Alvão, da Freita, do Gerês e do Douro a si (e aos Caminhantes) o devo. Aliás, a maior parte dos percursos que partilho no wikiloc têm por base percursos seus. Também por isso, agradeço o seu comentário e folgo que tenha gostado da parte do percurso que não conhecia.
    Abraço e continue a conceber, realizar e partilhar percursos com descrições inigualáveis.

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Jun 5, 2023

Viva, João Quina! Só li agora esta sua mensagem, pelo que peço desculpa por tardiamente retribuir as suas simpáticas palavras. Seria um enorme prazer podermos vir a partilhar uma caminhada pelas nossas belas serras. Tenho caminhado algumas vezes com a Tita e o Filipe, mas com o Geraldo já faz muito tempo que não nos encontramos (julgo que a última vez foi numa caminhada com os CSM, faz já muito tempo). Costumo caminhar todos os sábados com os CSM, mas também é bom quebrar rotinas e acompanhar outros grupos, tal como venho fazendo com o Joaquim Moreira (Caminhantes). Vou acompanhando por aqui as vossas aventuras e, reitero, seria um prazer acompanhar-vos numa oportunidade que surja. Até que essa oportunidade se concretize, daqui lhe envio um abraço e expresso a admiração reciproca por quem também vive a montanha com respeito e dedicação. Grande abraço!

• Photo of Daniela Areias
    Daniela Areias Jul 14, 2023

Bom dia, é necessário licença?

quinajoão Jul 14, 2023

Não para grupos com menos de 10 elementos.

• Photo of Daniela Areias
    Daniela Areias Jul 14, 2023

Acha arriscado só para uma pessoa?
    Obrigada

quinajoão Jul 14, 2023

Não, dependendo dos hábitos da pessoa. Eu faço muitos percursos sem companhia.