Serra do Gerês: rota dos miradouros e das cascatas da Ermida

Photo ofSerra do Gerês: rota dos miradouros e das cascatas da Ermida Photo ofSerra do Gerês: rota dos miradouros e das cascatas da Ermida Photo ofSerra do Gerês: rota dos miradouros e das cascatas da Ermida

February 1, 2023
January 2023

•   4.3 1 review

near Ermida, Braga (Portugal)

“Há sítios no mundo que são como certas existências humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles (Miguel Torga).
1. O Gerês é uma serra de impressionante beleza paisagística: imponentes picos graníticos (Nevosa, Carris, Pé do Cabril, Rocalva, Roca Negra, …); vales profundos e encaixados que suportam uma densa rede hidrográfica que possibilita uma grande variedade de formas de vida e de vivências; gigantescos anfiteatros proporcionando cenários sem igual; uma vasta variedade de flora (carvalhos, castanheiros, azevinhos, medronheiros, teixos, vidoeiros e pinheiros nórdicos nas partes mais baixas e, nas partes mais altas, pequenos arbustos como urzes, tojos, carquejas e várias plantas medicinais) e de fauna (corços, garranos, lobos, aves de rapina); miradouros com vistas deslumbrantes (Pedra Bela, Junceda, Ermida, Fraga do Justo, Rocas, Silhas, Fraga Negra, Boneca, Preguiça, Vela …); cascatas e poços idílicos (Pincães, Cela Cavalos, Arado, Fecha de Barjas, Sete Lagoas do Xertelo, Poço Azul, Rajada …).
O somatório de todas estas características faz do Gerês o santuário de todos os amantes da natureza.
2. Conhecer e vivenciar uma pequeníssima parte do património paisagístico do Gerês, mais precisamente alguns dos miradouros e das cascatas de referência existentes na freguesia de Vilar da Veiga, foi o motivo que nos levou a desenhar e a realizar o presente percurso, circular e não marcado.
3. Começamos e terminamos na Ermida. Subimos pelo traçado do “PR Sobreiral da Ermida” até à Cascata do Arado - um espetáculo visual e sonoro (janeiro). No trajeto, passamos por dois miradouros com vistas soberbas sobre o vale do rio Arado (Fraga do Justo e Rocas) e fizemos um desvio a uma interessante cascata existente umas centenas de metros a jusante da ponte do Arado. Apreciada e fotografada a magnifica cascata do Arado, dirigimo-nos ao próximo destino – o Poço Azul, no rio Conho. Foi subir … subir … por trilho relativamente bem definido assinalado por algumas mariolas até ao ponto “passagem de montanha”. Deste ponto, a vista sobre a parte superior do vale do rio Conho e sobre os colossos graníticos da Rocalva, Roca Negra e Borrageiro são imperdíveis. Terminada a subida, descemos por trilho, aqui e ali mal definido, até ao rio Conho (cuidado para não perder o trilho; nós perdemo-lo mais do que uma vez). Seguimos, depois, pelas margens do rio até ao famoso e idílico Poço Azul. Continuamos a descer por trilho existentes nas margens do rio até à ponte das Servas. Na ponte das Servas abandonamos o rio Conho e dirigimo-nos novamente ao rio Arado, mais precisamente à cascata da Rajada, passando por um belíssimo bosque de bétulas (junto à “Casa do Médico”), por umas espetaculares formações rochosas (junto à corga Feia) e por um troço do percurso simplesmente deslumbrante (entre a corga Feia e a cascata da Rajada). Continuamos na direção dos miradouros das Silhas e da Vela, ambos com vistas sobre a parte inferior do rio Arado. Do miradouro da Vela, dirigimo-nos ao último ponto de referência pré-definido - a emblemática e lindíssima cascata Fecha de Barjas (também conhecida por Taihti), onde chegamos ao pôr do sol (já bastante tarde para a sessão fotográfica). Cumpridos os objetivos propostos (conhecer ou revisitar: os miradouros Fraga do Justo, Rocas, Silhas e Vela e as cascatas Arado, Poço Azul, Rajada e Fecha de Barjas) resolvemos acionar o plano B - regressar à aldeia da Ermida pelo trajeto mais curto. O plano A, entre os pontos P4 e P5, constava de um caminho florestal, identificado pelas bandeirolas 1, que existe a meia distância entre o rio Fafião e a estrada.
4. Em síntese, diríamos que este é um percurso espetacular dos muitos, igualmente espetaculares, que existem no Gerês e que tem como principais pontos de passagem e de interesse:
• Miradouro da Ermida
• Miradouro Fraga do Justo
• Miradouro das Rocas
• Cascata “sem nome”, no rio Arado
• Ponte e cascata do Arado
• Miradouro “passagem de montanha”
• Poço Azul
• Troço do percurso entre a corga Feia e a cascata da Rajada (fabuloso!)
• Cascata da Rajada
• Miradouros das Silhas
• Miradouro da Vela
• Cascata de Fecha de Barjas
A maior parte destes pontos não carece de elogio. São referenciados e elogiados na maior parte dos sites turísticos sobre o Gerês.
5. Alertas:
• Consideramos o percurso difícil devido a duas ordens de razões: i) à sua extensão (23 km no Gerês são sempre muito desgastantes); ii) à dificuldade do troço entre a ponte/cascata do Arado e a Ponte das Servas no rio Conho; este troço consta de um trilho nem sempre bem definido, com alguns declives acentuados e com 3 passagens “a vau” do rio Conho que podem obrigar a descalçar as botas se o caudal do rio for elevado.
• A descida entre os pontos “passagem de montanha” e “rio Conho, exige muito atenção. Este troço do trilho, para além das dificuldades técnicas que levanta, é muito fácil perde-lo.
• Devido a condicionantes temporais, tivemos de abreviar/reduzir a parte final do percurso. De P4 (cascata da Fecha de Barjas) a P5 (Ermida) seguimos pelo trajeto mais curto, o que nos “obrigou” a passar duas vezes pelo troço entre P2 e P3. O caminho projetado seguia, a meia distância, entre a estrada e o rio Fafião e está assinalado pelas bandeirolas 1.

OUTROS PERCURSOS NESTA ZONA:

P3

PictographBridge Altitude 1,156 ft

Ponte (rio Arado)

Photo ofMiradouro da cascata Fecha de Barjas Photo ofMiradouro da cascata Fecha de Barjas Photo ofMiradouro da cascata Fecha de Barjas

Miradouro da cascata Fecha de Barjas

P4

P5

Café

• Geraldo Martinho Feb 7, 2023

A caracterização do percurso, feita pelo João, corresponde ao que senti quando o fiz: tem vistas deslumbrantes. É muito diversificado e equilibrado. Há partes do percurso, onde o coberto vegetal é de grande atração e, outras ,onde os afloramentos graníticos são imponentes e muito belos.