Serra do Gerês: Rota dos miradouros do Gerês

Photo ofSerra do Gerês: Rota dos miradouros do Gerês Photo ofSerra do Gerês: Rota dos miradouros do Gerês Photo ofSerra do Gerês: Rota dos miradouros do Gerês

January 30, 2023
January 2023

•   4.3 1 review

near Geres, Braga (Portugal)

“Há sítios no mundo que são como certas existências humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles" (Miguel Torga).

1. O Gerês é uma serra de impressionante beleza paisagística: imponentes picos graníticos (Nevosa, Carris, Pé do Cabril, Rocalva, Roca Negra, …); vales profundos e encaixados que suportam uma densa rede hidrográfica que possibilita uma grande variedade de formas de vida e de vivências; gigantescos anfiteatros proporcionando cenários sem igual; uma vasta variedade de flora (carvalhos, castanheiros, azevinhos, medronheiros, teixos, vidoeiros e pinheiros nórdicos nas partes mais baixas e, nas partes mais altas, pequenos arbustos como urzes, tojos, carquejas e várias plantas medicinais) e de fauna (corços, garranos, lobos, aves de rapina); miradouros com vistas deslumbrantes (Pedra Bela, Junceda, Ermida, Fraga do Justo, Rocas, Silhas, Fraga Negra, Boneca, Preguiça, Vela …); cascatas e poços idílicos (Pincães, Cela Cavalos, Arado, Fecha de Barjas, Sete Lagoas do Xertelo, Poço Azul, Rajada …).
O somatório de todas estas características faz do Gerês o santuário de todos os amantes da natureza.
2. Conhecer e vivenciar uma pequeníssima parte do património paisagístico do Gerês, mais precisamente alguns dos miradouros de referência existentes em volta da vila do Gerês foi o motivo que nos levou a desenhar e a realizar o presente percurso tendo por referência dois PRs: o “PR6 Trilho dos Miradouros” que se desenvolve na encosta da margem direita do rio Gerês e o “PR3 Trilho dos Currais” que se estende pela vertente esquerda do referido rio.
3. Começamos e terminamos no Gerês. Da parte da manhã realizamos o Trilho dos Miradouros e da parte de tarde o Trilho dos Currais.
Do Gerês, subimos em direção ao Miradouro da Fraga Negra passando, inadvertida e imperdoavelmente, ao lado do Miradouro do Penedo da Freira (imperdoável porque o tema central do percurso era “miradouros do Gerês”) e do campo de futebol da Pedreira. Comtempladas as espetaculares vistas sobre o vale do rio Gerês, continuamos a subir até ao fabuloso miradouro da Boneca. Panorâmicas para a direita e para a esquerda - deslumbrantes! O trilho, desde a Pedreira até ao Miradouro da Boneca, não tem nada de interessante. Diríamos que se trata de um trilho assombrado pelo denso bosque de mimosas que o escurece e entristece – uma praga. Salvam-se as fabulosas panorâmicas proporcionadas pelos dois miradouros (Fraga Negra e Boneca). Da Boneca ao Miradouro da Junceda é um “tirinho”. A paisagem que ladeia o percurso melhora e as vistas a partir deste miradouro são também elas muito boas. Depois foi descer até ao Parque de Merendas de Pedrogo. Na descida, passamos pela Casa Florestal da Junceda (abandonada como quase todas as suas irmãs) e por um outro miradouro “natural” com vistas também interessantes.
Almoço em Pedrogo e pés a caminho em direção aos famosos Miradouros da Pedra Bela (são três). Até chegarmos à Pedra Bela muitos quilómetros tivemos de andar (cerca de 8) e por alguns pontos interessantes tivemos de passar (com muito gosto, diríamos): uma cascata (foi esta cascata que nos induziu a não seguirmos desde o início o trilho dos Currais que só apanhamos umas centenas de metros depois); um fantástico bosque de medronheiros (o trilho que atravessa este bosque é imperdível e inesquecível); o prado da Lomba do Vidoeiro; o Curral de Carvalha das Éguas onde vimos alguns garranos; um troço de trilho espetacular devido às belíssimas formações rochosas que o ladeiam; e um miradouro natural com vistas para os colossos graníticos da Rocalva e da Roca Negra.
Chegados à Pedra Bela, um pouco antes do pôr do sol, a sensação foi de festa: muitos carros, muita gente, muitas máquinas fotográficas apontadas para o vale do rio Gerês e muitos telemóveis apontados ao rosto dos seus portadores. De facto, a grandiosidade das vistas justifica plenamente todo este movimento. Lindo!
Fruídas as vistas, foi dar corda às botas pelo íngreme trilho até ao ponto de partida – o Gerês (cerca de 2.5 km).

Em síntese, diríamos que se trata de um trilho particularmente interessante pelas fabulosas vistas panorâmicas que dos seus miradouros (Fraga Negra, Boneca, Junceda e Pedra Bela) é possível fruir e por dois espetaculares troços do percurso – o troço que atravessa o bosque de medronheiros (da cascata até perto da Lomba do Vidoeiro – cerca de 2 km) e o troço que passa entre um vasto conjunto de rochedos (do miradouro natural até perto do Curral da Espinheira – cerca de um 1 km).

Alertas:
• Consideramos o percurso difícil devido à extensão (cerca de 23 km) e aos desníveis acumulados (1366 metros positivos e outros tantos negativos).
• O percurso não se encontra totalmente marcado porque do Parque de Merendas de Pedrogo a umas centenas de metros para sul da cascata não seguimos o Trilho dos Currais. Desviámo-nos para norte precisamente para passarmos na cascata. Temos dúvidas se a vista da cascata compensará a alteração.

OUTROS PERCURSOS NESTA ZONA:

Curral de Carvalha das Éguas

Formações Rochosas

Curral da Espinheira

Miradouro da Pedra Bela (novo)

Miradouro da Pedra Bela

PictographPark Altitude 2,324 ft

Parque de merendas Curral do Gaio

• Geraldo Martinho Feb 4, 2023

Sejamos otimistas, pensando perspectivar um ataque às acácias na encosta até onde se encontram os miradouros da Fraga Negra e da Boneca (a partir daí, já não são tão predominantes), o percurso ganhará outra espetacularidade.