Serra do Gerês: Pincães-Cascatas do Rio de Escalheiro-Cascata de Pincães

Photo ofSerra do Gerês: Pincães-Cascatas do  Rio de Escalheiro-Cascata de Pincães Photo ofSerra do Gerês: Pincães-Cascatas do  Rio de Escalheiro-Cascata de Pincães Photo ofSerra do Gerês: Pincães-Cascatas do  Rio de Escalheiro-Cascata de Pincães

July 7, 2013
July 2013

near Pincães, Vila Real (Portugal)

Trilho realizado na Serra do Gerês, com início e fim em Pincães.

Apesar da vaga de calor (40º) decidimos rumar ao Gerês e fazer um pequeno trilho com muita água para refrescar.
Iniciamos bem cedo rumo às cascatas do Rio de Escalheiro, estas são pequenas, mas valem a pena, principalmente num dia quente como este.
No final do Vale das Traves num local conhecido por Jarela (dito pelo pastor que por lá pastoreava), temos um pequenino carvalhal junto à ponte sobre o rio Pincães, que dá para fazer uma pequena pausa à sombra e tomar uma banhoca.
A 1,5 Kms da aldeia de Pincães temos a famosa cascata, esta já muito mais imponente.

Percurso realizado: Pincães-Bosque das Bétulas-Cascatas do Rio de Escalheiro-Silha-Vale das Traves-Jarela-Cascata de Pincães-Pincães

Distância real percorrida - 10,18 Kms

Likd it very much

• Photo of aperer
    aperer Nov 10, 2018

Excelente a paisagem sobretudo as cascatas após o dias chuvosos sentimos algumas dificuldades em atravessar os cursos de água devido ao caudal

• Photo of BrunoBragaNNE
    BrunoBragaNNE May 23, 2021

Eu fiz esta trilha 💪

• kobaiin Jun 11, 2021

Eu fiz esta trilha, ou pelo menos tentei seguir o melhor possível. Começa muito bem, por trilhos, até começar a subir e vai de encontro a um caminho de pastor, mas ao chegar a cascata do rio de escarelho é onde começa a verdadeira "punição" para quem vai de calções. Não só não há um trilho como há um corta-mato ao longo da margem do rio que depois leva a travessia do rio. O que após termos tentado serpentear da melhor maneira para passar, chegamos a conclusão que era demais e já estávamos com arranhões suficientes nas pernas e fizemos a travessia mais atrás (muito mais fácil) e tentamos ir de encontro ao trilho novamente. Após passar a ponte do rio de pincães deparamos novamente com um corte no trilho e uma descida a pique por caminhos não delineados quando mais a frente existe o trilho da grande rota em direcção a Cabril que dá depois caminho precisamente para a cascata de pincães.
    Acho que pelo menos não deveria ser considerada fácil ou deveriam avisar que há desvios por trilhos não delineados, visto que não houve maneira de nos prepararmos devidamente. Falo por mim, já fiz trilhos piores, mas sabia de antemão com o que contava.