Photo ofSerra do Gerês - Fafião + cascata pequena + Vale das Traves + Fojo do Lobo de Pincães 9SET.2014 Photo ofSerra do Gerês - Fafião + cascata pequena + Vale das Traves + Fojo do Lobo de Pincães 9SET.2014 Photo ofSerra do Gerês - Fafião + cascata pequena + Vale das Traves + Fojo do Lobo de Pincães 9SET.2014

September 8, 2014
September 2014

near Fafião, Vila Real (Portugal)

A chuva estragou-nos o percurso. Com o tempo de chuva há muita lage escorregadia, pelo que é necessário ter cuidado. Devido à intempérie, nem sempre respeitamos os trilhos, atalhando sempre que podíamos. Há diversas "silhas"onde estão as colmeias, sinal de que a apicultura está presente. As silhas eram pequenos muros de pedra do tipo circular, onde no seu interior estavam as colmeias, impedindo o urso de se apoderar delas, pois era guloso por mel. O fojo do lobo de Pincães, sofreu alguma obras de conservação, sendo do tipo de paredes convergentes, terminando num poço, como os seus dois "irmãos" naquela zona da serra - o de Fafião, e o fojo de Alcântara lá para as Portas do Abelheiro. O vale das Traves, é um vale de fratura onde encontramos a cascata mais pequena, com muito pouca água. Na altura que nos preparávamos para subir à Roca da Cabreira, veio uma dura carga de água, pelo que a visita a este excelente miradouro natural, fica para a próxima.
Com agrado, verificamos que as árvores plantadas há cerca de dois anos, resistiram, e apresentam já um porte visível.

Cartografia - Folha 44 do IGE - escala 1/ 25 000.