Photo ofSerra do Gandarela: Circuito Ribeirão da Prata (Cachoeiras Café, Sol, Lua, Estrela, Maquiné, Goianás e Tonhão) Photo ofSerra do Gandarela: Circuito Ribeirão da Prata (Cachoeiras Café, Sol, Lua, Estrela, Maquiné, Goianás e Tonhão) Photo ofSerra do Gandarela: Circuito Ribeirão da Prata (Cachoeiras Café, Sol, Lua, Estrela, Maquiné, Goianás e Tonhão)

May 9, 2023
November 2022

near Vargem Limpa, Minas Gerais (Brazil)

Circuito pelo Ribeirão da Prata, visitando as cachoeiras do Café, Sol, Lua, Estrela, Maquiné, Goianás e Tonhão. Percurso realizado em um dia de forma autônoma.

COMO CHEGAR:
A trilha se inicia em uma área rural do município de Rio Acima, próximo ao Sítio Aranzé/Bar do Amaro. A trilha se inicia a 15km do centro de Rio Acima, acesso feito por estradas vicinais de terra. Até o Sítio Aranzé a estrada costuma ser transitável por qualquer tipo de veículo. Após o o sítio a estrada piora, sendo o acesso recomendado para veículos altos e motos.

O Google Maps conduz perfeitamente ao ponto inicial da travessia. Para mais detalhes utilize a ferramenta "Instruções de direção até o ponto de partida", disponível na versão web do Wikiloc.

ATENÇÃO: em caso de chuvas fortes na região a estrada fica praticamente intransitável para veículos sem tração 4x4. Verifique a previsão do tempo na região.

A TRILHA:
A caminhada se inicia pela estradinha que leva ao Morro do Careca, conhecida por "Balaio de Gato", com 2,6km saímos da estradinha e tomamos a trilha que leva à cachoeira do Café. Após a cachoeira do Café retornamos pela trilha até a última bifurcação e tomamos a trilha à esquerda, que leva até a cachoeira do Sol. Seguimos por essa trilha até um atalho discreto que desce em direção a cachoeira do Sol, interceptando o acesso principal mais abaixo.

Depois da cachoeira do Sol, subimos pela trilha principal, ignoramos a trilha que sobe ao Morro do Careca para tomar uma que volta em direção ao Ribeirão da Prata. Após a travessia do ribeirão embrenhamos em uma outra matinha, onde é possível acessar os poços das cachoeiras da Lua e da Estrela. Saímos da cachoeira da Estrela por uma trilha discreta na outra margem, que sobe em direção aos campos cerrados. Mais acima reencontramos a trilha principal e por ele seguimos até interceptar a estradinha da mineração.

Pela estradinha da mineração seguimos até o acesso à cachoeira Maquiné, neste trecho cruzamos alguns veículos da mineradora, então é preciso ter atenção com o trânsito de veículos pesados.

Da cachoeira do Maquiné retornamos até a entrada da trilha Três Pontes, que vai margeando o córrego Ponte Preta até o acesso à cachoeira dos Goianás. A trilha para a Goianás começa margeando o córrego Ponte Preta, cruza ele por uma vez e na segunda vez que o encontra é preciso adentrar em seu leito e avançar por ele até reencontrar a trilha mais adiante. O trecho pelo leito do córrego é escorregadio e demanda atenção.

A continuação da trilha leva até o leito do Ribeirão da Prata, logo acima da cachoeira Goianás. Para acessar o poço cachoeira é preciso atravessar o ribeirão para a outra margem e descer pelas rochas à esquerda. A descida é íngreme e possivelmente escorregadia, demandando MUITA atenção.

O retorno foi feito pelo mesmo caminho até a trilha das Três Pontes, por esta continuamos até a bifurcação com a trilha Retorno dos Ninjas, por onde descemos até reencontrar o Ribeirão da Prata. Após a travessia do ribeirão tomamos à esquerda na primeira bifiurcação, acessando o Poço do Tonhão que fica próximo.

Para finalizar o circuito tomamos a trilha Piscinão do Tonhão até interceptar a Balaio de Gato, onde o veículo estava estacionado.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de dificuldade moderada, embora a extensão possa ser considerada grande para um dia de caminhada, não apresenta muitos desafios técnicos. O trecho de maior dificuldade e risco é a descida ao poço da cachoeira Goianás e o trecho pelo leito do córrego Ponte Preta.

- Trajeto inserido na área do Parque Nacional Serra do Gandarela. Até o momento não há nenhuma restrição de acesso para quem deseja fazer a trilha a pé ou de bicicleta. Acesso livre e gratuito. NÃO DEIXE LIXO NO LOCAL. NÃO FAÇA FOGUEIRAS.

- Não há nenhuma tipo de infraestrutura ao longo da rota, leve recipiente de água e lanche para a atividade. A água pode ser coletada em algumas fontes durante a caminhada.

- Sinal de telefone em algumas áreas do circuito, principalmente da operadora VIVO.

- Boa parte da caminhada feita por áreas expostas ao tempo, proteja-se!

- Não é recomendado realizar este circuito no período chuvoso, risco de cabeça d'água. Em caso de cheia do Ribeirão da Prata sua travessia poderá ficar prejudicada ou impossível. Nesse caso, a forma mais segura de atravessá-lo é pela Ponte Velha da trilha Três Pontes, porém este trecho não foi gravado nesta rota. Em caso de chuva o acesso à Goianás também se torna mais perigoso, com risco de acidentes graves.