Serra do Gandarela: Cachoeiras de Acuruí

Photo ofSerra do Gandarela: Cachoeiras de Acuruí Photo ofSerra do Gandarela: Cachoeiras de Acuruí Photo ofSerra do Gandarela: Cachoeiras de Acuruí

November 1, 2022
October 2022

near São Vicente, Minas Gerais (Brazil)

Circuito pelas cachoeiras de Acuruí, passando por 6 poços.

COMO CHEGAR:
As cachoeiras estão a aproximadamente 25km do centro de Itabirito e a 82kmdo centro de Belo Horizonte. O acesso é pela rodovia BR-356 (Rodovia dos Inconfidentes) até o trevo de acesso à Acuruí. De lá segue para Acuruí por uma rodovia municipal e depois por estrada de terra até o início da trilha. São aproximadamente 5km por uma estrada de terra em boas condições.

Para mais detalhes utilize a ferramenta "Instruções de direção até o ponto de partida" disponível na versão web do Wikiloc.

A TRILHA:
A trilha tem início próximo à EcoPousada Mirante do Espinhaço, descendo por uma estradinha em condições precárias até um afluente do Córrego do Lobo. De moto ou veículo 4x4 é possível descer pela estradinha por cerca de 700 metros.

Após a passagem pelo afluente, a trilha continua pela antiga estradinha até uma bifurcação posterior. Na bifurcação seguimos pela direita, para acessar as cachoeiras Três Galeias, Borboletas e Três Quedas. A caminhada continua por uma estradinha precária, passa pelo Córrego do Lobo e chega ao início do trecho de trilha. A trilha desce ao leito do Córrego do Lobo, com vários pontos íngremes que demandam uma desescalada ou escalaminhada.

A cachoeira das Três Quedas é a última desta parte do complexo e a melhor para curtir, tem uma pequena prainha de cascalho e um poço ótimo para banho. O retorno é pela mesma trilha de acesso até voltarmos à estradinha. Novamente na estrada, seguimos pela direita nas duas bifurcações até interceptar o acesso à cachoeira do Carrapato.

No acesso tomamos a antiga estradinha que segue à esquerda, que logo se transforma em uma trilha. A trilha leva ao leito do córrego do Lobo, próximo ao córrego a trilha fica um pouco confusa no meio da mata, em virtude da queda de galhos e árvores, mas basta manter à direita que logo o trilho ficará visível novamente. A trilha discreta segue pela mata até chegar à cachoeira do Carrapato. Há outra queda mais acima, inclusive uma trilha sobe pela mata à esquerda da cachoeira, porém o acesso para essa cachoeira superior é difícil e pode demandar alguns equipamentos especiais como cordas.

No retorno seguimos pelo mesmo caminho e depois continuamos pela estradinha até interceptar uma trilha que sai à esquerda, um pequeno atalho para o complexo Abacaxi. Um caminho amplo segue até o poço da cachoeira do Cruzado, uma das mais bonitas do local. Outra trilha bem consolidada vai até a parte superior do Córrego da Serra, dando acesso à cachoeira do Abaxaci e Poço das Esmeraldas.

Depois de curtir as cachoeiras do local, retornamos direto ao ponto inicial da trilha, finalizando o circuito.

OBSERVAÇÕES:
- A trilha possui dificuldade entre baixa e moderada, demandando atenção na descida para as cachoeiras Borboletas e Três Quedas; no restante é uma caminhada tranquila, por uma estrada de terra em desuso;

- As cachoeiras não estão inseridas em nenhuma unidade de conservação, sendo o acesso realizado por propriedade(s) particular(es). Aparentemente, não há nenhuma restrição de acesso, mas é sempre bom lembrar: respeite os moradores locais, não deixe lixo no local, deixe as porteiras/tronqueiras da forma como as encontrou, não faça fogueira;

- Não há qualquer tipo de infraestrutura no local ou nos arredores. Leve água e lanche para a atividade;

- Sinal de telefone celular é precário no local, talvez funcione nas partes mais elevadas (subida para a cachoeira do Abacaxi e poço Esmeraldas);

- Nos períodos chuvosos e, principalmente, após chuvas na região, a turbidez da água aumenta e o poço da cachoeira pode apresentar uma coloração barrenta.6