Activity

Serra do Cipó: Circuito Altamira (Lagoa Dourada x Braúnas)

Download

Trail photos

Photo ofSerra do Cipó: Circuito Altamira (Lagoa Dourada x Braúnas) Photo ofSerra do Cipó: Circuito Altamira (Lagoa Dourada x Braúnas) Photo ofSerra do Cipó: Circuito Altamira (Lagoa Dourada x Braúnas)

Author

Trail stats

Distance
24.39 mi
Elevation gain
3,691 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
3,691 ft
Max elevation
4,834 ft
TrailRank 
87 4.5
Min elevation
3,638 ft
Trail type
Loop
Time
one day 9 hours 10 minutes
Coordinates
6379
Uploaded
September 23, 2019
Recorded
September 2019
  • Rating

  •   4.5 5 Reviews

near Altamira, Minas Gerais (Brazil)

Viewed 5448 times, downloaded 292 times

Trail photos

Photo ofSerra do Cipó: Circuito Altamira (Lagoa Dourada x Braúnas) Photo ofSerra do Cipó: Circuito Altamira (Lagoa Dourada x Braúnas) Photo ofSerra do Cipó: Circuito Altamira (Lagoa Dourada x Braúnas)

Itinerary description

Tracklog de um circuito realizado nos arredores e na extremidade sul do Parque Nacional da Serra do Cipó, feito em dois dias.

LOGÍSTICA:
Como se trata de um circuito, a logística é facilitada, já que o ponto inicial e final são comuns. Neste caso, nos deslocamos de carro até as proximidades do Altamira EcoResort, onde deixamos ele estacionado de um dia para o outro.

O ponto inicial está a aproximadamente 85km de Belo Horizonte, acesso pela rodovia BR-381 (saída para o Espírito Santo). Na altura do KM 416, tomar à esquerda no trevo para Nova União, seguindo por mais 4,6km até a cidade. Após Nova União começa o trecho por estrada de terra, que está em boas condições até Altamira. Depois de Altamira são mais 8km por uma estrada de terra em condições medianas e estreita, até as proximidades do Eco Resort. O trecho pela estrada de terra é bem sinalizado até Altamira, após, seguir pela estrada principal. Pode-se usar a referência Altamira Eco Resort nos apps de navegação.

Outra opção de acesso, evitando a BR-381, é por Taquaraçu de Minas. A distância total é praticamente a mesma, dependendo do ponto de saída em BH, no entanto, aumenta um pouco o trecho de estrada de terra. Neste caso é imprescindível utilizar apps de navegação, tendo em vista que as estradas não possuem sinalização.

Para maiores detalhes, utilizar a ferramenta "Direções ao ponto de partida", disponível no Wikiloc.

A TRILHA:
1º dia: Altamira x Lagoa Dourada x Ribeirão Bandeirinhas

Iniciamos a caminhada próximo ao portão de acesso ao Eco Resort Altamira. Aparentemente, o acesso ao local é livre, então adentramos pelo portão, que estava aberto e seguimos pela estradinha. Próximo a um chalé entramos em uma trilha, tomando à esquerda logo a frente, seguindo por uma trilha em aclive.

Por um caminho bem demarcado, no entanto um pouco sujo, seguimos em franco aclive no interior de uma mata. Passamos ao lado de uma cachoeira, aparentemente sem acesso, e enfrentamos a última subida antes dos campos. Aos poucos a mata fica para trás e passamos a caminhar num misto de cerrado e campos rupestres. Cruzamos o divisor de águas dos rios Preto e Jabuticatubas, agora a caminhada segue em ligeiro declive com o visual característico da Lagoa Dourada.

Após uma descida íngreme e repleta de cascalho solto, chegamos ao fundo do vale, onde logo atravessamos o rio Jabuticatubas. Seguimos por campos, cruzando alguns pequenos afluentes do rio principal. Com 10km de caminhada, chegamos à cachoeira da Lagoa Dourada, onde ficamos por um tempo.

Depois de aproveitar a cachoeira, saímos de lá pela trilha tradicional que leva à São José da Serra, no rumo norte. Seguimos por um aclive suave, avançando entre campos e cerrados. Na bifurcação São José x Serra do Cipó, seguimos pela direita e, alguns metros a frente, tomamos uma outra trilha discreta à direita, seguindo agora no rumo leste. A trilha segue, discreta, segue em aclive em direção ao paredão da serra da Lagoa Dourada. No patamar superior da serra seguimos agora no rumo sul-sudeste, por uma trilha discreta em meio aos campos rupestres totalmente queimados.

Ao final do platô enfrentamos mais uma subida, seguindo pela antiga trilha que cruza as serras da Lagoa Dourada e Confins. Ao adentrar no vale do córrego dos Confins, deixamos a trilha, que agora toma o rumo sul, para seguir em linha reta em direção ao córrego. Após a travessia do córrego, tomamos, na outra margem, uma trilha que seguia para o sul. Mais a frente, em uma bifurcação discreta, seguimos pelo caminho da esquerda, uma trilha que segue para leste.

Agora a caminhada segue em aclive, por uma trilha suja, atravessando a serra dos Confins. Após cruzar o ponto culminante, tem início uma forte descida rumo ao fundo do vale do ribeirão Bandeirinhas. A trilha, que avança entre afloramentos, está suja em grande parte, mas o trecho é de fácil navegação. Quando nos aproximamos do ribeirão Bandeirinhas, a trilha suja dá lugar a um caminho de enxurrada, então seguimos no rumo norte, em direção ao ribeirão.

Próximo ao ribeirão há diversos tufos de capim e alguns afloramentos, o que dificulta a armada de barraca. Atravessamos o Bandeirinhas pelas rochas do leito, na outra margem abrimos caminho por uma parede e ganhamos o trecho de campos logo acima. Em um local mais ou menos plano e com espaço para montar uma barraca fizemos nossa pernoite.

Neste dia andamos 23km.

2º dia: Ribeirão Bandeirinhas x Altamira

Iniciamos o dia seguindo por uma trilha discreta com direção sudeste. Próximo a uma matinha a trilha desaparece. Sem encontrar passagem pelo interior da matinha, resolvemos dar a volta nela, encontrando um trecho fácil de passar mais acima. Seguimos próximo ao sopé da serra no rumo sul-sudeste, de encontro ao córrego Mutuca.

Após chegar ao leito do córrego, subimos por ele até a cachoeira Braúnas. O caminho segue pelas rochas do leito e pelas margens, de forma que não foi preciso caminhar dentro do rio em nenhum momento, tampouco retirar as botas. Após 2,7km chegamos ao poço da cachoeira Braúnas, onde ficamos até a parte da tarde.

Na saída da cachoeira, tomamos a trilha tradicional que segue em direção à Altamira. Após uma forte subida repleta de cascalho solto, passamos a caminhar em terreno estável, pelos campos do Espinhaço. Cruzamos o ribeirão Bandeirinhas mais uma vez e enfrentamos um ligeiro aclive que termina no limite do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Saindo do Parque a caminhada segue em declive. Ao embrenhar numa matinha a trilha dá logo lugar a uma estradinha vicinal, por onde seguimos até o local de estacionamento do carro.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de dificuldade moderada, com subidas e descidas íngremes e escorregadias (cascalho); trechos de trilha suja ou sem trilha definida; travessias de rio e caminhadas pelo leito de córrego. Para iniciantes pode ser uma trilha de alta dificuldade;

- Parte da trilha é feita em área do Parque Nacional da Serra do Cipó, o que pode carecer de autorização específica; LEVE SEU LIXO DE VOLTA, NÃO FAÇA FOGUEIRAS e NÃO ABRA NOVAS ÁREAS DE ACAMPAMENTO.

- Travessia não recomendada em períodos chuvosos, em virtude da travessia de alguns corpos d'água e da caminhada ao longo do leito do córrego Mutuca. Cheias repentinas podem provocar acidentes ou isolamento;

- Travessia bem exposta ao tempo, protetor solar e chapéu são itens obrigatórios. Mesmo no período da estiagem é boa a oferta de água no caminho, atente-se aos pontos de abastecimento;

- Sinal de telefone em alguns trechos da rota, como no alto da serra da Lagoa Dourada (após a cachoeira) e nas proximidades do ribeirão Bandeirinhas (próximo ao ponto de acampamento).

- Rotas de escape: saída para São José da Serra quando tiver nas proximidades da cachoeira da Lagoa Dourada. Atente-se que são localidades pequenas e que carecem de muitos tipos de serviços.

View more external

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 3,709 ft
Photo ofDrenagem - passagem

Drenagem - passagem

PictographRiver Altitude 3,664 ft
Photo ofSubida pelo leito

Subida pelo leito

PictographWaypoint Altitude 3,730 ft

Acampamento 1 barraca

PictographWaypoint Altitude 3,743 ft
Photo ofCachoeira Braúna Photo ofCachoeira Braúna Photo ofCachoeira Braúna

Cachoeira Braúna

PictographWaypoint Altitude 3,700 ft

Contornar matinha

PictographPanorama Altitude 3,847 ft

Mirante

PictographRiver Altitude 4,152 ft
Photo ofRibeirão Bandeirinhas 2

Ribeirão Bandeirinhas 2

PictographWaypoint Altitude 4,186 ft

Água

PictographRiver Altitude 4,628 ft
Photo ofAfluente Bandeirinha 2

Afluente Bandeirinha 2

PictographRiver Altitude 4,747 ft
Photo ofAfluente Bandeirinha 3

Afluente Bandeirinha 3

PictographInformation point Altitude 4,802 ft
Photo ofRancho Brigada ICMBio

Rancho Brigada ICMBio

PictographWaypoint Altitude 4,264 ft

Estradinha

PictographWaypoint Altitude 3,768 ft

Bifurcação

PictographWaypoint Altitude 3,798 ft

Estacionamento

PictographWaypoint Altitude 3,781 ft

Esquerda - Cachoeira Alta

PictographIntersection Altitude 3,913 ft
Photo ofEsquerda

Esquerda

PictographWaypoint Altitude 3,965 ft

Esquerda - subir

PictographWaypoint Altitude 4,259 ft

Água

PictographWaypoint Altitude 4,485 ft

Direita

PictographRiver Altitude 4,486 ft
Photo ofRio Preto

Rio Preto

PictographCampsite Altitude 3,680 ft
Photo ofAcampamento improvisado

Acampamento improvisado

PictographRiver Altitude 4,491 ft
Photo ofRio Jabuticatubas

Rio Jabuticatubas

PictographRiver Altitude 3,983 ft
Photo ofTravessia - Rio Jabuticatubas Photo ofTravessia - Rio Jabuticatubas

Travessia - Rio Jabuticatubas

PictographRiver Altitude 3,951 ft
Photo ofAfluente Jabuticatubas

Afluente Jabuticatubas

PictographRiver Altitude 3,914 ft
Photo ofAfluente Jabuticatubas 2

Afluente Jabuticatubas 2

PictographRiver Altitude 3,915 ft
Photo ofCerca - Água pouca

Cerca - Água pouca

PictographWaypoint Altitude 3,960 ft

Afluente Jabuticatubas 3

PictographRiver Altitude 3,896 ft
Photo ofTravessia 2 - Rio Jabuticatubas

Travessia 2 - Rio Jabuticatubas

PictographWaterfall Altitude 3,848 ft
Photo ofCachoeira Lagoa Dourada Photo ofCachoeira Lagoa Dourada

Cachoeira Lagoa Dourada

PictographRiver Altitude 3,657 ft
Photo ofRibeirão Bandeirinha Photo ofRibeirão Bandeirinha Photo ofRibeirão Bandeirinha

Ribeirão Bandeirinha

PictographWaypoint Altitude 4,153 ft

Direita

PictographWaypoint Altitude 4,323 ft

Esquerda - Sair da trilha

PictographRiver Altitude 4,237 ft
Photo ofCórrego dos Confins - Trilha Photo ofCórrego dos Confins - Trilha

Córrego dos Confins - Trilha

PictographWaypoint Altitude 4,270 ft

Esquerda

PictographRiver Altitude 4,265 ft
Photo ofCórrego dos Confins 2

Córrego dos Confins 2

PictographWaypoint Altitude 4,515 ft

Capineira

PictographWaypoint Altitude 4,214 ft

Afluente Bandeirinhas

Comments  (17)

  • Photo of brunofonseca1316
    brunofonseca1316 Jan 13, 2020

    Fiz esse trekking saindo de São José da Serra, passando pela cachoeira e seguindo até o fim do vale lagoa dourada. Lá subimos a serra a esquerda que divide o vale lagoa dourada do vale dos confins, atravessando assim a parte alta da cachoeira seca. Daí seguimos até o ribeirão, onde pernoitamos em uma prainha, um pouco mais a frente do seu ponto de acampamento. Daí seguimos por um caminho diferente deste. Fomos pelo leito do ribeirão as vezes por dentro da água até a cachoeira Braúnas. Na volta, viemos pelos campos onde você circulou a matinha. Nessa mata, optamos por usar troncos caídos para improvisar uma ponte, tendo em vista que neste local havia uma grande vala para escoamento de água. Daí voltamos pelo mesmo trajeto de ida, totalizando 58 km de pernada. Fizemos este percurso em três dias, realizando o primeiro camping em uma prainha no ribeirão bandeirinhas e o segundo camping já na volta, no vale cachoeira dourada.

  • Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Apr 5, 2020

    brunofonseca1316, bem bacana o circuito que vocês fizeram. Essa região é proporciona diversas opções para um roteiro que, no frigir dos ovos, acaba sendo o mesmo. Bons ventos!

  • Photo of MagaTati
    MagaTati Oct 29, 2020

    Mano brunofonseca1316 vc largou a ponte pra gente usar, arrasou!!

  • Photo of VC Trilhas
    VC Trilhas Dec 22, 2020

    Minha esposa e eu pretendemos fazer esse circuito em breve, mas em 3 dias com uma noite próximo à Lagoa Dourada. Existe algum perigo em fazermos o circuito apenas em duas pessoas? Forte abraço!

  • Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Dec 22, 2020

    VC Trilhas, fiz esse circuito com mais uma pessoa, faria até sozinho. Os riscos são os comuns da atividade.

  • Photo of Fe Cavalcanti
    Fe Cavalcanti Jan 4, 2021

    VC Trilhas, fiz sozinho nos dias 30-31/12. Sem chuva. Cruzei apenas com dois casais que acamparam cedo no topo da Lagoa Dourada vindo de São José, e um rapaz que é brigadista, que estava acampando próximo a casa abandonada.

    Recomendo: 1. checar na estação metereológica do Parna se existe possibilidade de chuva nos dias que pretende ir, 2. usar calça por conta de alguns vara-matos, bota por conta de alguns charcos (se eu tivesse de tênis de corrida de trilha talvez tivesse tido mais trabalho), e 3. powerbank suficiente pra alimentar o GPS ou phone wikiloc durante TODO o percurso (sério risco de se perder sem GPS caso não tiver estudado o tracklog muito bem, muitos trechos críticos, bifurcações, trilhas não demarcadas ou sobre pedras).

    Olhar sempre onde pisa.

    A trilha depois da bifurcação São José até Braúnas é bem técnica, a volta da Braúnas pra Altamira é pesada mas não tão técnica assim.

    Aproveitem cada minuto, circuito incrível.

  • Photo of VC Trilhas
    VC Trilhas Jan 4, 2021

    Obrigado pelas dicas Hélio Jr e Fe Cavalcanti. Assim que fizermos essa travessia postaremos aqui nosso relato. Forte abraço!

  • Photo of Fe Cavalcanti
    Fe Cavalcanti Jan 7, 2021

    I have followed this trail  verified  View more

    Muito obrigado, Hélio! Circuito bem traçado e muito bem descrito!

  • Photo of Gregório Miranda
    Gregório Miranda Jan 20, 2021

    I have followed this trail  View more

    Fiz o circuito em janeiro com um grupo de 4 pessoas. Ótimo trajeto, passando por duas das principais cachoeiras da região. Deu vontade de passar um dia inteiro na Braúnas, tentarei fazer isso na próxima. Obrigado Hélio pela tracklog e relato completíssimos, como sempre. Fizemos em três dias, acampando na Lagoa Dourada no primeiro porque não conseguimos começar mais cedo (problemas na estrada). Começando cedo, é super factível acampar no córrego dos Confins. Para chegar no Ribeirão Bandeirinha já no primeiro dia como o Hélio fez é preciso um ritmo bastante mais apertado de caminhada. Em nosso grupo, a dificuldade foi média para quem já tinha experiência com trekking, mas difícil para quem ainda está começando.

    Obs.: fiquei preocupado em seguir o leito do rio para chegar na Braúnas pois um amigo já presenciou uma tromba d'água muito violenta na cachoeira. Sugiro cautela caso o céu esteja carregado no dia e definitivamente não recomendo acampar naquela clareira, apesar de convidativa. Com apenas um pouco mais de esforço já se chega na Braúnas, não tem porquê dormir ali. Na próxima vez pretendo experimentar chegar ali por um trajeto que conheço mais a sul, pegando um pedaço da trilha para Altamira e chegando na cachoeira por cima.

  • Photo of Hugo S. Carvalho
    Hugo S. Carvalho Jul 5, 2021

    Excelente descrição.

  • Photo of O forasteiro 360
    O forasteiro 360 Apr 5, 2022

    Muito bem explicado, vou fazê ela támbe

  • Drawde Saile May 11, 2023

    Olá, Hélio.

    Esse seu roteiro corta duas zonas intangíveis do Parque Nacional da Serra do Cipó.
    Há uma trilha que faz a mesma ligação, Lagoa Dourada-Braúnas, e que é regular, estando alinhada aos objetivos de conservação e ao Plano de Manejo do Parque. Por sinal, essa trilha é objeto de estudo e de melhoria dentro do Projeto Travessias, que é impulsionado por caminhantes voluntários. Que tal colaborar com ele?

    Entre em conato com o Parque e ajude a incentivar boas práticas (@).

    Abraços.

  • Photo of junioalvesbb
    junioalvesbb May 11, 2023

    Bom dia.

    Muito bem detalhado, contudo, ao perceber as zonas intangíveis, fiz contato com o Parque para verificar a autorização. O mesmo respondeu abaixo:

    Meu nome é XXXX e vou tentar ajudar em sua atividade.

    Esse roteiro que você enviou é uma rota irregular, por corta duas Zonas Intangíveis do Parque Nacional, onde a visitação não é permitida. Inclusive já escrevemos ao autor da publicação solicitando a gentileza de retirá-la.

    Mas o roteiro é possível, fazendo apenas uma correção em seu traçado. Para que você possa conhecer os traçados oficiais do Parque Nacional e suas respectivas zonas intangíveis estamos lhe enviando em anexo o arquivo Traçado Oficial!

    Também temos estimulando que os acampamentos sejam feitos em locais já estabelecidos para isso, como forma de minimizar os impactos da atividade. No traçado enviado você irá identificar nessa rota dois possíveis pontos, 1- o Camp. Selvagem LD ( 19°27'5.67"S; 43°34'51.70"O) e 2- O Acampamento Selvagem do Garça, local lindo por sinal, ( 19°28'54.59"S; 43°32'15.14"O).

    É um roteiro bem selvagem, com poucas trilhas marcadas e visíveis em campo entre o trecho do Camping Selvagem da Lagoa Dourada e a Cachoeira das Braúnas, requerendo experiência em navegação dos participantes.

    Sendo assim, estou comentando esse post para melhor esclarecimentos aos demais que ficaram interessados em realiza o circuito.

    Amplexos!

  • Photo of MathLopes
    MathLopes May 22, 2023

    I have followed this trail  View more

    Em grande parte do percurso não há trilha demarcada, pra quem não é familiarizado com mata fechada, vá preparado, há trechos bem perigosos. A paisagem é maravilhosa durante todo circuito e faz valer todo esforço (que por sinal é intenso devido às grandes subidas e descidas). Recomendo para quem já possui boa experiência em trilhas, acho obrigatório uso de GPS com o kml baixado, pois há locais em que o celular não é tão preciso quanto deveria, o app AlpineQuest também foi muito útil.

  • Photo of Leandro Braga Costa
    Leandro Braga Costa Jul 4, 2023

    Olá, Hélio, tudo bem? Olha, sigo seus roteiros e desde já, lhe dou os parabéns pela sua eficiência. Eu pretendo fazer até a cachoeira das fadas e voltar, e o que você me diz? Tem muita mata fechada?

  • Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Jul 5, 2023

    Leandro Braga Costa, há outro acesso mais curto saindo das proximidades do povoado de São José da Serra. Caso queira seguir este tracklog, o trajeto é bem consolidado, sem maiores dificuldades.

  • Photo of Leandro Braga Costa
    Leandro Braga Costa Jul 5, 2023

    Eu já fiz essa que está falando. Só queria saber se essa outra mata é muita fechada.

You can or this trail