Serra do Alvão : Rio Poio - Cascata Cai d'Alto

Photo ofSerra do Alvão : Rio Poio - Cascata Cai d'Alto Photo ofSerra do Alvão : Rio Poio - Cascata Cai d'Alto Photo ofSerra do Alvão : Rio Poio - Cascata Cai d'Alto

October 1, 2023
October 2023

near Cabriz, Vila Real (Portugal)

Cascata Cai d'Alto. Uma cascata com 60m de altura situada na nascente do Rio Póio, freguesia de Cerva, Ribeira de Pena, Vila Real.
O rio Poio nasce em Trás dos Montes, na Serra do Alvão, em Alvadia, vai correndo para norte através de umas escarpas monumentais e perto de Cabriz vira para poente desaguando no Rio Louredo, afluente do Rio Tâmega.
Conseguimos separar o Rio Póio em três distintos trechos. Um que engloba a sua fase indomável, que vai desde a sua nascente, em Alvadia, até à Cascata Cai d’Alto. Outro que segue da Cascata Cai d’Alto até às redondezas de Cabriz. E outro que parte de Cabriz até à confluência com o Louredo, onde termina.
O trecho que fizemos neste dia 1 de Outubro com 34 graus partiu de Cabriz até à cascata Cai d'Alto. Não há um trilho para seguir, por isso é preciso procurar um caminho possível de percorrer. De pedra em pedra fomos sempre subindo o rio, e as lagoas e cascatas apareceram a cada 100 metros, cada uma mais bonita e paradisíaca que a anterior.
O ponto onde começamos é junto à aldeia de Cabriz, vindo de Alvadia, virando à direita antes da ponte. Depois da mini-hídrica, subimos, ainda de carro, até chegar a um largo ladeado por casas. Aí estacionar e começar, descendo a encosta, até ao rio Poio.
O caminho até à cascata faz-se pelo leito do rio, maioritariamente. Importa que o leito do rio esteja baixo para se poder ir de rocha em rocha e que as pedras não estejam escorregadias como num dia de chuva, isto porque as pedras estão polidas pela água que corre desde sempre por elas. É necessário subir encosta nas quedas de água mais abruptas.
A dada altura atravessa-se o rio para uma margem e sobe-se bastante até chegar a um primeiro miradouro onde já se vê a cascata. É uma visão impactante, é deveras alta. Vai-se por um carreiro estreito e alto sempre com a visão da cascata. Nesta parte é preciso cuidados extras porque o carreiro é alto. A água cai de uma altura de 60 metros até repousar numa tranquila e escura lagoa. Nós fomos em Outubro e apesar da temperatura veranil, o certo é que o sol anda mais baixo mesmo na hora de almoço, por esta altura do ano. Isto para dizer que a lagoa esteve quase sempre na sombra porque é ombreada por umas escarpas de rochas altas em que só momentaneamente é que deixa entrar o sol, quando passa entre as duas escarpas estreitas que ladeiam a cascata. E daí também ter sido a lagoa onde a água era mais fria. Imagino que no pico do Verão o sol chegue a esta lagoa.
Depois do almoço leve e do brinde com moscatel e bolo de chocolate, lá retornamos com vontade de nos banharmos durante mais tempo nas lagoas mais bonitas. esta vida durou a tarde toda. No fim estávamos mais cansados dos mergulhos do que propriamente da caminhada em si. Foi neste rio que pela primeira vez saltei de um penhasco de 6 metros para uma lagoa, o salto demorou um segundo que pareceu uma hora.
É conveniente levar GPS ou alguém que conheça para fazer este trajecto até á cascata Cai d'Alto. Na volta, o que vimos foi muita gente a usufruir do rio Poio nas primeiras lagoas e piscininhas, que também eram boas.
Parte do percurso, marcado pelas pedras, é através do leito do rio e especialmente desaconselhado no inverno, quando o caudal está elevado e o caminho escorregadio.
Coloquei moderado porque, embora seja um trilho muito curto em distância, o caminho exige alguma destreza para saltar pedras. Mas também não o acho difícil, vários amigos levaram os filhos.
Foi um dia delicioso, pudemos esticar o Verão até não poder mais. Já pode vir o Outono.