Photo ofSerra do Alvão em 2 dias: Barragem Cimeira, Barreiro, Varzegueto, Fisgas do Ermelo, Ermelo, Fervença e Arnal Photo ofSerra do Alvão em 2 dias: Barragem Cimeira, Barreiro, Varzegueto, Fisgas do Ermelo, Ermelo, Fervença e Arnal Photo ofSerra do Alvão em 2 dias: Barragem Cimeira, Barreiro, Varzegueto, Fisgas do Ermelo, Ermelo, Fervença e Arnal

one day 9 hours 2 minutes
November 19, 2023
November 2023

near Arnal, Vila Real (Portugal)

Serra do Alvão - Circular em 2 dias: Barragem Cimeira, Barreiro, Varzegueto, Fisgas do Ermelo, Piocas de Baixo, Ermelo, Fervença e Arnal

ATENÇÃO
NOTA MUITO IMPORTANTE:
Nota: A última parte do trilho isto é, entre a aldeia do Arnal e a barragem DEVERÁ SER EVITADA pois passa em PROPRIEDADES PRIVADAS que se encontram delimitadas com cercas e portões.
Desta forma aconselhamos que utilize o trilho por nós publicado no dia 3/2/24, entre o km 0 e 3,7:
No entanto este segmento tem um troço em corta-mato, pelo que deve ser evitado ao entardecer.

É um percurso não marcado, que utiliza na sua maioria, caminhos florestais, mas também caminhos rurais e trilhos de pé posto, usando ainda alguns troços do PR3 MDB (Fisgas do Ermelo com 12,3Km), PR7 MDB (Ermelo - Sra. da Graça com 13 Km) e PR9 VRL MDB (Lamas de Olo, Barreiro, Barragem com 13 Km)

Trata-se de um percurso de muito alto interesse paisagístico, mas também de âmbito rural e elevado interesse cultural em que visitamos 5 aldeias da região e podemos constatar os costumes e formas de viver das populações locais. A principal atração são as Fisgas do Ermelo e a sua paisagem envolvente caracterizada por enormes cascatas e altas falésias.
Outros locais de belas paisagens são as barragens Cimeira e Fundeira, as Piocas de Cima e Piocas de Baixo, os Bosques ripicolas do rio Olo; Nos primeiros Kms temos excelentes panorâmicas sobre a Senhora da Graça e todas as serranias a Oeste e sul; já no percurso de regresso entramos numa bela e extensa floresta de abetos, cedros e pinheiros. Antes da descida para a aldeia do Arnal contemplamos o alto do Vaqueiro, a Serra do Marão, o extenso vale do rio Corgo, incluindo a cidade de Vila Real e as suas imponentes pontes rodoviárias e avistamos todo o maciço montanhoso a leste.
Durante o nosso trilho, podemos constatar a harmoniosa mistura de paisagens de montanha com as paisagens rurais, caracterizadas por socalcos e lameiros.

O percurso vai alternando zonas de bosques, florestas com muita sombra, mas também clareiras com bastante exposição solar. Todas as aldeias, com exceção do Arnal e Barreiro possuem cafés/adegas regionais e algumas das aldeias possuem fontes. Passamos ainda por inúmeras linhas de água que nos poderão abastecer de água.
O uso de GPS torna-se fundamental pois o trilho não é marcado e tem vários troços fora de trilho.
O percurso, feito em dois dias, pode ser classificado, do ponto de vista físico, como moderado. Do ponto de vista técnico, na sua maioria é de fácil progressão; no entanto tem várias passagens exigentes, outras fora de trilho e corta-mato, pelo que consideramos moderado a difícil.
Na globalidade, tendo em conta as exigências de preparação, de logística e de peso na mochila inerentes a um percurso em 2 dias, colocamos a pontuação de difícil.

Pontos de Interesse:
Barragem Cimeira
Barragem Fundeira
Panorâmicas sobre o monte Senhora da Graça e maciços montanhosos
Aldeia do Barreiro
Aldeia de Varzegueto
Piocas de cima
Fisgas do Ermelo e paisagem envolvente
Piocas de Baixo
Rio Olo e bosque ripicola
Aldeia do Ermelo
Aldeia de Fervença
Floresta de abetos e cedros
Paisagens a sudeste e nordeste
Aldeia do Arnal.

Para uma descrição pormenorizada, visite a nossa publicação do dia 1 e 2, respetivamente:

e

O percurso aqui partilhado é meramente indicativo, podendo conter erros de traçado, passar em propriedades privadas, ter passagens perigosas ou tornar-se impraticável por razões várias, pelos quais declino toda e qualquer responsabilidade. É também da responsabilidade de quem o realiza tomar todas as medidas necessárias à realização do percurso/atividade em segurança.

Boas caminhadas

PictographTree Altitude 2,684 ft

Pormenor do caminho

Pico - Ponto Alto

Descida para a aldeia do Anal