Serra de Sintra. Trilho circular de grande rota pela serra de Sintra

Photo ofSerra de Sintra. Trilho circular de grande rota pela serra de Sintra Photo ofSerra de Sintra. Trilho circular de grande rota pela serra de Sintra Photo ofSerra de Sintra. Trilho circular de grande rota pela serra de Sintra

January 26, 2024
January 2024

near Galamares, Lisboa (Portugal)

Iniciando no parque de Monserrate, esta caminhada desenrolou-se pela norte e sul da serra, tendo-se revelado um percurso extenso pela serra de Sintra. Começamos por seguir a estrada até perto do palácio dos Seteais, tendo virado depois à direita no clássico percurso pr4 que aproveitamos o traçado até ao cruzamento do palácio da pena. Neste percurso até lá a cima, passamos por uma vegetação bastante bonita e característica desta zona perto da vila. O nosso objetivo a partir daqui seria descobrir uma montanha que apesar de já ser conhecida, a memória já falhava no que toca à sua localização. Acompanhamos então a estrada por mais uns km's até nos depararmos com a tal montanha, que tem o nome de pedra branca. O alto é imponente e os grandes blocos de granito que o formam são de tamanhos colossais e as vistas fazem jus ao local. Avistamos as praias de Cascais, o palácio da pena e castelo dos mouros com facilidade, Oeiras, margem sul, cabo Espichel e a serra da Arrábida lá ao fundo. Depois de algum tempo passado no cume, iniciamos a descida em direção à barragem do rio da mula pelos densos bosques de mimosas que povoam as encostas sobranceiras à barragem. Inicialmente a ideia era passar por uma cascata, mas acabou por nos passar ao lado o desvio para ela e deixamos para outra altura, tendo seguido por um dos muitos trilhos de BTT até lá a baixo. Acompanhados por mimosas e alguns pinheiros bravos, passamos ao lado de um ribeiro e iniciamos a descida já em estradão (bastante degradado) até às margens da barragem. Chegados à barragem foi tempo de encontrar pouso para almoçar e descansar. Fomos então até à margem direita e ficamos no meio do pinhal que contrasta com a flora da margem oposta. Fizemos um curto descanso aqui e depois começamos a subida para a Pedra Amarela por meio do pinhal. Passamos o campo base e seguimos até a um tanque de água que desconhecemos o uso ou origem. Lá havia também uma construção que dava a ideia de ser usada para cozinhar lá dentro. A partir daqui o percurso toma contornos ainda mais belos, que em janeiro estava coberto de relva e flores formando pequenos prados convidativos a relaxar. Por lapso em vez de irmos ter diretamente à pedra amarela fomos dar primeiro à estrada de alcatrão que sobe da Malveira da Serra, mas não foi perda de tempo, já que descobrimos outros locais bastante bonitos onde paramos um pouco e apreciamos as vistas. A subida final para a pedra amarela exige algum esforço devido à inclinação que nos leva até aos 408 mts. Na pedra amarela admiramos a distância que já tínhamos percorrido, desde Monserrate até perto do chalet Condessa D'edla, à barragem do rio da mula, era uma imensidão de trajeto já percorrido, e ainda tínhamos bastante para andar! As vistas de lá são magníficas, tendo menos visibilidade para o lado de Lisboa e mais para a zona de cascais e praias desde o cabo raso, além de já vermos a parte oeste da serra de Sintra, com destaque para a Peninha. Após mais esta curta paragem, apontamos a bússola ao monge (490 mts) e lá fomos por um bonito trilho que se inicia no cruzamento que nos leva ora à peninha, ou ao convento dos capuchos. O seu traçado é visível mas não tem marcações e para quem não conhece pode ser necessário o GPS. Chegando ao estradão do monge, optamos por não subir até ao pé do marco geodésico, e iniciamos logo a descida para o convento dos capuchos, já que se fazia tarde e o dia estava quase a terminar. À chegada ao convento, já não havia luz solar. Lanchamos ao lusco fusco e já de noite iniciamos a descida para Monserrate, numa experiência à noite na serra de Sintra. Diga-se de passagem que para quem faz isto pela primeira vez sente-se um bocado mais sensível a qualquer movimento ou som. É incrível o impacto que a noite tem em nós, e na imaginação de formas e coisas à nossa volta. O silêncio impera e um pequeno som ou movimento por mais pequeno que seja, desperta em nós uma atenção única e magnífica de se sentir. Sempre em animada conversa chegamos então à estrada de alcatrão em total escuridão já e ficamos por uns instantes a observar e ouvir a cascata ao lado da estrada pouco antes de chegar a Monserrate. Um dos melhores momentos do dia... Foi maravilhoso ter visto tanta água em sintra! Chegamos então ao carro depois de um grande dia e de +/- 24 km de distância real percorrida! Boas caminhadas!

Intersecção

Pedra branca

Visão da Pedra Branca

Intersecção

Ribeiro da mula

PictographLake Altitude 444 ft

Barragem do rio da mula

PictographLake Altitude 725 ft
Photo ofReservatório de água da pedra amarela Photo ofReservatório de água da pedra amarela Photo ofReservatório de água da pedra amarela

Reservatório de água da pedra amarela