Serra de Sintra (Capuchos, Azoia, Peninha) 2010-10-16

Photo ofSerra de Sintra (Capuchos, Azoia, Peninha) 2010-10-16 Photo ofSerra de Sintra (Capuchos, Azoia, Peninha) 2010-10-16 Photo ofSerra de Sintra (Capuchos, Azoia, Peninha) 2010-10-16

October 17, 2010
October 2010

near Penha Longa, Lisboa (Portugal)

Este percurso tem início na Barragem do Rio da Mula em direcção ao Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra, mais conhecido como Convento dos Capuchos, construído no século XVI. Este convento representa o espírito franciscano em harmonia com a natureza e o ideal de fraternidade e irmandade universal inerente aos valores dos frades que o habitaram. A sua história encontra-se envolta em mistério, que remonta pelo menos ao momento em que D. João de Castro decidiu a sua construção. Diz a lenda que o nobre se terá perdido na Serra durante uma perseguição a um veado, e que debaixo de um penedo adormeceu cansado. Em sonhos ter-lhe-á sido comunicada a necessidade de ali se erigir um templo cristão.

Após a passagem pelo Convento demos inicio ao trajecto que atravessa a mata do convento, com os seus velhos carvalhos e arbustos de grande porte. Esta mata beneficiou seguramente da protecção dos religiosos. Tendo sobrevivido até aos nossos dias, a mata constitui provavelmente o testemunho mais importante da floresta primitiva da serra de Sintra. Esta mata é constituída por uma formação arbórea submediterrânica dominada por carvalhos caducifólios, com elementos do maquis mediterrânico no subcoberto e grande profusão de fetos, musgos e plantas epífitas e trepadeiras que tudo envolvem e recobrem num denso emaranhado vegetal. Pela sua raridade, estado de conservação e porte notável de muitos exemplares, constitui esta mata um importante valor natural que importa salvaguardar.

Seguimos em direcção à localidade da Ázoia, onde avistaremos ao longe o farol do Cabo da Roca, onde o continente termina e começa o interminável oceano azul.

Nesse ponto demos inicio à subida à Capela de Nossa Senhora da Penha ou como é mais conhecida, Santuário da Peninha, é um edifício situado numa elevação da serra e foi edificada no fim do século XVII, por Frei Pedro da Conceição. Possui um interior em estilo barroco, com azulejos do século XVIII retratando cenas da vida da Virgem Maria. A vista a partir do Santuário abarca uma grande parte da costa, desde as Berlengas, a Norte (quando a visibilidade o permite), até ao Cabo Espichel, a Sul

Por fim e antes de retornarmos ao ponto de partida na Barragem do Rio da Mula, ainda subimos à Pedra Amarela, local que possui um dos marcos geodésicos da Serra bem como uma das cabines elevadas de vigilância. A vista a partir deste local é igualmente magnífica. A partir da Pedra Amarela o caminho foi feito sempre em descida até ao local onde dêmos inicio à caminhada.