Photo ofSerra de Santa Justa - Ribeira de Silveirinhos + Porto à Vista - PR 6 VLG/GDM e PR 4 VLG Photo ofSerra de Santa Justa - Ribeira de Silveirinhos + Porto à Vista - PR 6 VLG/GDM e PR 4 VLG Photo ofSerra de Santa Justa - Ribeira de Silveirinhos + Porto à Vista - PR 6 VLG/GDM e PR 4 VLG

February 26, 2022
February 2022

near Valongo, Porto (Portugal)

Serra de Santa Justa - Ribeira de Silveirinhos + Porto à Vista -
PR 6 VLG/GDM e PR 4 VLG

Trilho Circular na Serra de Santa Justa usando a quase totalidade do trilho de Silveirinhos (PR 6 VLG/GDM) e do Trilho Porto a VIsta (PR4 VLG)

Início e fim do Trilho: Capela de Santa Justa na Serra do mesmo nome em Valongo

Ao juntar dois trilhos lineares obtivemos um Trilho Circular muito interessante com zonas muito distintas entre si.
A primeira parte do percurso (correspondendo ao Trilho de Silveirinhos) desenvolve-se numa mata densamente arborizada de mimosas e eucaliptos, permitindo excelentes zonas de sombras em grande parte do percurso.
A segunda parte do percurso (correspondendo ao Trilho Porto à vista), pelo contrário, desenvolve-se quase sempre na cumeada da Serra permitindo excelentes paisagens, na grande maioria em zona desnuda de arvoredo.
Como pontos de interesse temos a Capela de Santa Justa, a mata atrás referida, o Posto de Vigia da Serra de Santa Justa, local que permite as melhores panoramas sobre o Vale do Rio Ferreira, Serra de Pias, Serra do Castiçal e outros locais a Sul e Leste. Mais adiante um Miradouro com excelentes panorâmicas para a cidade do Porto e arredores.
O trilho está bem marcado, com exceção do percurso de ligação dos 2 PRs e desenvolve-se principalmente por caminhos florestais, embora grande parte do trilho da Ribeira de Silveirinhos percorra caminhos de pé posto.

O Trilho tem início na capela de Santa Justa, desce umas escadas até à Capela de São Sabino, prossegue por um caminho de pé posto, direção Norte até atingir a Estrada Valongo-Gondomar. Sem atravessar a estrada, rodamos quase 180º, dirigimo-nos em direção sul para o centro do Vale, onde mais tarde encontraremos a linha de água que corresponde à nascente da Ribeira de Silveirinhos. Alguns troços exigem algum cuidado pois o solo está cheio de ramos e pequenos troncos que poderão originar quedas, principalmente em tempo húmido. O trilho apresenta uma descida constante, pouco inclinada até ao km 4,8, onde nos afastamos do Ribeiro, viramos à esquerda e iniciamos uma subida, também pouco acentuada. 500 metros depois, num entroncamento, o PR segue em frente e nós viramos novamente à esquerda. Iniciamos uma subida de declive moderado.
1200 metros adiante, entramos no PR4, o qual iremos seguir até final. O trilho desenvolve-se sempre na cumeada da Serra de Santa Justa, proporcionando as excelentes paisagens atrás referidas. Ao contrário da primeira que apresenta muita sombra, este troço está muito exposto ao sol.
Foi sempre a subir até chegar ao Posto de Vigia da Serra de Santa Justa (que inclui também um Centro de Radiocomunicações), a cerca de 370 metros de altitude. Mais umas centenas de metros e chegamos ao ponto de partida.

Boas caminhadas

Capela de Santa Justa

Cruzamento EN com rua Santo Sabino

Viramos num trilho ligeiramente à direita

Ribeira

Panoramas

Serra de Pias e São Pedro da Cova

Interseção com PR

Panoramas do vale do rio Ferreira e da serra de Pias

Photo ofPosto de Vigia e Estação de radiocomunicações Photo ofPosto de Vigia e Estação de radiocomunicações Photo ofPosto de Vigia e Estação de radiocomunicações

Posto de Vigia e Estação de radiocomunicações

• Photo of Fia1
    Fia1 Mar 4, 2022

Excelente trilho !

• Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 4, 2022

Verdade. Trilho com vários tipos de enquadramentos.
    Excelentes paisagens com a vantagem de se situar bem perto do Porto

• Photo of manuela gil
    manuela gil May 22, 2022

Juntar 2 trilhos lineares e num circular com belas paisagens

• Photo of STrilhos
    STrilhos May 22, 2022

Verdade são 2 pequenos trilhos lineares que se complementam com belas paisagens. O Parque das Serras do Porto está cheio de belos trilhos.