Serra de S. Luís

June 3, 2020
June 2020

near Aldeia, Distrito de Setúbal (Portugal)

Caminhada circular com saída da estrada dos Barris, cruzamento que deixa o alcatrão e segue para as Necessidades. Trilho dos sobreiros. Escudeira. Moinho da Páscoa. Descida até à primeira pedreira virada para Setúbal. Segue-se o trilho até igreja de S.Luís, segue-se sempre à volta da serra por trilho e estradão. A meio do estradão encontra-se um trilho à nossa direita que vai subindo, subindo, subindo, sempre virado par a nacional 10 e serra da Arrábida até encontrarmos um primeiro cruzamento, seguimos sempre à direita e vamos encontrar outro cruzamento que nos irá levar a uma moldura incrível de beleza do estuário do rio Sado com a península de Tróia. Antes de chegarmos à torre de vigia encontramos uma mesa em madeira para podermos saborear o lanche e desfrutar da paisagem. Descendo da torre de vigia por estradão, no final deste existe dois portões de ferro, segue- se até às segundas pedreiras e vai-se sempre contornando a serra pelo lado esquerdo até chegarmos ao estradão onde está a vivenda Casa da Pedreira. Voltamos à direita a encontar trilhos com várias subidas e descidas, passamos uma espécie de vala, apanhamos trilho que nos vai levar a passar junto à quinta do Telhal, encontramos a estrada de alcatrão que vem do Moinho da Páscoa, viramos à esquerda e seguimos até ao local de início da caminhada!