Serra de Montejunto - dentro do nevoeiro

Photo ofSerra de Montejunto - dentro do nevoeiro Photo ofSerra de Montejunto - dentro do nevoeiro Photo ofSerra de Montejunto - dentro do nevoeiro

April 14, 2019
April 2019

near Arieiro, Lisboa (Portugal)

Iniciamos o nosso passeio no Trilho Quinta da serra.
Quando voltamos do marco com geodésico desviamos já na descida, á direita, até um moinho recuperado, contornando o o, descendo até a cruz da salvé rainha, aí fizemos parte do trilho do carteiro dos Ss. Não descemos o vale da ramada ou Cascalheira, para encurtar o caminho, mas como estava muito nevoeiro, acabamos por nos perder, e dar algumas voltas a mais.
E finalmente chegamos às antenas e a o ponto mais alto da serra a capela de São João Baptista, ao convento dominicano e á capela Nossa Senhora das neves.
Daqui continuamos a descer pela estrada dos frades, ou romana, novamente no trilho do carreiro dos Ss, até chegar de novo a estrada e á lagoa de Montejunto cuja lenda diz que nunca seca, não tem fundo porque a serra é oca e que o mar entra por ela dentro, por isso dizem que os cães que lá entrarem desaparecem; o que certo é que as nossas canitas foram a banhos na lagoa e não desapareceram, nós todas é que íamos desaparecendo no meio de tanto e tão denso nevoeiro!

PictographTree Altitude 1,956 ft

Março geodésico penha do meio dia

Carrreiro

PictographReligious site Altitude 2,327 ft

• Photo of Patricia Rosado
    Patricia Rosado Dec 31, 2021

Boa iniciação ao Montejunto :) Recomendo!

• Photo of Márcia Mmab
    Márcia Mmab Oct 7, 2023

Acabámos de fazer! Não apanhámos nevoeiro, mas trouxe um arranhões nas pernas 🙂 Vou colocar umas fotos no Instagram;